Browsing by Issue Date, starting with "2011-12"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Evolução da Saúde Escolar em Portugal: Revisão Legislativa no Âmbito da EducaçãoPublication . Rocha, Amarílis Pereira; Marques, Ana Lúcia de Oliveir; Figueiredo, Carla; Almeida, Catarina Inês Soares; Batista, Isabel Maria Andrade; Almeida, Maria João Henriques deEste artigo tem como objetivo apresentar o percurso da Saúde Escolar em Portugal. Abarca a análise de diversa literatura no âmbito da Educação e a construção de um pensamento reflexivo acerca da sua história. A primeira referência à Saúde Escolar data de 1901, evoluiu até aos nossos dias e passou por etapas diversas. Ao longo deste percurso, salientam-se, como momentos relevantes, nalgumas escolas, a existência de um médico e de uma visitadora, a preocupação com o exercício físico e o desporto, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento saudável dos alunos, o combate à droga, tendo como meta a promoção da saúde de todos os alunos inseridos na escolaridade obrigatória e, mais recentemente, a educação para a sexualidade, inserta na Educação Para a Saúde, tendo como primordial preocupação o bem-estar físico, intelectual, mental, psicológico e social das crianças e jovens.
- Saúde Escolar em Construção: Que Projetos?Publication . Rocha, Amarílis; Correia, Carla; Pestana, Leonor; Bento, Manuela; Preto, Olinda; Lobão, SandraO conceito atual de saúde, no âmbito do processo de desenvolvimento humano, depende do projeto de vida de cada um, do seu sentido de felicidade, da sua forma específica de estar no mundo e do seu esforço solidário para compreender e respeitar o universo (Rodrigues, 1995). Acompanhando esta mudança de paradigma, o conceito de saúde escolar tradicional, centrado na prevenção da doença, foi substituído. Pondo-se a tónica na promoção da saúde, tendo subjacente a visão integral do indivíduo inserido no seu ambiente familiar, social e comunitário. Os projetos no âmbito da Saúde Escolar, baseados nos pressupostos do Plano Nacional de Saúde Escolar, constituem uma forma de planeamento em saúde, permitindo racionalizar recursos de saúde e tornar mais eficiente o processo de atuação, de modo a capacitar o indivíduo a ser pró-ativo no seu processo de vida e de saúde.
- Sistema de testes para cone de suspensão de parapentePublication . Andrade, Renato Filipe Martinho; Morgado, José FranciscoA atual crise económica de abrandamento e recessão leva a que várias empresas estejam a sentir elevadas quebras no seu volume de negócios e de produção. Deste modo a inovação e a diferenciação assumem um papel de relevo nas empresas especialmente em tempos de crise. Tradicionalmente, as empresas especializadas em reparações de parapentes utilizam meios meramente visuais para avaliar o estado do cone de suspensão dos parapentes1 Embora o parapente seja considerado um desporto seguro, existem alguns riscos associados a esta prática desportiva. O estado do material utilizado assume um papel preponderante no que diz respeito à segurança. Dependendo da sua composição, os cordões apresentam diferentes características e comportamentos: enquanto uns apresentam maior estabilidade a nível dimensional e menor flexibilidade, outros apresentam menor estabilidade dimensional e maior flexibilidade. Contudo, com o tempo e os esforços a que são sujeitos, todos vão sofrendo desgaste, provocando variações ao nível da sua dimensão e perdendo resistência. [25] . Este tipo de inspeções é pouco fiável e coloca em causa a segurança do piloto. É, neste contexto, que aqui é proposto um novo método de avaliação do cone de suspensão. Para isso, foi desenvolvido um protótipo, designado por sistema de testes para cone de suspensão de parapente que permite analisar uma amostra de cordões e desta forma avaliar o seu estado atual. Este tipo de testes possibilita ao utilizador aferir do estado da asa e daí decidir qual a melhor forma de reparar/aumentar a segurança da asa. 1 - Conjunto de linhas que suportam o peso do piloto.
- The role of teaching institutions to prepare and promote social entrepreneursPublication . Santos, Paula Marques dos; Guedes, Anabela; Silva, MarisaThis research intends to analyse how Universities must have an important role in social entrepreneurship promotion and in the regional and social sustainable development itself. In fact, it's our opinion that students must be advised how can they start up their professional careers in social area and how they can be competitive in the professional world. Thus, academic curricula and teaching methodologies must give them the basic tools so they can have entrepreneurial spirit and to develop innovative programmes/organizations as well as, at the same time, to contribute for a more inclusive society.
- Implementação de um Sistema de E-learning ligado à Gestão Académica na Escola Superior de Saúde de ViseuPublication . Sousa, Pedro Miguel Cardoso de; Lacerda, Ana Cristina Wanzeller GuedesNos últimos cinco anos o e-learning no Instituto Politécnico de Viseu constituiu um novo veículo de aprendizagem, que permitiu a gestão e disponibilização de recursos de aprendizagem e de cursos. Esta investigação emerge da necessidade sentida pela entidade empregadora, Escola Superior de Saúde de Viseu de dispor do serviço de e-learning em pleno durante o ano lectivo de 2010/2011, após o encerramento da anterior plataforma WEBCT (Blackboard) e respectiva substituição pelo MOODLE. Implementou-se o serviço de e-learning e efectuou-se um estudo analíticocorrelacional para avaliar a usabilidade do MOODLE na população estudantil da escola, após ligação entre o sistema de gestão académico e o sistema de e-learning, numa amostra de 412 alunos. A colheita de dados teve por base, a escala de satisfação da usabilidade do MOODLE elaborada e validada para este estudo. Os resultados sugerem que as variáveis sócio-demográficas não influenciam a usabilidade do MOODLE. Os estudantes do curso de Pós -licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária são os mais satisfeitos com a Autonomia na utilização intuitiva do MOODLE. Os estudantes sem estatuto de trabalhadores estudantes, que referem que o seu curso está bem organizado são os que se apresentam mais satisfeitos com a usabilidade do MOODLE, com a sua eficiência e são os mais autónomos na sua utilização. Os alunos que referem que a formação online tem “alguma” utilidade e que acederam ao MOODLE com “muita” frequência nos últimos 30 dias, são os que apresentam maior usabilidade.
- As Comunidades Tradicionais e o Programa Zona Franca Verde (PZFV): Cenários no sudoeste do Amazonas – BrasilPublication . Araújo, José Júlio César do Nascimento; Araújo, Jordeanes do NascimentoO artigo que ora apresentamos é uma síntese da pesquisa de mestrado sobre a implantação das políticas de desenvolvimento sustentável do Programa Zona Franca Verde, no sudoeste do estado do Amazonas - Brasil 1 . A Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais é entendida como o direito sobre os territórios tradicionais, podendo ter ligações com povos tradicionais, mesmo que não haja uma ocupação permanente do espaço. O lugar é entendido como lugar da reprodução cultural. Nas comunidades tradicionais do sudoeste do Amazonas os usos dos recursos naturais estão ligados a este elo com o ambiente. Porém, hoje, o que se observa é que as diversas lutas em torno da apropriação de espaços (terra) têmse pautado por questões distintas, mas intimamente interligadas: ambientalização (RIBEIRO, 1992) e etnização da natureza (LEFF, 2006), (ALMEIDA, 2008). Na verdade, estes dois modos de “pensar” a luta pela terra têm moldado a questão agrária da Amazônia. A metodologia desta pesquisa no que tange à coleta de informações se valeu de duas abordagens de entrevistas: a entrevista direta e as entrevistas coletivas com associações de produtores rurais, sindicatos de trabalhadores rurais e colônias de pescadores. Fez-se isso para dialeticamente compreender os discursos dos sujeitos coletivos ligados à produção nas comunidades estudadas em Guajará-AM. Neste artigo apresentamos algumas implicações do Programa Zona Franca Verde sobre a vida e a organização social das populações tradicionais no município de Guajará-AM
- Air permeability measurements of dwellings and building components in PortugalPublication . Pinto, Manuel; Viegas, João; Freitas, VascoVentilation represents a significant part of heat loss in winter, leading to the need to minimize airflow. However, it is absolutely necessary to ensure indoor air quality and the safety of the users and to control the risk of condensation. Ventilation is responsible on average for 30%e40% of energy consumption in air conditioning in Western European buildings. There is great variability in air change rates (ACH [h 1]) from country to country and the minimum value takes into account comfort, sensory and hygrothermal criteria. In Portugal improvements have been made in the air permeability of window frames, but despite the improvements also made in installing mechanical extraction ventilation devices in kitchens and toilets, these often do not guarantee the minimum number of air change rates required. Air permeability tests were recently carried out in five flats with identical construction characteristics, in the same building, with the aim of characterizing the air permeability of buildings and components, in Portugal. These data are particularly useful for improving the design of building components (e.g., windows and roller shutter boxes) and to perform simulations with reliable data.
