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Advisor(s)
Abstract(s)
O propósito deste artigo é proporcionar aos dirigentes das Misericórdias ferramentas que possam
contribuir para melhorar o desempenho e a competitividade das suas organizações, explorando as
relações entre os conceitos orientação de mercado, aprendizagem organizacional, inovação e
desempenho. É questionado a utilização de metodologias de gestão nestas organizações e sugere-se
o aprofundamento dos estudos e a consciencialização sobre a importância da sua aplicação para
melhorar o desempenho nas mesmas.
A gestão das organizações sem fins lucrativos deve passar para outra configuração, diferente do
informalismo que as caracteriza. A questão que se põe nesta realidade é que estas, enquanto
organizações complexas, devem procurar adoptar novas ferramentas de gestão que lhes permita
alcançar a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que procuram atingir a sua missão social no
universo que estão inseridas. Considerando a escassez de estudos com abordagem quantitativa
nesta área, o objetivo geral do estudo é caracterizar a gestão das misericórdias e investigar a relação
existente entre orientação para o mercado social e desempenho, sendo esta relação mediada pela
aprendizagem organizacional e inovação.
Description
Keywords
Orientação para o mercado Aprendizagem organizacional Inovação Desempenho Organizações sem fins lucrativos