Repository logo
 
Publication

Reler a educação para o desenvolvimento em “Histórias da minha rua”

dc.contributor.authorSilva, Ana Isabel
dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.date.accessioned2020-12-09T16:51:41Z
dc.date.available2020-12-09T16:51:41Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEste artigo é norteado pelo objetivo de refletir sobre modos de olhar a educação para o desenvolvimento no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como fios condutores itinerários de exploração de duas histórias de Maria Cecília Correia, integrando o livro Histórias da minha rua, ilustrado por Maria Keil. O referencial teórico do artigo centra-se no papel atual da literatura para a infância na educação para o desenvolvimento, em diálogo com a motivação para a leitura, encarada enquanto um dos seus objetivos fundamentais. No que respeita à metodologia, optou-se por efetuar a análise das linhas temáticas que emergem das duas histórias, fazendo sobressair a multiplicidade de matizes que se reencontram na educação para o desenvolvimento. Da análise decorre um conjunto de atividades propostas para implementação em contexto de sala de aula e/ou em outros contextos que se entendam adequados aos interesses das crianças. Conclui-se que o caráter inovador das histórias de Maria Cecília Correia se reveste de muita importância, nomeadamente quando estas são lidas à luz de uma contemporaneidade que se tece de desafios que nos implicam na atual demanda de modos de estar na Educação enquanto elos de sustentabilidade de uma cidadania global responsável. Nesse sentido, a formação de professores deverá rever-se em tal objetivo, assumindo a sua crescente multidimensionalidade e acolhendo a literatura para a infância enquanto um dos seus caminhos de partilhas em comum.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, A. & Melão, D. (2020). Reler a educação para o desenvolvimento em “Histórias da minha rua.” In R. P. Lopes, C. Mesquita, E. M. Silva, & M. V. Pires (Eds.) V Congresso internacional de formação na docência (INCTE). Livro de atas (pp. 988-999). Bragança: Instituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-276-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6431
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.subjectEducação para o desenvolvimentopt_PT
dc.subjectliteratura para a infânciapt_PT
dc.subjectcidadaniapt_PT
dc.subjectformação de professorespt_PT
dc.titleReler a educação para o desenvolvimento em “Histórias da minha rua”pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragançapt_PT
oaire.citation.endPage999pt_PT
oaire.citation.startPage988pt_PT
oaire.citation.titleV Congresso internacional de formação na docência (INCTE)pt_PT
person.familyNameSilva
person.familyNameMelão
person.givenNameAna Isabel
person.givenNameDulce
person.identifier.ciencia-id7619-AD86-DEE0
person.identifier.orcid0000-0002-5751-3902
person.identifier.orcid0000-0002-1608-1074
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55
relation.isAuthorOfPublication449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Artigo_Atas_INCTE2020_Silva&Melão.pdf
Size:
5.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format