- O Cuidado como Realidade Cultural que Emerge na FamíliaPublication . André, Suzana; Cunha, Madalena; Rodrigues, VítorCuidar é uma atitude de amor e interesse por outra pessoa. Cuidar de alguém é igualmente apreciado como um atributo positivo − um timbre de comportamento maduro e civilizado. A capacidade de uma sociedade cuidar dos seus membros menos bem-aventurados é a marca do seu desenvolvimento (Brotchie e Hills, 1991).
- Contributo dos Enfermeiros na Formação Pré‐GraduadaPublication . Ribeiro, Olivério; Cunha, MadalenaO presente estudo propõe-se analisar o “Contributo do enfermeiro na formação pré-graduada”, uma vez que aprender em contexto de Ensino Clínico é cada vez mais uma necessidade imperiosa do estudante de Enfermagem. O estudo de natureza transversal e cariz descritivo correlacional foi desenvolvido numa amostra não probabilística, constituída por 305 enfermeiros, 72.1% do género feminino e 27.9% do género masculino, com idades compreendidas entre os 23 e os 58 anos, que exercem funções em diversos hospitais portugueses. Constatámos existir efeito significativo da idade no contributo do Enfermeiro na formação pré-graduada, sendo que os enfermeiros com mais idade (≥34 anos) apresentam um maior contributo. Quem possuí formação específica em supervisão é quem mais contribui para a formação pré-graduada e os que detêm mais tempo de exercício profissional (≥14 anos) apresentam melhores competências na supervisão. Verificámos ainda existir relação entre os anos escolares supervisionados (2º ano e 4º ano), o título profissional e o contributo do enfermeiro na formação pré-graduada. Na perspetiva dos enfermeiros, o estabelecimento de prioridades na prestação de cuidados é a maior dificuldade sentida pelo pré-graduado. Por sua vez, a promoção do processo ensino – aprendizagem, tendo por base os objetivos do ensino clínico, é apontada como a maior dificuldade sentida pelos enfermeiros. Quanto à atitude mais benéfica na formação do pré-graduado, constatou-se que consiste em orientá-lo na realização das intervenções de enfermagem, sendo as competências teóricas as que os enfermeiros mais valorizam nos alunos
- Search engine and optimizationPublication . Costa, Francisco Miguel de Sá Pereira; Morgado, José FranciscoA relevância do Search Engine Optimization (SEO), traduzindo para Português “Optimização de Sites para Motores de Pesquisa”, hoje em dia revela-se um tema muito importante para quem pretende ter um site atraente, com muitas visitas e mais tráfego. Todos já se perguntaram porque é que alguns sites por exemplo o sapo se encontra em primeiro lugar na pesquisa do Google. Existem técnicas para que um site fique em primeiro lugar nos resultados obtidos nos motores de pesquisa, mas nem tudo o que parece é. Apesar de ser uma técnica muito útil, o SEO é também muito complexa e difícil de usar para o utilizador comum do computador e internet. Existem outros problemas para além da complexidade tais como: - O que faz uma iniciativa de SEO de um site dar certo e atingir os resultados? - Quais as técnicas a utilizar? - Que ferramentas a utilizar? - Qual o melhor programa a utilizar? - Qual a palavra-chave mais procurada nos motores de pesquisa? - Quais os benefícios para as organizações e seus sites? Para dar respostas a todas estas perguntas, vai dividir-se a dissertação em 3 partes: - Na primeira é feito o levantamento do “estado da arte”, onde se apresentam as técnicas que existem.Na segunda é feito um inquérito para perceber na prática quais das técnicas anteriores são mais utilizadas. - Por fim, é feita a implementação de algumas dessas técnicas e são comparados os resultados obtidos.