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Inclusão e articulação educativa entre professores e pais de crianças com perturbações do autismo

dc.contributor.authorFelizardo, Sara
dc.contributor.authorSilva, Ana Isabel
dc.contributor.authorCardoso, Ana Paula
dc.date.accessioned2020-06-22T09:07:26Z
dc.date.available2020-06-22T09:07:26Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractAs Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) são disfunções graves e precoces do desenvolvimento que persistem ao longo da vida. O Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 5th Edition – DMS5 (APA, 2013) situa as PEA como perturbações do neurodesenvolvimento, que contemplam um conjunto de limitações em várias dimensões do desenvolvimento, a nível cognitivo, comportamental e social, sendo que exigem práticas diferenciadas por parte de pais e professores. Neste contexto, as questões relativas à aprendizagem, desenvolvimento e sucesso escolar da criança constituem motivos nucleares para o estabelecimento de parcerias e colaboração entre família e escola. O presente estudo incide sobre a temática da articulação educativa entre professores e pais de crianças com PEA. Tem como objetivo conhecer as perceções dos professores e pais de crianças com autismo sobre aspetos desenvolvimentais e práticas educativas, perspetivando a articulação entre estes agentes educativos. Relativamente à metodologia, realizou-se uma investigação de caráter qualitativo, exploratória e descritiva. Para a recolha de dados, realizaram-se entrevistas semiestruturadas a 4 pais e a 6 professores/educadores. Para o efeito foram elaborados dois guiões de entrevista, um para professores e outro para os pais; as questões foram organizadas de forma semelhante e contemplavam temáticas sobre aspetos desenvolvimentais da criança, dados sobre as necessidades e recursos das famílias e práticas educativas (dados sociodemográficos; conhecimento sobre as necessidades e apoios dos pais; dados educativos/ áreas e estratégias de intervenção; formas de articulação com os pais nas dimensões: comunicação e interação social, comportamento, motricidade, autonomia e atividades da vida diária, aprendizagens escolares, competências cognitivas; obstáculos à articulação educativa). Para o tratamento dos dados procedeu-se à análise de conteúdo dos discursos, seguindo procedimentos analíticos de codificação. Os resultados revelam que há necessidade de otimizar a rede informal dos pais e melhorar a formação parental, particularmente no que diz respeito à utilização de estratégias adequadas à modificação do comportamento (programas e técnicas de reforço) e nos sistemas alternativos de comunicação. Constatou-se também que a área de maior articulação é a do comportamento e a de menor articulação é a da comunicação, sendo que esta última a área de maior preocupação, bem como a das aprendizagens escolares. No que diz respeito às estratégias usadas, estas recaem sobre a mediação dos companheiros, análise de tarefas, modelagem, reforço/ punição, imagem e expressão plástica (pintura e desenho).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFelizardo, S., Silva, A. I., & Cardoso, A. P. (2015). Inclusão e articulação educativa entre professores e pais de crianças com perturbações do autismo. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. Vol. Extr. (11), A11-094-097. Retrieved from http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.11.622pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17979/reipe.2015.0.11.622pt_PT
dc.identifier.othereISSN: 2386-7418
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6302
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationFundação para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (FCT), CI&DETS/IPVpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectAutismopt_PT
dc.subjectArticulação educativapt_PT
dc.subjectEstratégias educativaspt_PT
dc.titleInclusão e articulação educativa entre professores e pais de crianças com perturbações do autismopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoruñapt_PT
oaire.citation.endPage97pt_PT
oaire.citation.issue11pt_PT
oaire.citation.startPage94pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educaciónpt_PT
oaire.citation.volumeVol. Extr.pt_PT
person.familyNameFelizardo
person.familyNameSilva
person.familyNamePaula Pereira de Oliveira Cardoso
person.givenNameSara
person.givenNameAna Isabel
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-id7C1C-342A-2434
person.identifier.ciencia-id7619-AD86-DEE0
person.identifier.ciencia-id4019-E6D8-1885
person.identifier.orcid0000-0002-4763-687X
person.identifier.orcid0000-0002-5751-3902
person.identifier.orcid0000-0001-5062-4098
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
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