Repository logo
 
Publication

Literatura, Leitura e leitores na educação básica – reflexões sobre a prática de ensino supervisionada

dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.contributor.authorSilva, Ana Isabel
dc.date.accessioned2019-02-26T09:32:24Z
dc.date.available2019-02-26T09:32:24Z
dc.date.issued2018-12
dc.description.abstractEm Portugal, a motivação para a leitura no Ensino Básico concilia o compromisso com a literatura, aliança plasmada nos documentos curriculares em vigor, no domínio “Educação Literária”. Para tal, contribui o modo como os futuros professores planificam as atividades relativas a esse domínio. Assim, o nosso estudo tem como objetivo compreender: i) que repercussões poderão ter tais planificações na reconstrução do perfil de leitor do seu futuro público; ii) que aspetos da sua formação merecem atenção, à luz da operacionalização de tais práticas de leitura; iii) qual o papel que atribuem à “Educação Literária”, em contexto de sala de aula. Participaram 4 futuros professores inscritos na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Optamos por uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso múltiplo. Os instrumentos a que recorremos foram 24 planificações individuais elaboradas pelos futuros professores, destinadas ao 2.º ano de escolaridade. Concluímos que concedem relevo à literatura em contexto educativo, tendo dificuldades em selecionar e em implementar algumas estratégias de desenvolvimento de compreensão na leitura que contribuam para uma maior fruição dos textos literários.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMelão, D. & Silva, A.I. (2018). “Literatura, Leitura e leitores na educação básica – reflexões sobre a prática de ensino supervisionada”. Revista Polyphonía, 29(2), pp. 301-314. https://doi.org/10.5216/rp.v29i2.571142017.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5216/rp.v29i2.571142017pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/5433
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/57114/32675pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectLiteraturapt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.titleLiteratura, Leitura e leitores na educação básica – reflexões sobre a prática de ensino supervisionadapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage314pt_PT
oaire.citation.startPage301pt_PT
oaire.citation.titleRevista Polyphoníapt_PT
oaire.citation.volume29(2)pt_PT
person.familyNameMelão
person.givenNameDulce
person.identifier.orcid0000-0002-1608-1074
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
57114-Texto do artigo-243059-2-10-20190208.pdf
Size:
297.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: