Publication
NARRATIVA VISUAL E ALTERIDADE EM MAMA’S SLEEPING SCARF, DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE: IDENTIDADE CULTURAL E REPRESENTAÇÕES
dc.contributor.author | Amante, Susana | en_US |
dc.date.accessioned | 2025-03-21T09:45:43Z | |
dc.date.available | 2025-03-21T09:45:43Z | |
dc.date.issued | 2025-02-26 | en_US |
dc.date.updated | 2025-03-20T20:33:59Z | |
dc.description.abstract | 26/02/2025, 18:12NARRATIVA VISUAL E ALTERIDADE EM MAMA’S SLEEPING SCARF, D…E: IDENTIDADE CULTURAL E REPRESENTAÇÕES | Revista Prâksis Page 1 of 2https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3909 Atual Arquivos Notícias Sobre Buscar Susana Amante Instituto Politécnico de Viseu DOI: https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3909 Palavras-chave: Chimamanda Ngozi Adichie., Literatura infantil., Pós- colonialismo, Semiótica Visual., Identidade, Género, Alteridade e Representações. Resumo Chimamanda Ngozi Adichie é uma reconhecida autora nigeriana, cuja obra literária explora temas como identidade, género, pós-colonialismo e cultura. O presente artigo analisa a forma como em Mama’s Sleeping Scarf, a sua primeira incursão na literatura infantil, Adichie oferece uma narrativa simples, mas profunda, que celebra a cultura africana e a diversidade familiar. A narrativa, centrada em Chino, uma menina nigeriana, utiliza o lenço de dormir da mãe como um símbolo de conexão intergeracional e identidade cultural. Adichie desafia estereótipos ao retratar uma mãe trabalhadora e um pai envolvido nas tarefas domésticas, subvertendo papéis tradicionais de género. A obra destaca-se pelas suas ilustrações vibrantes que refletem a herança cultural nigeriana, enquanto o texto aborda de forma acessível temas complexos como equidade de género e diversidade cultural. Mama’s Sleeping Scarf é uma contribuição significativa para a literatura infantil, descolonizando-a ao oferecer uma representação positiva e inclusiva da cultura africana. Através desta obra, Adichie reafirma seu compromisso com a representação cultural e a construção de narrativas que promovem a compreensão intercultural desde a infância. | por |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | |
dc.identifier.slug | cv-prod-4394294 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/9292 | |
dc.language.iso | N/A | por |
dc.subject | Chimamanda Ngozi Adichie | en_US |
dc.subject | Literatura infantil | en_US |
dc.subject | Pós-colonialismo | en_US |
dc.subject | Semiótica Visual | en_US |
dc.subject | Identidade | en_US |
dc.title | NARRATIVA VISUAL E ALTERIDADE EM MAMA’S SLEEPING SCARF, DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE: IDENTIDADE CULTURAL E REPRESENTAÇÕES | en_US |
dc.type | research article | en_US |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 341 | |
oaire.citation.issue | 1 | en_US |
oaire.citation.startPage | 326 | |
oaire.citation.title | Revista Prâksis | en_US |
oaire.citation.volume | 22 | en_US |
rcaap.cv.cienciaid | 3315-1423-5042 | FÁTIMA SUSANA MOTA ROBOREDO AMANTE | |
rcaap.rights | openAccess | en_US |