Repository logo
 
Publication

Conceções e práticas dos professores sobre a Educação para a Cidadania no 1.º CEB

dc.contributor.advisorCardoso, Ana Paula
dc.contributor.advisorRocha, João
dc.contributor.authorCosta, Ana Sofia Ferreira
dc.date.accessioned2019-12-16T16:04:19Z
dc.date.available2020-06-18T00:30:12Z
dc.date.issued2019-06-08
dc.description.abstractA problemática da Educação para a Cidadania é cada vez mais debatida, devido às mudanças sociais que ocorrem a um ritmo acelerado. Atualmente, a escola deve assumir novos desafios que se devem refletir nas práticas pedagógicas dos professores. Ao considerar-se a escola como um espaço privilegiado para a formação de cidadãos é necessário que estes reflitam sobre a sua prática pedagógica de forma a promover competências de índole social. Assim, com esta investigação pretendemos dar a conhecer as perspetivas dos professores relativamente à Educação para a Cidadania no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O tema da mesma é resultado da reflexão sobre as práticas docentes no que respeita à componente de Educação para a Cidadania no 1.º CEB, durante as observações em contexto de PES1CEB I e II. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário, aplicado a professores a lecionarem em quatro agrupamentos de escolas do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir que os professores incluem a área de Educação para a Cidadania nas suas práticas pedagógicas, sendo feito um trabalho transversal com maior incidência na área de Estudo do Meio, através de determinadas metodologias. As dimensões mais trabalhadas em contexto de sala de aula dizem respeito à educação ambiental/desenvolvimento sustentável e educação para a igualdade de género. Neste âmbito, apesar das dificuldades que os professores reconhecem à abordagem desta área, valorizam a formação contínua como forma de desenvolver competências para colmatar as mesmas.pt_PT
dc.description.abstractThe theme of Education for Citizenship is increasingly debated due to social changes occurring at an accelerated pace. Currently, the school must assume new challenges that must be reflected in pedagogical practices by teachers. When considering school as a privileged space for the development of citizens, it is necessary that teachers reflect on their pedagogical practice to promote social skills. Thus, with this research we intend to present the perspectives of teachers regarding Education for Citizenship in the 1st Cycle of Basic Education. The subject is the result of the reflection on the teaching practices regarding the component of Education for Citizenship in the 1st CEB, during the observations in the context of PES1CEB I e II. In empirical terms, we carried out a descriptive investigation using a questionnaire survey, applied to teachers in four groups of schools in the municipality of Viseu. The data obtained allow us to conclude that the teachers include the area of Education for Citizenship in their pedagogical practices, being carried out a transversal work with greater incidence in the subject of Environmental Study, through certain methodologies. The most elaborate dimensions in the classroom context relate to environmental education / sustainable development and education for gender equality. In this context, despite the difficulties that teachers recognize in the approach of this area, they value continuous training as a way of developing competences to fill them.pt_PT
dc.identifier.tid202341275pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6036
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação para a Cidadaniapt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectTransversalidadept_PT
dc.subjectPerspetivas dos professorespt_PT
dc.subjectEducation for Citizenshippt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectTransversalitypt_PT
dc.titleConceções e práticas dos professores sobre a Educação para a Cidadania no 1.º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final Estágio.pdf
Size:
1.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: