Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.41 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Reconhecendo que a supervisão pedagógica é uma ação multifacetada, faseada, contínua e cíclica que
abarca diversas tarefas de múltiplas aprendizagens, tendo como principal objetivo, ensinar os professores a ensinar, mas sabedores que esta extravasa as “fronteiras” da formação de profissionais para a
docência em formação inicial, no estudo efetuado, pretendemos analisar e situar o papel da supervisão
pedagógica na formação inicial de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Nesse sentido,
a partir de um estudo para a obtenção do grau de doutor, apresentamos uma investigação suportada por uma metodologia qualitativa, em que foi utilizado como instrumento de recolha de dados,
o inquérito por entrevista. A entrevista foi aplicada a seis especialistas nacionais de supervisão. Os
dados obtidos permitiram-nos verificar que o papel da supervisão nas práticas educativas assume um
lugar de destaque, tendo uma função determinante e por isso é considerada o elemento fundamental
da formação de um profissional. Dado a supervisão ser encarada como o elemento-chave, fundamental
na formação de um profissional, esta devia ser estendida para além da prática pedagógica, despontando assim a necessidade da supervisão formação, da supervisão acompanhamento e da supervisão
alimentação do processo. O nosso estudo comprova que não pode haver prática profissional sem haver
supervisão, dado que os professores precisam de quem os apoie. A supervisão pedagógica pressupõe
uma relação diádica e dialógica em que cada um dá o melhor que tem e sabe, despontando assim a
necessidade da reconfiguração do conceito de supervisão e da sua própria definição, tornando-o mais
complexo, mas mais aberto, mais sereno e mais humano, em que o aluno assume maior importância
na relação ensino-aprendizagem. Numa nova dinâmica supervisiva, os professores das didáticas devem
acompanhar as práticas e a supervisão deve assumir um comprometimento com o desenvolvimento
humano e social. Sobressai, nesta nova dinâmica supervisiva, a necessidade de uma dimensão de passagem de conhecimento, forte, mas com a obrigatoriedade da mediação desse conhecimento, para que
este se torne usável, acarretando a obrigatoriedade de uma formação reflexiva, o enquadramento das
práticas num modelo reflexivo. Ressalta a exigência de práticas reflexivas que conduzam a profissionais reflexivos, que por sua vez tenham o poder de fecundar e de transformar as escolas em escolas
reflexivas.
Description
Keywords
Formação inicial de professores Supervisão Pedagógica 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB)
Citation
Rocha, J. (2018). O papel da supervisão pedagógica na formação de professores do 1.º CEB. In Lopes, R. P., Pires, M. V., Castanheira, M. L., Silva, E. M., Santos, G., Mesquita, C., & Vaz, P. (Eds.) (2018). Livro de atas do III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2018) (pp.708-715). Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança. ISBN 978-972-745-241-5. http://hdl.handle.net/10198/17381
Publisher
Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior de Educação