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O Envolvimento dos Pais na Vida Escolar: formas, contextos e impactos
dc.contributor.author | Ramalho, Henrique | |
dc.contributor.author | Pinheiro, Bruna | |
dc.contributor.author | Cartagena, Alberto | |
dc.date.accessioned | 2017-01-31T15:33:56Z | |
dc.date.available | 2017-01-31T15:33:56Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Enquadramento Concetual: focalizado em dois tópicos fundamentais: i) a evolução do quadro legislativo que tem vindo a suportar a participação dos pais na escola pública portuguesa, desde os pressupostos da Didática Magna de João Amós Coménio, passando pelo efeito regimentista que se consolidou entre a implementação da Primeira República e o Estado Novo, passando pelo período de normalização do pós 25 de abril de 1974, até à Lei de Bases do Sistema Educativo e respetivas evoluções normativas que se conhecem até aos dias de hoje; ii) escola, família e sucesso educativo: relações e desafios, onde são desenvolvidos aspetos associados aos papéis e responsabilidades dos pais no quadro particular do seu envolvimento na vida escolar, convocando, com maior pormenor, as problemáticas da comunicação e da formação dos e com os pais enquanto fatores do sucesso educativo. Objetivos: são objetivos centrais analisar formas e impactos do envolvimento dos pais na vida escolar dos seus educandos, compreender a motivação e condicionantes daquele envolvimento, esclarecer as formas de o consolidar e, mais particularmente, compreender as dinâmicas contextuais de uma organização escolar promotoras do ativismo educativo dos pais. Metodologia: segue-se a linha metodológica do estudo de caso, privilegiando o uso de inquéritos por questionário, aplicados a pais e a professores, complementado com a análise de alguns documentos oriundos do contexto investigado. Resultados: procede-se à discussão das diferentes formas de envolvimento dos pais, limitadas ao espectro formalista das reuniões ou às dinâmicas festivas da escola, sendo o seu contributo pouco espontâneo e, portanto, muito marcado pela previsibilidade, assistindo-se a uma instrumentalização do envolvimento dos pais para consolidar algum “protecionismo” aos seus educandos, em contracorrente com a predisposição dos professores. Conclusão: coteja-se a ideia central de que a escola tende a configurar-se por um conjunto de atividades algo circunscritas e suscitadoras do envolvimento dos pais pontual, inflexível e limitado aos horizontes minimalistas das normas instituídas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4270 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation | FCT - CI&DETS, IPV | pt_PT |
dc.subject | envolvimento dos pais | pt_PT |
dc.subject | motivação e condicionantes do envolvimento parental | pt_PT |
dc.subject | sucesso educativo | pt_PT |
dc.title | O Envolvimento dos Pais na Vida Escolar: formas, contextos e impactos | pt_PT |
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oaire.citation.title | II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação | pt_PT |
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- TEXTO INTEGRAL FINAL II CIEAE LISBOA 11-13 julho 2016 Bruna, Henrique, Cartagena - Cópia.pdf
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