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Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: É incontestável que um adolescente
com condutas violentas perturba toda uma dinâmica familiar.
Mas será que ele não é a vítima das disfunções familiares
preexistentes? Será que o comportamento violento não é um
sinal de alerta?
O adolescente, muitas vezes vulnerável, expõe-se a
situações de vida até então desconhecidas, podendo adoptar
condutas associais, como comportamentos violentos, com
consequências para a sua saúde mental.
Objectivos: Propomo-nos analisar a influência das
variáveis sócio-demográficas no comportamento violento em
adolescentes e identificar a interferência das variáveis de
contexto familiar no comportamento violento em adolescentes.
Metodologia/Métodos: Tendo em consideração a
nossa Questão de investigação “Será que o comportamento
violento em adolescentes é influenciado pelas variáveis sóciodemográficas e de contexto familiar?”, realizámos um estudo
quantitativo, analítico, descritivo, correlacional, transversal e
não experimental, numa amostra de 920 indivíduos de ambos
os sexos com uma média de idades de 16 anos. Para proceder
à colheita de dados utilizamos um questionário de dados
pessoais e o Inventário de Hostilidade Buss-Durkee.
Resultados/Conclusões: Amostra constituída por
adolescentes, com idades compreendidas entre os 14 e 20 anos
(34,7%); Sexo feminino (54,5%); Frequentam o 10º ano (35,5%); A zona de residência familiar é a cidade (68,7%);
Coabitam com os pais (82,9%); Estado civil dos pais, casados
(86,3%); Habilitações literárias do pai, ensino superior
(33,9%); Habilitações literárias da mãe, ensino superior
(41,2%); Rendimento mensal dos pais, médio (53,6%).
Podemos afirmar que as variáveis: sexo, local de
residência, habilitações literárias do pai, habilitações literárias
da mãe e o rendimento mensal, influenciam o comportamento
violento em adolescentes.
Sugestões: Consideramos a escola, como meio
promotor de saúde mental; De primordial
importância, a figura do professor de referência, que
poderá ser o director de turma ou o professor mais
significativo para o aluno e para os encarregados de educação.
Este professor desempenha um papel fundamental no
acompanhamento do indivíduo, desde idades mais precoces
até á adolescência, identificando factores desencadeantes,
intrínsecos e extrínsecos, do comportamento violento,
intervindo junto dos jovens e família, evitando a evolução
deste tipo de comportamento, promovendo a saúde mental e
prevenindo a doença mental e, consequentemente, a
marginalidade e a delinquência.
Description
Keywords
Adolescente Família Escola Saúde mental Comportamento violento
Citation
Cruz, C., Almeida, M., Pinto, R., Aleluia, S. (2011). Comportamento Violento em Adolescentes. Uma Evidência numa Escola Secundária. Millenium, 40: 133‐147