Repository logo
 
Publication

A leitura de textos plurilíngues por estudantes surdos a partir de uma abordagem de intercompreensão: enfoques sobre a dimensão psicológica

dc.contributor.authorLúgaro, Carolina
dc.contributor.authorAraújo e Sá, Maria Helena
dc.contributor.authorSilva, Ana Isabel
dc.date.accessioned2023-02-06T12:15:59Z
dc.date.available2023-02-06T12:15:59Z
dc.date.issued2023-01
dc.description.abstractA intercompreensão como abordagem plurilíngue pode favorecer o desenvolvimento das multiliteracias dos estudantes surdos, integrando-os em um mundo multilíngue e multimodal. Este artigo se apoia naimplementação, junto de estudantes surdos de Brasil e Portugal, de um Programa de Intercompreensão em Línguas com foco na leitura, que objetivou desenvolver as suas multiliteracias. O eixo psicológico do referencial que suporta o Programa envolve a abertura às línguas e à diversidade, motivação e confiança para lidar com o novo, a descoberta das relações entre línguas e a vontade de explorá-las. Os dados analisados provêm das videogravações das sessões do Programa; registros no diário da investigadora e atividades dos alunos. Os resultados indicam que construir sentidos em línguas pouco conhecidas pelos estudantes demandou investimento cognitivo e psicológico, no qual autoconfiança, disposição para arriscar e resiliência foram fundamentais. O diálogo, a multimodalidade do Programa e a combinação de modalidades linguísticas na comunicação favoreceram a mobilização e expansão dos repertórios dos participantes e o desenvolvimento das suas multiliteracias.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/1678-460X202359804pt_PT
dc.identifier.issn1678-460X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7596
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.scielo.br/j/delta/i/2023.v39n1/pt_PT
dc.subjectSurdospt_PT
dc.subjectPlurilinguismopt_PT
dc.subjectIntercompreensãopt_PT
dc.subjectDimensão psicológicapt_PT
dc.subjectMultiliteraciaspt_PT
dc.titleA leitura de textos plurilíngues por estudantes surdos a partir de uma abordagem de intercompreensão: enfoques sobre a dimensão psicológicapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP - Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage29pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleDELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadapt_PT
oaire.citation.volume39pt_PT
person.familyNameSilva
person.givenNameAna Isabel
person.identifier.ciencia-id7619-AD86-DEE0
person.identifier.orcid0000-0002-5751-3902
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2023_Lúgaro_Araújo e Sá&Silva.pdf
Size:
795.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: