Publication
Perspetivas sobre os trabalhos para casa en ciências naturais no 2º ciclo do ensino básico
dc.contributor.advisor | Cardoso, Ana Paula | |
dc.contributor.advisor | Abrantes, Isabel | |
dc.contributor.author | Silva, Andreia Filipa Duarte Ferreira da | |
dc.date.accessioned | 2020-02-04T13:50:58Z | |
dc.date.available | 2020-02-04T13:50:58Z | |
dc.date.issued | 2019-01-08 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Viseu. Contempla duas partes: uma primeira, onde se inclui uma reflexão crítica sobre as Práticas de Ensino Supervisionadas durante quatro semestres; e uma segunda onde se apresenta o trabalho de investigação, que pretende compreender as perspetivas dos professores e alunos sobre os Trabalhos Para Casa (TPC) em Ciências Naturais, no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Assim, na investigação recorremos ao inquérito por questionário e por entrevista na modalidade de focus group. Os questionários foram aplicados a professores de Ciências Naturais e a alunos do 2.º CEB de um Agrupamento de Escolas de Viseu e as entrevistas, subsequentes a uma atividade experimental como TPC, foram aplicadas a quatro grupos de uma turma do 5.º ano de escolaridade. Verificou-se que os professores solicitam semanalmente TPC nesta disciplina, considerando-os muito importantes para o processo de ensino-aprendizagem. Relativamente aos alunos, na sua maioria, realizam os TPC e também os consideram importantes, uma vez que os ajuda a estudar, aumenta a curiosidade e melhora os seus hábitos de estudo. As tarefas que realizam com maior frequência e aquela que os professores também solicitam mais vezes são as fichas do manual escolar. Contudo, com a entrevista, também pudemos constatar que os alunos reagem com mais entusiasmo e motivação a TPC inovadores, fora do contexto tradicional. | |
dc.identifier.tid | 202412202 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6180 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Trabalhos para casa (TPC) | pt_PT |
dc.subject | ciências naturais | pt_PT |
dc.subject | 2.º ciclo do ensino básico (2.º CEB) | pt_PT |
dc.subject | professores | pt_PT |
dc.subject | alunos | pt_PT |
dc.title | Perspetivas sobre os trabalhos para casa en ciências naturais no 2º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatório Final de Estágio (Andreia Silva, 10392).pdf
- Size:
- 1.16 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: