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Inclusão e articulação educativa entre professores e pais de crianças com perturbações do autismo
dc.contributor.author | Felizardo, Sara | |
dc.contributor.author | Silva, Ana Isabel | |
dc.contributor.author | Cardoso, Ana Paula | |
dc.date.accessioned | 2020-06-22T09:07:26Z | |
dc.date.available | 2020-06-22T09:07:26Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | As Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) são disfunções graves e precoces do desenvolvimento que persistem ao longo da vida. O Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 5th Edition – DMS5 (APA, 2013) situa as PEA como perturbações do neurodesenvolvimento, que contemplam um conjunto de limitações em várias dimensões do desenvolvimento, a nível cognitivo, comportamental e social, sendo que exigem práticas diferenciadas por parte de pais e professores. Neste contexto, as questões relativas à aprendizagem, desenvolvimento e sucesso escolar da criança constituem motivos nucleares para o estabelecimento de parcerias e colaboração entre família e escola. O presente estudo incide sobre a temática da articulação educativa entre professores e pais de crianças com PEA. Tem como objetivo conhecer as perceções dos professores e pais de crianças com autismo sobre aspetos desenvolvimentais e práticas educativas, perspetivando a articulação entre estes agentes educativos. Relativamente à metodologia, realizou-se uma investigação de caráter qualitativo, exploratória e descritiva. Para a recolha de dados, realizaram-se entrevistas semiestruturadas a 4 pais e a 6 professores/educadores. Para o efeito foram elaborados dois guiões de entrevista, um para professores e outro para os pais; as questões foram organizadas de forma semelhante e contemplavam temáticas sobre aspetos desenvolvimentais da criança, dados sobre as necessidades e recursos das famílias e práticas educativas (dados sociodemográficos; conhecimento sobre as necessidades e apoios dos pais; dados educativos/ áreas e estratégias de intervenção; formas de articulação com os pais nas dimensões: comunicação e interação social, comportamento, motricidade, autonomia e atividades da vida diária, aprendizagens escolares, competências cognitivas; obstáculos à articulação educativa). Para o tratamento dos dados procedeu-se à análise de conteúdo dos discursos, seguindo procedimentos analíticos de codificação. Os resultados revelam que há necessidade de otimizar a rede informal dos pais e melhorar a formação parental, particularmente no que diz respeito à utilização de estratégias adequadas à modificação do comportamento (programas e técnicas de reforço) e nos sistemas alternativos de comunicação. Constatou-se também que a área de maior articulação é a do comportamento e a de menor articulação é a da comunicação, sendo que esta última a área de maior preocupação, bem como a das aprendizagens escolares. No que diz respeito às estratégias usadas, estas recaem sobre a mediação dos companheiros, análise de tarefas, modelagem, reforço/ punição, imagem e expressão plástica (pintura e desenho). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Felizardo, S., Silva, A. I., & Cardoso, A. P. (2015). Inclusão e articulação educativa entre professores e pais de crianças com perturbações do autismo. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. Vol. Extr. (11), A11-094-097. Retrieved from http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.11.622 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.17979/reipe.2015.0.11.622 | pt_PT |
dc.identifier.other | eISSN: 2386-7418 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6302 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation | Fundação para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (FCT), CI&DETS/IPV | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Autismo | pt_PT |
dc.subject | Articulação educativa | pt_PT |
dc.subject | Estratégias educativas | pt_PT |
dc.title | Inclusão e articulação educativa entre professores e pais de crianças com perturbações do autismo | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coruña | pt_PT |
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oaire.citation.issue | 11 | pt_PT |
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oaire.citation.title | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación | pt_PT |
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