Publication
Évolution de l'organisation du rapport de durée vocalique chez les apprenants lusophones de FLE
dc.contributor.author | Delplancq, Véronique | |
dc.contributor.author | Harmegnies, Bernard | |
dc.date.accessioned | 2013-01-08T23:35:35Z | |
dc.date.available | 2013-01-08T23:35:35Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.description.abstract | Este artigo pretende ser um contributo para o esclarecimento da progressão fonética da aprendizagem do Francês Língua Estrangeira (FLE) por parte de Lusófonos, futuros professores de Francês em Portugal e inscreve-se no seguimento de uma série de textos já publicados pelos mesmos autores. A investigação focaliza-se no essencial sobre a observação da evolução da duração vocálica durante o processo de ensino organizado em 4 anos. Quatro locutores participaram à experimentação e as suas produções, em francês e em português, foram gravadas com uma frequência de 3 vezes por ano de estudo. Cerca de 3200 medidas foram submetidas à análise estatística. Diversos factores foram considerados; as variáveis independentes são o grau de exposição à língua estrangeira (LE) do sujeito antes a sua entrada no superior, o acento vocálico e a língua. A variável dependente única é a duração vocálica. | por |
dc.identifier.issn | 1937-5697 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/1477 | |
dc.language.iso | fra | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Edições Colibri | por |
dc.subject | aprendizagem | por |
dc.subject | Lusófono | por |
dc.subject | FLE | por |
dc.subject | evolução | por |
dc.subject | fonética | por |
dc.title | Évolution de l'organisation du rapport de durée vocalique chez les apprenants lusophones de FLE | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | Intercompreensão, Revista de Didáctica das Línguas | por |
oaire.citation.volume | 12 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |