Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

“Aprender é estar quietinho e fazer coisas a sério” – perspectivas de crianças em idade pré-escolar sobre a aprendizagem

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2649Pacheco.pdf108.28 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Adoptando uma abordagem interpretativa orientada para a descoberta e um dispositivo técnico qualitativo – análises descritivo-interpretativas de entrevistas individuais e de observações das dinâmicas educativas – este estudo explora o modo como 28 crianças, de cinco e seis anos, de dois Jardins de Infância (JI) da ilha Terceira (Açores, Portugal), perspectivam a aprendizagem. Os modos qualitativamente distintos dos alunos conceberem a aprendizagem constitui uma problemática a que tem sido dado algum relevo noutros níveis de ensino, mas que não colhe ao nível pré-escolar idêntica atenção. Uma análise fenomenográfica permitiu identificar quatro modos distintos de conceber a aprendizagem, como: “fazer coisas”, “o que nos é ensinado”, “saber mais coisas” e “útil para o futuro”. A partir dos argumentos com que as crianças diferenciam o que se aprende do que não se aprende resultaram, através de uma análise temática, seis critérios de demarcação com ocorrência diferenciada: “trabalhar versus brincar”, “actividade versus passividade”, “actividade dirigida pelo adulto”, “obrigatoriedade das actividades”, “informalidade dos espaços onde não há aprendizagem” e “adequação versus desadequação comportamental a um modelo de um aprendiz tradicional”.

Description

Keywords

Crianças em idade Pré-Escolar modos de conceber a aprendizagem critérios de demarcação Infância Educação Pré-Escolar

Citation

Arroz, A. M., Figueiredo, M. P., & Sousa, D. (2009). “Aprender é estar quietinho e fazer coisas a sério” – perspectivas de crianças em idade pré-escolar sobre a aprendizagem. Revista Ibero-Americana de Educação, 48 (4).

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue