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26/02/2025, 18:12NARRATIVA VISUAL E ALTERIDADE EM MAMA’S SLEEPING SCARF, D…E: IDENTIDADE CULTURAL E REPRESENTAÇÕES | Revista Prâksis
Page 1 of 2https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3909
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Susana Amante
Instituto Politécnico de Viseu
DOI: https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3909
Palavras-chave: Chimamanda Ngozi Adichie., Literatura infantil., Pós-
colonialismo, Semiótica Visual., Identidade, Género, Alteridade e
Representações.
Resumo
Chimamanda Ngozi Adichie é uma reconhecida autora nigeriana, cuja obra
literária explora temas como identidade, género, pós-colonialismo e
cultura. O presente artigo analisa a forma como em Mama’s Sleeping Scarf, a
sua primeira incursão na literatura infantil, Adichie oferece uma narrativa
simples, mas profunda, que celebra a cultura africana e a diversidade
familiar. A narrativa, centrada em Chino, uma menina nigeriana, utiliza o
lenço de dormir da mãe como um símbolo de conexão intergeracional e
identidade cultural. Adichie desafia estereótipos ao retratar uma mãe
trabalhadora e um pai envolvido nas tarefas domésticas, subvertendo
papéis tradicionais de género. A obra destaca-se pelas suas ilustrações
vibrantes que refletem a herança cultural nigeriana, enquanto o texto
aborda de forma acessível temas complexos como equidade de género e
diversidade cultural. Mama’s Sleeping Scarf é uma contribuição significativa
para a literatura infantil, descolonizando-a ao oferecer uma representação
positiva e inclusiva da cultura africana. Através desta obra, Adichie reafirma
seu compromisso com a representação cultural e a construção de
narrativas que promovem a compreensão intercultural desde a infância.
Description
Keywords
Chimamanda Ngozi Adichie Literatura infantil Pós-colonialismo Semiótica Visual Identidade