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Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: É incontestável que um adolescente
com condutas violentas perturba toda uma dinâmica familiar.
Mas será que ele não é a vítima das disfunções familiares
preexistentes? Será que o comportamento violento não é um
sinal de alerta?
O adolescente, muitas vezes vulnerável, expõe-se a
situações de vida até então desconhecidas, podendo adoptar
condutas associais, como comportamentos violentos, com
consequências para a sua saúde mental.
Objectivos: Propomo-nos analisar a influência das
variáveis sócio-demográficas no comportamento violento em
adolescentes e identificar a interferência das variáveis de
contexto familiar no comportamento violento em adolescentes.
Metodologia/Métodos: Tendo em consideração a
nossa Questão de investigação “Será que o comportamento
violento em adolescentes é influenciado pelas variáveis sóciodemográficas e de contexto familiar?”, realizámos um estudo
quantitativo, analítico, descritivo, correlacional, transversal e
não experimental, numa amostra de 920 indivíduos de ambos
os sexos com uma média de idades de 16 anos. Para proceder
à colheita de dados utilizamos um questionário de dados
pessoais e o Inventário de Hostilidade Buss-Durkee.
Resultados/Conclusões: Amostra constituída por
adolescentes, com idades compreendidas entre os 14 e 20 anos
(34,7%); Sexo feminino (54,5%); Frequentam o 10º ano (35,5%); A zona de residência familiar é a cidade (68,7%);
Coabitam com os pais (82,9%); Estado civil dos pais, casados
(86,3%); Habilitações literárias do pai, ensino superior
(33,9%); Habilitações literárias da mãe, ensino superior
(41,2%); Rendimento mensal dos pais, médio (53,6%).
Podemos afirmar que as variáveis: sexo, local de
residência, habilitações literárias do pai, habilitações literárias
da mãe e o rendimento mensal, influenciam o comportamento
violento em adolescentes.
Sugestões: Consideramos a escola, como meio
promotor de saúde mental; De primordial
importância, a figura do professor de referência, que
poderá ser o director de turma ou o professor mais
significativo para o aluno e para os encarregados de educação.
Este professor desempenha um papel fundamental no
acompanhamento do indivíduo, desde idades mais precoces
até á adolescência, identificando factores desencadeantes,
intrínsecos e extrínsecos, do comportamento violento,
intervindo junto dos jovens e família, evitando a evolução
deste tipo de comportamento, promovendo a saúde mental e
prevenindo a doença mental e, consequentemente, a
marginalidade e a delinquência.
Description
Keywords
Adolescente Família Escola Saúde mental Comportamento violento
Pedagogical Context
Citation
Cruz, C., Almeida, M., Pinto, R., Aleluia, S. (2011). Comportamento Violento em Adolescentes. Uma Evidência numa Escola Secundária. Millenium, 40: 133‐147