Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relação entre bem-estar e sucesso na aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes, sendo que a primeira se fundamenta numa reflexão crítica sobre as práticas em contexto, tanto na Educação Pré-Escolar como no Primeiro Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte fundamenta-se num estudo que pretende dar resposta à seguinte questão: “Será que existe uma relação entre o bem-estar e o sucesso escolar?”. Para efetuar a análise crítica sobre as práticas em contexto, recorremos a um vasto leque de material, armazenado ao longo de todo o percurso de estágio, bem como, a algumas opiniões de autores da área da Educação. Na segunda parte do trabalho, efetuámos uma investigação de carácter descritivo e correlacional, tendo como instrumento de recolha de dados, o inquérito por questionário, que se enquadra no âmbito do paradigma quantitativo. Aplicámos dois questionários, sendo um direcionado aos alunos e o outro aos Encarregados de Educação. O questionário aplicado aos alunos, intitulado por Kid-KINDL 8-12 anos (crianças), teve como objetivo analisar o bem-estar dos mesmos e o questionário aplicado aos Encarregados de Educação teve como intuito averiguar a forma como estes avaliavam o sucesso escolar dos seus educandos. O estudo teve como amostra um total de 98 alunos do 4º ano, sendo 49 do sexo masculino e 49 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. Os resultados permitiram concluir que existe, de facto, uma relação significativa entre o bem-estar e o sucesso escolar dos alunos constituintes da amostra.
This Final Report Stage is divided into two parts, the first of which is based on a critical reflection on the practices in context, both in pre-school education as the first cycle of basic education. The second part is based on a study that aims to answer the following question: "Is there a relationship between well-being and academic success?". To make a critical analysis of the practices in context, we appeal to a wide range of material stored throughout the course of training, as well as the opinions of some authors in the field of Education. In the second part, we have performed an investigation of character descriptive and correlational, taking as an instrument of data collection, the survey, which falls within the quantitative paradigm. We applied two questionnaires, one directed to students and the other to the Guardians. The questionnaire applied to the students entitled by Kid-KINDL 8-12 years (children) aimed to analyze the welfare of these and the questionnaire applied to the Guardians had the intention to ascertain how these assessed the academic success of their children. The study had a total sample of 98 students of 4th year, 49 males and 49 females, aged 9 to 10 years. The results showed that there is indeed a significant relationship between well-being and academic success of student’s constituents of the sample.

Description

Keywords

Prática de Ensino Supervisionada 1º Ciclo do Ensino Básico Sucesso Escolar Bem-Estar

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu

CC License