ESEV - DPCE - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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- A Censura e a Liberdade de Expressão sobre as perceções dos alunos de uma turma do 6.º ano de escolaridadePublication . Cravo, Alice Manuela Correia; Nunes, JoãoO presente relatório final de estágio apresenta um estudo elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e do 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal (HGP), mais concretamente numa turma do 6.º ano de escolaridade na disciplina de HGP. Neste sentido, este divide-se em duas seções, a primeira parte, apresenta-se o percurso desenvolvido durante as Prática de Ensino Supervisionada (PES) I e II no 1.º CEB e na PES II no 2.º CEB, em que se descreve os contextos das práticas pedagógicas e se faz uma análise crítica das competências pedagógicas adquiridas ao longo dessas experiências de ensino. A segunda parte do relatório é dedicado ao estudo empírico, onde este se inicia pela definição do objeto de estudo e a sua pertinência, avançando depois para uma revisão de literatura. Posteriormente, indica-se a metodologia utilizada, através da amostra, das técnicas e instrumentos de recolha de dados, dos procedimentos adotados e da análise e tratamento de dados. Seguidamente, a apresentação e discussão dos dados recolhidos, que consistiu na análise e interpretação dos dados obtidos nos dois inquéritos por questionário à turma. Por fim, apresentam-se as conclusões do estudo, bem como uma apreciação global de todo o processo.
- Prática de Ensino Supervisionada e trabalho de investigação: a importância do espaço exterior em crechePublication . Fernandes, Marta Isabel Lopes; Figueiredo, Maria PachecoO relatório de estágio abrange os estágios realizados no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. São apreciadas criticamente as práticas realizadas e as aprendizagens desenvolvidas. Na segunda parte, apresenta-se um estudo sobre a transformação de um espaço exterior em creche, que aprofunda aspetos da importância deste espaço para as crianças, bem como para a qualidade da oferta educativa. O estudo decorreu numa creche em que ao longo dos anos, a equipa educativa, pais e crianças, foram notando e referindo a necessidade da existência de um espaço no exterior adequado às brincadeiras das crianças. Deste modo, ao longo de um ano letivo, pais e equipa educativa, tomaram a iniciativa de reformular uma área que se encontra nas imediações da creche, construindo equipamentos que tornassem o espaço mais atrativo, funcional e que apoiasse um brincar rico. Para a concretização deste estudo, recorreu-se à observação participante, à aplicação do “Go- Exterior: grelha de observação de espaços exteriores em Educação de Infância”, tendo sido ainda analisados registos fotográficos e notas de campo, bem como realizadas entrevistas à equipa educativa da creche, nomeadamente as adultas que acompanham as crianças nas deslocações ao espaço exterior. Neste sentido, além de caraterizar as alterações concretizadas, analisaram-se as perceções da equipa educativa da creche relativamente às alterações realizadas no espaço exterior, possibilitando ainda refletir acerca da relevância do espaço exterior para a aprendizagem das crianças, bem como da qualidade da oferta educativa da creche.
- Relatório de Estágio numa CPCJ da Região Centro de PortugalPublication . Barbosa, Joana Carolina Gomes; Fonseca, Susana; Alves, Ana BertaO presente Relatório Final de Estágio descreve as atividades realizadas ao longo do estágio numa Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da região centro de Portugal, no âmbito do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. O estágio foi orientado pelo diagnóstico das necessidades desta Comissão, tendo sido planeadas e implementadas atividades que pretendem dar resposta aos desafios encontrados, potencializando o desenvolvimento integral e o bem-estar das crianças e jovens. Assim, foram integradas as seguintes medidas no plano de intervenção: “Prevenção de comportamentos de risco”, “Promoção de competências parentais”, “Sensibilização da comunidade”, “Divulgação do trabalho desempenhado pela CPCJ” e “Promoção de iniciativas de capacitação/formação para os técnicos da CPCJ”. Destacam-se alguns dos objetivos atingidos, tais como investigar a prevalência da vitimização de bullying num agrupamento de escolas do concelho, capacitar as famílias para a adoção de competências parentais conscientes, divulgar e desmistificar o trabalho desempenhado pela CPCJ, sensibilizar a comunidade para a problemática das crianças e jovens em situação de risco/perigo, e potencializar o tempo dos técnicos da CPCJ. A nível pessoal, é importante também salientar a contribuição do estágio para o desenvolvimento de conhecimentos pessoais e profissionais, no âmbito da intervenção psicossocial no sistema de promoção e proteção de crianças e jovens.
- A Relação Pedagógica na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo percecionada por futuros professoresPublication . Pereira, Elsa Marina Moreira; Rocha, JoãoO presente relatório apresenta uma apreciação crítica dos estágios desenvolvidos ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada na Educação PréEscolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma forte sustentação através dos Padrões de Desempenho Docente. Na Parte II expomos o nosso trabalho de investigação “Relação Pedagógica na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo percecionada por futuros professores”, tendo como principais objetivos: i)Compreender as perceções dos estagiários sobre a importância da relação pedagógica na EPE e no 1.º CEB; ii) Comparar as perceções dos futuros educadores/professores sobre a importância da relação pedagógica na EPE e no 1.º CEB; iii) Saber quais as perceções dos estagiários sobre a influência da relação pedagógica no processo de ensino-aprendizagem; iv) Aferir da relevância da relação afetiva/afetividade entre o educador/professor e a criança/aluno; v) Conhecer as principais vivências no estágio pedagógico que possibilitam um melhor entendimento da importância da relação pedagógica na EPE e no 1.º CEB; vi) Identificar algumas atividades que potenciam a relação pedagógica na EPE e no 1.º CEB. De modo a conseguirmos dar resposta à nossa questão problema “Quais as perceções dos estagiários que frequentam um curso de Mestrado de Formação de Professores sobre a importância da relação pedagógica na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico?”, numa primeira parte apresentaremos uma revisão da literatura sobre o tema em questão, de seguida iremos explanar o nosso estudo a partir de uma abordagem qualitativa, em que para a recolha de dados foi utilizada a entrevista a alunos que estão a concluir ou já concluíram um curso de Formação de Professores, de modo, a compreendermos de que modo é que a relação pedagógica é vista e qual a importância que detém na vida profissional destes.
- A participação dos pais/encarregados de educação na experiência escolar dos alunosPublication . Ferreira, Tânia Beatriz Teixeira; Ramalho, Henrique; Rocha, JoãoO presente relatório final de Estágio surge no âmbito do final do Mestrado em Educação do 1.º Ciclo do Ensino Básico e do 2.º Ciclo de ensino Básico (CEB) em português e história e geografia de Portugal, realizado na Escola Superior de Educação de Viseu. Este documento é constituído por dois capítulos complementares, sendo eles a reflexão crítica sobre as práticas em contexto de prática supervisionada e o trabalho de investigação. No primeiro capítulo deste relatório, expomos algumas práticas desenvolvidas no decorrer da prática supervisionada no 1.º e no 2.º CEB, assim como, apresentamos as reflexões críticas sobre as Práticas Supervisionadas relativamente às competências e ao seu contributo face ao perfil profissional docente. No segundo capítulo é realizado um trabalho de investigação assente num estudo de natureza qualitativo recorrendo a entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de analisar as perceções dos docentes e dos pais/encarregados de educação relativamente à participação dos pais/encarregados de educação na experiência escolar dos alunos. Após a organização e análise dos dados, foi possível compreender a relevância da participação dos pais/encarregados de educação no contexto da experiência escolar dos alunos e o quanto essa participação pode influenciar a motivação do aluno nas suas aprendizagens.
