Publication
Literatura, Leitura e leitores na educação básica – reflexões sobre a prática de ensino supervisionada
dc.contributor.author | Melão, Dulce | |
dc.contributor.author | Silva, Ana Isabel | |
dc.date.accessioned | 2019-02-26T09:32:24Z | |
dc.date.available | 2019-02-26T09:32:24Z | |
dc.date.issued | 2018-12 | |
dc.description.abstract | Em Portugal, a motivação para a leitura no Ensino Básico concilia o compromisso com a literatura, aliança plasmada nos documentos curriculares em vigor, no domínio “Educação Literária”. Para tal, contribui o modo como os futuros professores planificam as atividades relativas a esse domínio. Assim, o nosso estudo tem como objetivo compreender: i) que repercussões poderão ter tais planificações na reconstrução do perfil de leitor do seu futuro público; ii) que aspetos da sua formação merecem atenção, à luz da operacionalização de tais práticas de leitura; iii) qual o papel que atribuem à “Educação Literária”, em contexto de sala de aula. Participaram 4 futuros professores inscritos na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Optamos por uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso múltiplo. Os instrumentos a que recorremos foram 24 planificações individuais elaboradas pelos futuros professores, destinadas ao 2.º ano de escolaridade. Concluímos que concedem relevo à literatura em contexto educativo, tendo dificuldades em selecionar e em implementar algumas estratégias de desenvolvimento de compreensão na leitura que contribuam para uma maior fruição dos textos literários. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Melão, D. & Silva, A.I. (2018). “Literatura, Leitura e leitores na educação básica – reflexões sobre a prática de ensino supervisionada”. Revista Polyphonía, 29(2), pp. 301-314. https://doi.org/10.5216/rp.v29i2.571142017. | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5216/rp.v29i2.571142017 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/5433 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/57114/32675 | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Literatura | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.title | Literatura, Leitura e leitores na educação básica – reflexões sobre a prática de ensino supervisionada | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 314 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 301 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Polyphonía | pt_PT |
oaire.citation.volume | 29(2) | pt_PT |
person.familyName | Melão | |
person.givenName | Dulce | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1608-1074 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 57114-Texto do artigo-243059-2-10-20190208.pdf
- Size:
- 297.8 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: