Repository logo
 
Publication

Papel de tarefas baseadas em humor gráfico no desenvolvimento da comunicação escrita em Matemática.

dc.contributor.authorAzevedo, G.
dc.contributor.authorMenezes, Luís
dc.contributor.authorRibeiro, António
dc.date.accessioned2022-01-10T10:17:19Z
dc.date.available2022-01-10T10:17:19Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO estudo foca o humor gráfico na comunicação escrita em Matemática e tem como questão central “Em que medida as tarefas baseadas em humor gráfico contribuem para o desenvolvimento da comunicação escrita em Matemática?”. Esta investigação, de natureza mista, teve como participantes 25 alunos do 6.º ano de escolaridade. Para a recolha de dados, optou-se pela aplicação de um questionário inicial, com o objetivo de caracterizar o grupo e compreender a sua motivação para o estudo da matemática. De seguida, foi proposto um conjunto de quatro tarefas matemáticas baseadas em humor, tendo como propósito fundamental a dinamização da comunicação escrita dos alunos e também a promoção da aprendizagem de tópicos matemáticos. No final, foi aplicado um questionário com o objetivo de compreender as perspetivas dos alunos sobre o humor no ensino da matemática, em resultado do trabalho que fizeram. Os dados recolhidos foram analisados de acordo com quatro categorias que emergem das questões formuladas e da literatura: motivação dos alunos; gosto pelo humor; comunicação escrita e aprendizagem matemática. Em particular, a comunicação escrita é analisada em três aspetos: compreensão do humor; uso de conceitos matemáticos, vocabulário e notação específicos; organização e clareza do texto, de acordo com os aspetos focados na revisão da literatura. O estudo revela que as tarefas baseadas em humor gráfico promovem o desenvolvimento da comunicação escrita em matemática ao nível da compreensão do humor, do uso de conceitos matemáticos, vocabulário e notação específicos e da organização e clareza do texto. O estudo mostra também que as tarefas baseadas em humor gráfico são bem aceites pelos alunos e contribuem para o seu desenvolvimento matemático.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAzevedo, G., Menezes, L., & Ribeiro, A. (2021). Papel de tarefas baseadas em humor gráfico no desenvolvimento da comunicação escrita em Matemática. In Bento D. Silva, Leandro S. Almeida, Alfonso Barca, Manuel Peralbo; & Regina Alves (Eds,), Atas do XVI Congresso Internacional Galego-português de psicopedagogia (pp. 1387-1396). Universidade do Minho.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6981
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minhopt_PT
dc.subjecthumor gráficopt_PT
dc.subjectcomunicação escritapt_PT
dc.subjectTarefas matemáticaspt_PT
dc.subjectensino exploratóriopt_PT
dc.titlePapel de tarefas baseadas em humor gráfico no desenvolvimento da comunicação escrita em Matemática.pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage1396pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage1387pt_PT
oaire.citation.titleXVI Congresso Internacional Galego-português de psicopedagogiapt_PT
person.familyNameMenezes
person.familyNameRibeiro
person.givenNameLuís
person.givenNameAntónio José Gonçalves
person.identifier.ciencia-id531C-BAED-1479
person.identifier.orcid0000-0002-8978-8900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db
relation.isAuthorOfPublication1227b896-cf4c-4b17-b11a-b822054cd541
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
hmt65575758.pdf
Size:
1.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format