Publication
Papel de tarefas baseadas em humor gráfico no desenvolvimento da comunicação escrita em Matemática.
dc.contributor.author | Azevedo, G. | |
dc.contributor.author | Menezes, Luís | |
dc.contributor.author | Ribeiro, António | |
dc.date.accessioned | 2022-01-10T10:17:19Z | |
dc.date.available | 2022-01-10T10:17:19Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | O estudo foca o humor gráfico na comunicação escrita em Matemática e tem como questão central “Em que medida as tarefas baseadas em humor gráfico contribuem para o desenvolvimento da comunicação escrita em Matemática?”. Esta investigação, de natureza mista, teve como participantes 25 alunos do 6.º ano de escolaridade. Para a recolha de dados, optou-se pela aplicação de um questionário inicial, com o objetivo de caracterizar o grupo e compreender a sua motivação para o estudo da matemática. De seguida, foi proposto um conjunto de quatro tarefas matemáticas baseadas em humor, tendo como propósito fundamental a dinamização da comunicação escrita dos alunos e também a promoção da aprendizagem de tópicos matemáticos. No final, foi aplicado um questionário com o objetivo de compreender as perspetivas dos alunos sobre o humor no ensino da matemática, em resultado do trabalho que fizeram. Os dados recolhidos foram analisados de acordo com quatro categorias que emergem das questões formuladas e da literatura: motivação dos alunos; gosto pelo humor; comunicação escrita e aprendizagem matemática. Em particular, a comunicação escrita é analisada em três aspetos: compreensão do humor; uso de conceitos matemáticos, vocabulário e notação específicos; organização e clareza do texto, de acordo com os aspetos focados na revisão da literatura. O estudo revela que as tarefas baseadas em humor gráfico promovem o desenvolvimento da comunicação escrita em matemática ao nível da compreensão do humor, do uso de conceitos matemáticos, vocabulário e notação específicos e da organização e clareza do texto. O estudo mostra também que as tarefas baseadas em humor gráfico são bem aceites pelos alunos e contribuem para o seu desenvolvimento matemático. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Azevedo, G., Menezes, L., & Ribeiro, A. (2021). Papel de tarefas baseadas em humor gráfico no desenvolvimento da comunicação escrita em Matemática. In Bento D. Silva, Leandro S. Almeida, Alfonso Barca, Manuel Peralbo; & Regina Alves (Eds,), Atas do XVI Congresso Internacional Galego-português de psicopedagogia (pp. 1387-1396). Universidade do Minho. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6981 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Minho | pt_PT |
dc.subject | humor gráfico | pt_PT |
dc.subject | comunicação escrita | pt_PT |
dc.subject | Tarefas matemáticas | pt_PT |
dc.subject | ensino exploratório | pt_PT |
dc.title | Papel de tarefas baseadas em humor gráfico no desenvolvimento da comunicação escrita em Matemática. | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 1396 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1387 | pt_PT |
oaire.citation.title | XVI Congresso Internacional Galego-português de psicopedagogia | pt_PT |
person.familyName | Menezes | |
person.familyName | Ribeiro | |
person.givenName | Luís | |
person.givenName | António José Gonçalves | |
person.identifier.ciencia-id | 531C-BAED-1479 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8978-8900 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db | |
relation.isAuthorOfPublication | 1227b896-cf4c-4b17-b11a-b822054cd541 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- hmt65575758.pdf
- Size:
- 1.52 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format