- Intervenção psicossocial no âmbito de uma Comissão de Proteção de Crianças e Jovens: indicadores e causas do absentismo escolar na perspetiva de alunos do 3.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Teixeira, Daniela Cristina de Sá Neiva; Felizardo, Sara; Cordeiro, LeandraO presente relatório apresenta os resultados do trabalho final de estágio, integrado no segundo ano do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco. No decurso do estágio, participei no desenvolvimento e implementação das atividades de colaboração e apoiei nas atividades regulares da CPCJ, nomeadamente, na observação e acompanhamento de processos. Com o suporte dos membros da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, foi possível identificar as principais causas e fatores que influenciam o absentismo escolar, na perspetiva de jovens estudantes do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto. Para o efeito, os dados foram recolhidos junto de uma amostra de 56 alunos pertencentes às turmas de 7.º ano, 8.º ano e 9.º ano. O instrumento utilizado no presente estudo, foi o inquérito por questionário, sendo que a posterior análise de dados foi efetuada através do IBM SPSS, versão 29.0. Após a análise dos resultados, foi possível concluir que o absentismo escolar é fortemente influenciado pelo contexto familiar dos jovens, mas também por indicadores do ambiente escolar. Entre as causas identificadas, destaca-se, na perceção dos jovens, a pressão exercida pelos encarregados de educação, com o intuito de obterem bons resultados escolares, assim como, o desconhecimento por parte das famílias sobre o grupo de pares dos seus filhos e as contingências de quando faltam às aulas. Foi possível compreender que existem diferenças de género face ao absentismo escolar e que a idade e o ano de escolaridade são fatores que contribuem para o absentismo. Por fim, foi possível verificar que a relação saudável entre professor-aluno é importante para o desenvolvimento escolar dos alunos de Cabeceiras de Basto.
- Perceções dos educadores de infância quanto à utilização de canções infantis na aquisição de novas palavras por parte de crianças dos 3 aos 6 anosPublication . Batista, Maria João Paredes; Rocha, João; Aguiar, Maria CristinaO Relatório Final de Estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico compreende duas partes. Uma primeira parte que tem um enfoque na reflexão crítico-reflexiva sobre as práticas em contexto da Educação Pré-Escolar (EPE e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e uma segunda parte que reporta ao estudo desenvolvido num jardim de infância do concelho de Viseu e num jardim de infância da zona de Trás os Montes com o objetivo de averiguar se as canções são um recurso facilitador para a aquisição de novas palavras por parte das crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos. A reflexão suportada pelos Padrões de Desempenho Docente debruça-se sobre as práticas educativas implementada e os materiais construídos e utilizados em contexto de estágio dos dois níveis de educação. A investigação realizada é um estudo de cariz qualitativo, relacionado com a utilização de canções infantis na Educação Pré-Escolar, com recurso a entrevistas semiestruturadas, tendo como participantes 7 educadoras de infância pertencentes a dois agrupamentos de escolas distintos, sendo um da zona norte e outro da zona centro de Portugal. A investigação tem como principais objetivos, compreender as perceções dos educadores de infância sobre o papel das canções infantis na aquisição de novas palavras pelas crianças; identificar as dificuldades na promoção de práticas interdisciplinares que integrem a música e o ensino do Português; aferir as práticas curriculares promovidas pelos educadores de infância para o desenvolvimento da linguagem das crianças. Os resultados obtidos através da realização da investigação, permitiram concluir que, nos casos onde ocorreu a recolha dos dados e de acordo com os intervenientes entrevistados, as canções infantis auxiliam as crianças com idades entre os três e os seis anos a adquirir novas palavras.
- Transição da EPE para o 1.º CEB: perspetivas das criançasPublication . Marques, Daniela Sousa; Ribeiro, Esperança Jales; Cardoso, Ana PaulaEste relatório apresenta as experiências de aprendizagem adquiridas no âmbito das Práticas Supervisionadas I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como uma investigação empírica desenvolvida no contexto da Educação Pré-Escolar, e que tem como objetivo dar voz às crianças, da forma como as mesmas percecionam a transição da Educação Pré-Escolar (EPE) para o 1º. Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). A entrada no 1.º Ciclo do Ensino Básico é entendida como uma etapa importante na vida da criança. Independentemente de aquela ter frequentado a EPE, a transição para o 1.º CEB é sempre percecionada como uma transição fulcral na vida da criança. O processo de transição entre a EPE e o 1.º CEB pode ser eficaz e bem-sucedido se forem criadas ligações que permitam a articulação entre estes dois ciclos educativos. Os educadores e docentes do 1.º CEB devem vincular essas ligações com base em projetos e nas práticas da gestão curricular. Na realização do estudo foi adotada a metodologia de investigação qualitativa, com recurso à utilização de diversos instrumentos para a recolha de dados, sendo estes a entrevista e o registo gráfico - o desenho. Toda a recolha de dados foi realizada com as mesmas crianças. Os principais resultados obtidos desta investigação revelaram que as crianças tinham uma conceção de 1.º CEB positiva, percecionando a escola como um lugar onde aprendem coisas novas sobre várias áreas e diferentes do que estão habituados a fazer. Em síntese, para as crianças na presente investigação a escola do 1.º CEB trata-se de um sítio distinto no qual promovem aprendizagens diversificadas.
- O consumo de substâncias psicoativas em adolescentes: Implementação do programa de prevenção "Eu e os Outros" em contexto escolarPublication . Bizarro, Soraia Daniela Pinto; Fernandes, Rosina; Martins, EmíliaO presente relatório apresenta os resultados da realização do estágio enquadrado no Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco. Ao longo do estágio foi implementado o programa “Eu e os Outros”, com a exploração da narrativa 2 “A amizade - com a cannabis pelo meio”, que teve como propósito a prevenção dos comportamentos aditivos e dependências e redução de danos nos adolescentes alvo de intervenção, expandindo o seu conhecimento acerca das Substâncias Psicoativas (SPA). O uso destas substâncias é um fenómeno universal e antigo. Porém, é percetível que o seu acesso e consumo tem-se revelado ano após ano maior entre jovens e adolescentes. Por vários motivos, a adolescência constitui uma fase de grande exposição ao consumo de SPA sendo fundamental investir numa prevenção precoce. Este programa foi implementado junto de 81 alunos de uma Escola Profissional da região Centro. Os instrumentos utilizados para proceder à avaliação da eficácia da intervenção foram os questionários de avaliação pré e pós-intervenção e de avaliação da satisfação geral dos participantes, cuja análise de dados foi efetuada através do IBM SPSS, versão 28.0. Os resultados obtidos permitem perceber que, no geral, os participantes melhoraram o seu nível de conhecimentos acerca das SPA e revelaram que existe satisfação com o programa e com o modo como os temas foram expostos e debatidos. Importa perceber os efeitos do programa nos comportamentos dos jovens e continuar a investir na intervenção preventiva, principalmente em contexto escolar.
- Relatório Final de Estágio na PAJE - Plataforma de Apoio a Jovens (Ex)acolhidosPublication . Pereira, Ana Filipa Félix; Amante, Maria JoãoA ideia de proteção da infância “é uma aquisição civilizacional relativamente recente, que começou a ganhar forma à luz das mudanças sociais, económicas e demográficas nas sociedades nascidas da industrialização no século XIX, marcadas pela emergência de uma ideologia de progresso, riqueza e bem-estar” (Carvalho & Fernandes, 2021, p. 425). O que somos hoje está muito relacionado com o que vivemos e aprendemos na infância acerca de nós, dos outros e do mundo que nos rodeia; as pessoas significativas da nossa vida (pais, avós, irmãos, educadores, professores, amigos, etc.), contribuíram, também, para a construção da nossa essência. Este estágio teve como objetivo maior conhecer o acolhimento residencial e o pós-acolhimento através das lentes e da atuação de quem tem uma perspetiva mais macro, conhecendo o sistema de acolhimento residencial no seu todo e realizando uma intervenção transversal a todas as Casas de Acolhimento, ainda que cada realidade seja única. Os três eixos da PAJE – apoiar jovens ex-acolhidos, melhorar o perfil de saída e consciencialização para a temática, foram os pilares orientadores do estágio, tendo sido o mote para o desenvolvimento das diversas atividades realizadas. Para além de ser verificar, até então, a necessidade de melhorar o funcionamento e organização das Casas de Acolhimento e a inexistência, em grande número, de retaguarda dos jovens que saem do acolhimento é, também, fundamental consciencializar a sociedade em geral, trabalhar a mudança de mentalidades e chegar, ainda mais perto, dos decisores políticos e desafiá-los a mudanças legislativas que beneficiem o desenvolvimento destas crianças e jovens.