Repository logo
 
Publication

A planificação na perspetiva dos professores do 1.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.authorSantos, Susana
dc.contributor.authorCardoso, Ana Paula
dc.contributor.authorLacerda, Carla
dc.date.accessioned2017-01-30T10:39:35Z
dc.date.available2017-01-30T10:39:35Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA planificação acompanha toda e qualquer tarefa de um professor e, nessa medida, considerou-se relevante trazer à análise a presente proposta de comunicação, que pretende partilhar os resultados de um estudo empírico, que tem como objetivo analisar as perceções dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), relativamente à planificação no processo de ensino-aprendizagem. Para sustentar este trabalho foi realizada uma investigação de caráter descritivo (Fortin, 1999), com recurso ao inquérito por questionário, que foi elaborado para o efeito com base na revisão teórica efetuada. O mesmo foi aplicado a sessenta e quatro professores de quatro agrupamentos de escolas do distrito de Viseu. Através da análise dos dados recolhidos é possível concluir que a planificação é encarada como uma das mais importantes tarefas do trabalho do professor do 1.º CEB, devendo ser realizada ao longo de toda a prática profissional e em colaboração com outros professores. Todas as componentes curriculares da planificação são consideradas importantes para o trabalho docente, tendo em vista o sucesso da ação pedagógica. Em virtude de a formação relativa à planificação estar inserida no plano de estudos de qualquer estudante na área da docência, os professores passam por um processo formativo no que respeita às questões da planificação. Relativamente às práticas de planificação realizadas pelos professores, estes, em geral, afirmam que realizam todos os tipos de planos curriculares (plano anual, periódico, mensal, semanal, diário), embora a frequência de realização dos planos anuais seja maior.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos, S., Cardoso, A. P., & Lacerda, C. (2016). A planificação na perspetiva dos professores do 1.º ciclo do ensino básico. In C. A. Gomes, M. Figueiredo, H. Ramalho, & J. Rocha (Coords.). XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação (pp. 1045-1053). Viseu: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-96261-6-4pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96261-6-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4152
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.relationFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), I.P., no âmbito do projeto UID/Multi/04016/2016pt_PT
dc.subjectPlanificaçãopt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.titleA planificação na perspetiva dos professores do 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage1053
oaire.citation.startPage1045
oaire.citation.titleXIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educaçãopt_PT
person.familyNamePaula Pereira de Oliveira Cardoso
person.familyNameLacerda José
person.givenNameAna
person.givenNameCarla Sofia Pereira
person.identifier.ciencia-id4019-E6D8-1885
person.identifier.ciencia-id7E10-92E9-CE3B
person.identifier.orcid0000-0001-5062-4098
person.identifier.orcid0000-0003-0053-2915
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f
relation.isAuthorOfPublication8c49293c-dbfe-4b85-8b93-24bb49ba62df
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8c49293c-dbfe-4b85-8b93-24bb49ba62df

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A PLANIFICAÇÃO NA PERSPETIVA DOS PROFESSORES DO 1.º CEB.pdf
Size:
250.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: