| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 38.57 KB | Adobe PDF | |||
| 43.35 KB | Adobe PDF | |||
| 3.23 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Nos dias de hoje, assistimos a uma evolução sem precedentes das tecnologias de informação
nos mais diversos domínios, nomeadamente organizacional, social e económico. A Web é o
principal motor desta evolução, em que passamos de um simples sistema de apresentação de
páginas estáticas interligadas, para uma plataforma poderosa de comunicação e de informação
em que a interação, o dinamismo e os recursos multimédia são as suas principais
características, permitindo caracterizar uma nova geração de ferramentas Web.
Com o objetivo de mudar a Internet para uma plataforma, a Web 2.0 compreende um conjunto
de regras para obter o sucesso, em que a principal é o desenvolvimento de aplicações que
aproveitem os efeitos de rede, tornando-se mais ricas com a alteração de atitude e de
comportamento na comunicação entre pessoas, no relacionamento e na participação social.
Este comportamento manifesta-se na enorme adesão a redes sociais, em que é classificado e
disponibilizado todo o tipo de conteúdo que pode caracterizar o utilizador, desde a uma
simples fotografia a um vídeo complexo de um projeto realizado.
Neste contexto, as bolsas de empregos tendem a evoluir para a realidade das redes sociais,
adicionando às enumeras funcionalidades dos candidatos e instituições (e.g. divulgação de
oportunidades de emprego, divulgação de ofertas, a interação com potenciais colaboradores,
etc.), grandes melhorias a nível de caracterização, tornando os processos de recrutamento
mais orientados aos utilizadores.
Este trabalho aborda a utilização da multimédia (com a integração de elementos multimédia
como anexo ao formato tradicional do curriculum vitae) nas bolsas de empregos, onde se
verifica que é de facto uma mais valia para os seus intervenientes, no entanto é preciso ter em
atenção que existem fatores críticos na sua utilização como a ausência de competências para a
produção de conteúdo multimédia ou a falta de conteúdo relevante.
Description
Keywords
Multimédia Emprego Currilum Vitae
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Viseu
