Publication
A leitura de textos plurilíngues por estudantes surdos a partir de uma abordagem de intercompreensão: enfoques sobre a dimensão psicológica
dc.contributor.author | Lúgaro, Carolina | |
dc.contributor.author | Araújo e Sá, Maria Helena | |
dc.contributor.author | Silva, Ana Isabel | |
dc.date.accessioned | 2023-02-06T12:15:59Z | |
dc.date.available | 2023-02-06T12:15:59Z | |
dc.date.issued | 2023-01 | |
dc.description.abstract | A intercompreensão como abordagem plurilíngue pode favorecer o desenvolvimento das multiliteracias dos estudantes surdos, integrando-os em um mundo multilíngue e multimodal. Este artigo se apoia naimplementação, junto de estudantes surdos de Brasil e Portugal, de um Programa de Intercompreensão em Línguas com foco na leitura, que objetivou desenvolver as suas multiliteracias. O eixo psicológico do referencial que suporta o Programa envolve a abertura às línguas e à diversidade, motivação e confiança para lidar com o novo, a descoberta das relações entre línguas e a vontade de explorá-las. Os dados analisados provêm das videogravações das sessões do Programa; registros no diário da investigadora e atividades dos alunos. Os resultados indicam que construir sentidos em línguas pouco conhecidas pelos estudantes demandou investimento cognitivo e psicológico, no qual autoconfiança, disposição para arriscar e resiliência foram fundamentais. O diálogo, a multimodalidade do Programa e a combinação de modalidades linguísticas na comunicação favoreceram a mobilização e expansão dos repertórios dos participantes e o desenvolvimento das suas multiliteracias. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.1590/1678-460X202359804 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1678-460X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/7596 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.scielo.br/j/delta/i/2023.v39n1/ | pt_PT |
dc.subject | Surdos | pt_PT |
dc.subject | Plurilinguismo | pt_PT |
dc.subject | Intercompreensão | pt_PT |
dc.subject | Dimensão psicológica | pt_PT |
dc.subject | Multiliteracias | pt_PT |
dc.title | A leitura de textos plurilíngues por estudantes surdos a partir de uma abordagem de intercompreensão: enfoques sobre a dimensão psicológica | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP - Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 29 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada | pt_PT |
oaire.citation.volume | 39 | pt_PT |
person.familyName | Silva | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.identifier.ciencia-id | 7619-AD86-DEE0 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5751-3902 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 2023_Lúgaro_Araújo e Sá&Silva.pdf
- Size:
- 795.13 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: