Browsing by Issue Date, starting with "2014-02"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- A influência do género e da ocasião na frequência de consumo de vinhoPublication . Marques, Carlos; Guia, AnaEsta comunicação pretende avaliar de que modo a frequência de consumo de vinho depende do género do comprador e da ocasião a que se destina a compra. Para tal, foi desenvolvido e validado um modelo estrutural que incluiu o conhecimento subjetivo da categoria e as motivações para consumir como variáveis mediadoras. Os dados empíricos foram recolhidos de uma amostra de 523 compradores entrevistados após a compra em grandes superfícies retalhistas de Lisboa e Porto. Os resultados indicam que a frequência de consumo é explicada predominantemente pela ocasião de consumo no contexto de refeição normal, havendo também um efeito muito significativo da motivação por gratificação sensorial. O conhecimento subjetivo revelou-se um elemento fundamental no comportamento do consumidor, quer pela sua influência sobre as motivações, quer pela sua influência sobre a frequência de consumo. Sugere-se que o marketing de vinhos para compradores regulares reforce a perceção de confiança e de eficácia de decisão que costumam ser associadas aos elevados níveis de conhecimento percebido numa categoria de produto.
- Suporte social, empowerment e doença crónicaPublication . Cunha, Madalena; Chibante, Rosa; André, SusanaCONTEXTO: O empowerment é uma filosofia exigível às pessoas com doença crónica como a diabetes de forma a superar as exigências da convivência diária com a própria doença. Por sua vez, o apoio social é um recurso cujo suporte informativo, emocional e instrumental, assume um papel de relevo na promoção da autogestão da doença crónica, contribuindo para o desenvolvimento da capacitação das pessoas para ultrapassar os obstáculos com que se deparam no seu dia-a-dia. OBJETIVO: Avaliar se o apoio social prediz o empowerment. METODOLOGIA: O estudo descritivo foi realizado numa amostra não probabilística constituída com 150 pessoas com diabetes acompanhadas em unidades de saúde de cuidados de saúde primários, na Consulta de Diabetes. A média de idades foi de 66,85 anos, a maioria casados/em união de facto, aposentados, com prevalência do 1º ciclo do ensino básico. Na colheita de dados utilizou-se o Diabetes Empowerment Scale (Anderson, Funnell, Fitzgerald & Marrero, 2000) e a Escala de Apoio Social (Matos e Ferreira, 2000). RESULTADOS: A maioria dos participantes pontuou com elevado empowerment e que o apoio social foi percecionado como bom. A escolaridade e a profissão estão positivamente relacionados com o empowerment. O apoio social revelou-se um preditor positivo da capacitação, explicando 17,1% da sua variabilidade, constatando-se que quanto melhor o apoio social, maior a capacitação manifestada pelas pessoas com diabetes. CONCLUSÕES: Englobar a gestão dos recursos de apoio social na Consulta de Enfermagem/Diabetes assume-se como uma estratégia promotora do empoderamento/capacitação das pessoas com diabetes.
- O papel do Enfermeiro Veterinário no acondicionamento e envio de amostras para o laboratórioPublication . Vala, HelenaIn the present work, the main situations in which recourse to the laboratory is fundamental, are listed, as well as the main methods of taking samples from live animal and its execution. The main risks which compromise the quality and reliability of laboratory diagnosis, are related with incorrect methods of sampling, little information on their respective request records or its incorrect filled, also with failures in packing and sending samples to the laboratory, as well as the absence of indications to the correct orientation of the surgical specimens. Also, the main rules of conduct and best practices, which the Veterinary Nurse could help to implement in clinical practice, will be identified, with the goal to contribute to the minimization of laboratory error.
- Saúde oral, literacia e qualidade de vida em idosos: Revisão sistemática da literaturaPublication . Cunha, Madalena; Santos, Eduardo; Costa, Anabela; Pereira, Marta; Varanda, Ricardo; Loureiro, SaraContexto: O impacto da saúde oral torna-se cada vez mais premente face à maior longevidade do ser humano, influenciando negativamente a qualidade de vida. Objetivo: Explorar o impacto da saúde oral e da literacia na qualidade de vida dos idosos. Metodologia: Pesquisou-se em vários motores de busca, através de diferentes combinações dos descritores “Saúde Bucal”, “Qualidade de Vida” e “Educação” e dos idiomas de português e inglês, identificando-se estudos de 2000-2012. Foram seguidos os princípios propostos pelo Cochrane Handbook e a análise crítica realizada por dois investigadores. Apresentação dos resultados: O corpus do estudo foi composto por 11 estudos primários e demostra que a baixa literacia e a perda de dentes estão relacionadas com uma baixa qualidade de vida. Conclusão: A literacia e o edentulismo influenciam negativamente a saúde oral, sendo que menor escolaridade e perda de dentes determinam pior qualidade de vida. A literacia e o estado de saúde oral deverão ser considerados na praxis clínica, educacional e investigativa de enfermagem de modo a promover a qualidade de vida dos idosos.
- A gestão das misericórdias: estudo do impacto da orientação para o mercado social no desempenho, moderada pela aprendizagem organizacional e inovaçãoPublication . Fonseca, Susana; Baptista, Alberto; Nogueira, FernandaO propósito deste artigo é proporcionar aos dirigentes das Misericórdias ferramentas que possam contribuir para melhorar o desempenho e a competitividade das suas organizações, explorando as relações entre os conceitos orientação de mercado, aprendizagem organizacional, inovação e desempenho. É questionado a utilização de metodologias de gestão nestas organizações e sugere-se o aprofundamento dos estudos e a consciencialização sobre a importância da sua aplicação para melhorar o desempenho nas mesmas. A gestão das organizações sem fins lucrativos deve passar para outra configuração, diferente do informalismo que as caracteriza. A questão que se põe nesta realidade é que estas, enquanto organizações complexas, devem procurar adoptar novas ferramentas de gestão que lhes permita alcançar a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que procuram atingir a sua missão social no universo que estão inseridas. Considerando a escassez de estudos com abordagem quantitativa nesta área, o objetivo geral do estudo é caracterizar a gestão das misericórdias e investigar a relação existente entre orientação para o mercado social e desempenho, sendo esta relação mediada pela aprendizagem organizacional e inovação.
- A exclusividade territorial nas novas organizações em contexto de mudança: um sistema de franquiaPublication . Carvalho, Ana Branca; Nogueira, Fernanda; Frederico, Manuela; Lopes, AlbinoNum contexto de mudança organizacional o franchising/franquia surge como uma nova tendência sistémica de contexto empresarial/organizacional. É necessário, no entanto, estruturar e definir mecanismos de controlo no desenvolvimento das redes e das unidades própria evitando o oportunismo (free-riding) e a seleção adversa. Cada vez mais o comportamento organizacional aparece como uma área de investigação que é necessário compreender. Em todos os setores de serviços, especialmente os repetitivos e os de pequena e média dimensão, têm problemas na implementação dos mecanismos de gestão. Este artigo pretende demonstrar que quanto maior são os problemas de hold-up e free-riding em sistemas de franquias, maior é a probabilidade de o franqueador fornecer aos franqueados exclusividade territorial. A exclusividade territorial é uma garantia para um franqueador que o retorno sobre os investimentos fixos de um franqueado não serão posteriormente considerados um descontrolo ou possam gerar falta de sustentabilidade do negócio.
- Turismo cultural e religioso - desenvolvimento de itinerários experienciais em terras de TaroucaPublication . Teixeira, HelenaThis paper focuses on the religious and cultural heritage of the Douro-South region. The region was studied identifying the specificities of the historical centres and their surroundings. We examined the region's vocation to root and develop tourism activities linked to cultural and religious phenomenon. Moreover, we intended to determine whether the development of tourist and religious itineraries, would be feasible and desirable with the aim of developing tourism. Using data collected in surveys, aspects of performance and satisfaction with the destination are studied. Thus, it was possible to infer the relationship between those who manage the heritage and the territory and their visitors and determine the main deficiencies pointed out by the visitors, taking into account some problems related to managing, and interpreting monuments and tourist information. Finally we create a sightseeing tour which highlights the history, traditions and heritage of the region, with particular focus on St. Bernard’s message.
- Estudo de tratamentos prévios para o controlo de acastanhamento de cenoura secadaPublication . Sério, Susana Isabel Alves; Guiné, Raquel; Correia, Paula; Dias, Maria João BarrocaO objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de compostos químicos como o ácido ascórbico e metabissulfito de sódio na inibição do acastanhamento em cenoura (Daucus carota L.), da variedade Nantes, sujeita a secagem, por convecção (60ºC e 40ºC). Por outro lado, estudou-se o efeito da aplicação de extratos naturais como os de chá verde e branco, aliados ao branqueamento, baseados na sua atividade antioxidante natural. As amostras foram sujeitas a ácido ascórbico e metabissulfito de sódio nas concentrações de 0,25% (m/v) e 1% (m/v), durante 60 min e 90 min e foi efetuado um controlo em água destilada (sem agente anti-escurecimento) nos mesmos períodos de tempo mencionados anteriormente. Os testes de branqueamento foram pré-estabelecidos, através do teste da peroxidase para a determinação do binómio tempo-temperatura adequado a cada tratamento térmico. Procedeu-se à análise das propriedades químicas (humidade, proteína, cinza, fibra bruta, açúcares, compostos fenólicos e atividade antioxidante), propriedades fisicas (textura e cor), no estado fresco e após as secagens. Quanto aos resultados obtidos, verificou-se que, de forma geral, a secagem a 60ºC conduziu a alterações mais notórias nas propriedades químicas analisadas, nomeadamente ao nível das proteínas e dos açúcares redutores. No que respeita à atividade antioxidante, as alterações foram pouco evidentes com o aumento da temperatura de secagem, porém comparativamente com a amostra em fresco, ocorreram perdas. Quanto ao teor de polifenóis totais, de forma geral, também ocorreram perdas, ocasionadas, possivelmente, por reações de acastanhamento enzimático. Quanto à análise da cor a secagem a 40ºC conduziu a maiores alterações em termos de luminosidade, sendo os tratamentos com infusões de chá os que se aproximaram mais à amostra em fresco. Em termos de diferença de cor total, a secagem a 40ºC conduziu a maiores variações, sendo os pré-tratamentos térmicos os que registaram menores variações. Quanto ao índice de acastanhamento, a secagem a 40ºC, apresentou resultados mais baixos, sendo os pré-tratamentos químicos aqueles que apresentaram os menores valores. Em relação à textura, registaram-se valores semelhantes em termos de elasticidade e coevisidade mas uma diminuição significativa da dureza e da mastigabilidade das amostras secadas quando comparadas com a amostra em fresco.
- “Enwhisteetkwa/Walk in Water: The Okanagan Version of the History of the Encounter Between Aboriginals and Settlers”Publication . Amante, SusanaThe present essay is dedicated to reflecting upon Jeannette Armstrong’s Enwhisteetkwa Walk in Water, a picture book in which this Okanagan artist, writer and educator is committed to presenting counter-images to the official history of the encounter between Aboriginals and settlers. In fact, as Heather Glebe once pointed out in Cross Canada Writers’ Magazine, Jeannette Armstrong “... is committed to promoting cross-cultural understanding through literature...” (Glebe, 1990: 6), an understanding that brings all of us together, beyond our differences. This understanding and healthy syncretism is even more necessary for the well-being of humankind now at a time when the global economic crisis – and a crisis of values as a consequence (or is the former a consequence of the latter?) – is being felt deeply around the world. It is time for us to open one’s heart and mind to others, respect them and listen actively to their words, for “... it is the duty of each person to care for and take care of one another and seek to resolve conflicts among the people so that the process of life will not be interrupted” (George, “Life is the Gift of Nature but Beautiful Living is the Gift of Wisdom”, 1990: 193). Because these are discourses that matter, I will attempt to show the other side of the story in Enwhisteetkwa Walk in Water and discuss how children’s literature may be the way out of crisis, since it raises one’s awareness and promotes critical thinking.
- Prevalência de síndrome metabólica e risco cardiovascular nos hipertensosPublication . Fonseca, Inês Alexandra Dias; Chaves, Cláudia Margarida Correia Balula; Duarte, João Carvalho; Andrade, Ana Isabel Nunes Pereira Azevedo