Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.52 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O estudo foca o humor gráfico na comunicação escrita em Matemática e tem como questão central
“Em que medida as tarefas baseadas em humor gráfico contribuem para o desenvolvimento da
comunicação escrita em Matemática?”. Esta investigação, de natureza mista, teve como
participantes 25 alunos do 6.º ano de escolaridade. Para a recolha de dados, optou-se pela aplicação
de um questionário inicial, com o objetivo de caracterizar o grupo e compreender a sua motivação
para o estudo da matemática. De seguida, foi proposto um conjunto de quatro tarefas matemáticas
baseadas em humor, tendo como propósito fundamental a dinamização da comunicação escrita dos
alunos e também a promoção da aprendizagem de tópicos matemáticos. No final, foi aplicado um
questionário com o objetivo de compreender as perspetivas dos alunos sobre o humor no ensino da
matemática, em resultado do trabalho que fizeram. Os dados recolhidos foram analisados de acordo
com quatro categorias que emergem das questões formuladas e da literatura: motivação dos alunos;
gosto pelo humor; comunicação escrita e aprendizagem matemática. Em particular, a comunicação
escrita é analisada em três aspetos: compreensão do humor; uso de conceitos matemáticos,
vocabulário e notação específicos; organização e clareza do texto, de acordo com os aspetos
focados na revisão da literatura. O estudo revela que as tarefas baseadas em humor gráfico
promovem o desenvolvimento da comunicação escrita em matemática ao nível da compreensão do
humor, do uso de conceitos matemáticos, vocabulário e notação específicos e da organização e
clareza do texto. O estudo mostra também que as tarefas baseadas em humor gráfico são bem
aceites pelos alunos e contribuem para o seu desenvolvimento matemático.
Description
Keywords
humor gráfico comunicação escrita Tarefas matemáticas ensino exploratório
Citation
Azevedo, G., Menezes, L., & Ribeiro, A. (2021). Papel de tarefas baseadas em humor gráfico no desenvolvimento da comunicação escrita em Matemática. In Bento D. Silva, Leandro S. Almeida, Alfonso Barca, Manuel Peralbo; & Regina Alves (Eds,), Atas do XVI Congresso Internacional Galego-português de psicopedagogia (pp. 1387-1396). Universidade do Minho.
Publisher
Universidade do Minho