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Marketing territorial : uma estratégia para Viseu

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Ivone
dc.contributor.authorPinto, Cláudia da Conceição Lameira
dc.date.accessioned2016-09-07T14:34:23Z
dc.date.available2016-09-07T14:34:23Z
dc.date.issued2016-03-30
dc.description.abstractVivemos na era da globalização, em que as cidades desenvolvem iniciativas de promoção dos seus territórios e produtos. O marketing territorial constitui uma ferramenta essencial para ajudar o desenvolvimento sustentável dos territórios. Ele auxilia na elaboração das estratégias, na identificação de necessidades, desejos e interesses dos diferentes stakeholders, estudando os elementos essenciais para que um lugar se torne atrativo, competitivo e diferenciado. É neste contexto que devem surgir as estratégias de desenvolvimento local, pensando globalmente, agindo localmente, considerando o desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida e a imagem do território. A presente investigação focar-se-á no estudo de um caso em particular, o desenvolvimento de Viseu, através do marketing territorial e a consequente utilização de ferramentas para implementar uma estratégia de marketing assente no branding territorial. O projeto segue uma abordagem metodológica qualitativa, sustentada em entrevistas semiestruturadas em profundidade, realizadas a entidades públicas e privadas da região, que contribuem no desenvolvimento e visibilidade de Viseu. Os objetivos desta investigação são, portanto, a criação de uma estratégia para Viseu, compreendendo as principais caraterísticas definidoras e o potencial do território, tornando-o mais atrativo para os residentes, turistas e investidores.pt_PT
dc.description.abstractAbstract Territorial marketing is an essential tool to support the sustainable development of territories. It assists in the preparation of strategies, to identify needs, wants and interests of different stakeholders and studies the essentials elements that make a place attractive, competitive and differentiated. In this context, local development strategies should emerge, by thinking globally, acting locally, considering the sustainable development, quality of life and the image of the territory. This research will be focused on the study of a particular case, which is the development of Viseu through the branding and territorial marketing as well as the most important tools for the development of a marketing strategy. This project will follow a qualitative approach, supported in semi-structured in-depth interviews conducted with public and private entities in the region, contributing for the development and visibility of Viseu. Therefore, the goals of this research are: the creation of a strategy for Viseu, understanding the key defining characteristics and the potential of the territory, making it more attractive for residents, tourists and investors.pt_PT
dc.identifier.tid201240513pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3334
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing Territorialpt_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento Sustentávelpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectPlaneamento Estratégicopt_PT
dc.subjectViseupt_PT
dc.subjectTerritorial marketingpt_PT
dc.subjectstrategic planningpt_PT
dc.subjectBrandpt_PT
dc.subjectdevelopmentpt_PT
dc.subjectsustainable developmentpt_PT
dc.subjectcommunicationpt_PT
dc.titleMarketing territorial : uma estratégia para Viseupt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação e Marketingpt_PT

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