Publication
O papel da supervisão pedagógica na formação de professores do 1.º CEB
dc.contributor.author | Rocha, João | |
dc.date.accessioned | 2020-03-04T15:22:57Z | |
dc.date.available | 2020-03-04T15:22:57Z | |
dc.date.issued | 2018-05 | |
dc.description.abstract | Reconhecendo que a supervisão pedagógica é uma ação multifacetada, faseada, contínua e cíclica que abarca diversas tarefas de múltiplas aprendizagens, tendo como principal objetivo, ensinar os professores a ensinar, mas sabedores que esta extravasa as “fronteiras” da formação de profissionais para a docência em formação inicial, no estudo efetuado, pretendemos analisar e situar o papel da supervisão pedagógica na formação inicial de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Nesse sentido, a partir de um estudo para a obtenção do grau de doutor, apresentamos uma investigação suportada por uma metodologia qualitativa, em que foi utilizado como instrumento de recolha de dados, o inquérito por entrevista. A entrevista foi aplicada a seis especialistas nacionais de supervisão. Os dados obtidos permitiram-nos verificar que o papel da supervisão nas práticas educativas assume um lugar de destaque, tendo uma função determinante e por isso é considerada o elemento fundamental da formação de um profissional. Dado a supervisão ser encarada como o elemento-chave, fundamental na formação de um profissional, esta devia ser estendida para além da prática pedagógica, despontando assim a necessidade da supervisão formação, da supervisão acompanhamento e da supervisão alimentação do processo. O nosso estudo comprova que não pode haver prática profissional sem haver supervisão, dado que os professores precisam de quem os apoie. A supervisão pedagógica pressupõe uma relação diádica e dialógica em que cada um dá o melhor que tem e sabe, despontando assim a necessidade da reconfiguração do conceito de supervisão e da sua própria definição, tornando-o mais complexo, mas mais aberto, mais sereno e mais humano, em que o aluno assume maior importância na relação ensino-aprendizagem. Numa nova dinâmica supervisiva, os professores das didáticas devem acompanhar as práticas e a supervisão deve assumir um comprometimento com o desenvolvimento humano e social. Sobressai, nesta nova dinâmica supervisiva, a necessidade de uma dimensão de passagem de conhecimento, forte, mas com a obrigatoriedade da mediação desse conhecimento, para que este se torne usável, acarretando a obrigatoriedade de uma formação reflexiva, o enquadramento das práticas num modelo reflexivo. Ressalta a exigência de práticas reflexivas que conduzam a profissionais reflexivos, que por sua vez tenham o poder de fecundar e de transformar as escolas em escolas reflexivas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Rocha, J. (2018). O papel da supervisão pedagógica na formação de professores do 1.º CEB. In Lopes, R. P., Pires, M. V., Castanheira, M. L., Silva, E. M., Santos, G., Mesquita, C., & Vaz, P. (Eds.) (2018). Livro de atas do III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2018) (pp.708-715). Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança. ISBN 978-972-745-241-5. http://hdl.handle.net/10198/17381 | pt_PT |
dc.identifier.govdoc | 978-972-745-241-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6211 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10198/17381 | pt_PT |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_PT |
dc.subject | Supervisão Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) | pt_PT |
dc.title | O papel da supervisão pedagógica na formação de professores do 1.º CEB | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Bragança: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 715 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 708 | pt_PT |
oaire.citation.title | III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2018) | pt_PT |
person.familyName | Rocha | |
person.givenName | João | |
person.identifier.ciencia-id | F214-E725-4B51 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0454-5038 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Artigo_INCTE-2018_Papel_Supervisão.pdf
- Size:
- 6.41 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: