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- A integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º ciclo de ensino básicoPublication . Ferreira, Kelly Melinda Correia; Gomes, Cristina Azevedo; Gonçalves, NelsonO presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. Numa primeira parte é apresentada a reflexão sobre os estágios que ocorreram na Educação Pré-Escolar no ano letivo 2011/2012 e no 1º CEB no ano letivo 2012/2013. Nesta reflexão encontra-se referenciada a caracterização do contexto onde cada estágio ocorreu, bem como a análise das aprendizagens desenvolvidas como educadora de infância e como professora do 1º CEB, visando retratar e refletir acerca das experiências vivenciadas. A segunda parte do trabalho incide na investigação de uma problemática sobre a integração das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1º CEB. A investigação ocorreu em duas escolas de um mesmo agrupamento de Viseu, onde foram realizadas entrevistas a seis professoras titulares de turmas do 1º CEB, observações e pesquisa documental. Os resultados obtidos foram posteriormente analisados através da técnica da análise de conteúdo e da observação naturalista. As conclusões da investigação sugerem que a integração das ferramentas Web 2.0 e das TIC ainda é pouco consistente nas escolas do 1º CEB.
- Avaliação de projectos de investigação e desenvolvimento na área das telecomunicaçõesPublication . Fialho, JoanaUma correta avaliação de projetos de investigação e desenvolvimento (I&D) permite que as empresas possam selecionar e/ou priorizar os projetos que melhor satisfaçam os seus objetivos. Para além disso, muitas empresas deparam-se com limitações de recursos, especialmente os humanos. Uma ferramenta que ajude os gestores a encontrarem a melhor estratégia para alocar os recursos é muito importante para a conclusão dos projetos de forma eficiente e sem desperdícios. Este trabalho apresenta duas ferramentas que ajudam a avaliar projetos de I&D, tendo como base a estrutura e política de uma empresa específica: a PT Inovação. A avaliação deste tipo de projetos (e outros) depende, também, dessa estrutura e política, pois os pressupostos admitidos por umas empresas podem não o ser noutras. De acordo, então, com a empresa, construiu-se uma primeira abordagem de avaliação baseada em múltiplos critérios, dispostos numa estrutura hierárquica: abordagem hierárquica. Seguidamente, outra abordagem foi construída, tendo em conta apenas o critério financeiro e baseada na teoria das opções reais: abordagem estocástica. Note-se que a informação necessária para a utilização da abordagem hierárquica é mais fácil de obter do que a requerida pela abordagem estocástica. Os projetos de I&D da PT Inovação podem ser muito diferentes entre si e, em geral, são desagregados em ações, cuja estrutura e objetivos podem ser muito específicos. Devido a esta variedade, os projetos e ações são diferenciados por tipos. Esta diferenciação leva a que, na abordagem hierárquica, os critérios tenham diferentes pesos, mediante o tipo de projeto ou o tipo de ação que se está a considerar. O processo de avaliação desta abordagem baseia-se no AHP (analytic hierarchy process), sendo que algumas das suas limitações tiveram que ser ultrapassadas, nomeadamente a dificuldade em estabelecer algumas comparações, o grande número de comparações que podem ser requeridas pelo método, e o tratamento de critérios que utilizem valores financeiros. O resultado da abordagem hierárquica permite priorizar e/ou selecionar projetos ou ações. São ainda sugeridas formas de, perante o resultado dessa avaliação, afetar os recursos disponíveis pelas diferentes ações consideradas no processo de avaliação. A abordagem estocástica parte do pressuposto inicial que as ações são compostas por um conjunto de tarefas (parcelas) homogéneas. Essas tarefas são avaliadas, ao mesmo tempo que é definida a melhor estratégia para a sua execução: mediante os níveis de recursos disponíveis, são definidas regras que ajudam a decidir sobre o nível de recursos a utilizar em cada instante, de acordo com a maximização de um valor financeiro que caracteriza a tarefa. Considera-se que o tempo de execução de uma tarefa e os cash flows esperados têm comportamento estocástico. Os custos são fixos, por unidade de tempo e, tal como o tempo de execução, dependem do nível de recursos utilizado. O processo de avaliação baseia-se na teoria das opções reais e no processo de simulação least squares Monte Carlo (LSM), com algumas adaptações, já que se considera o tempo de execução estocástico, e não determinista.
- Relação entre bem-estar e sucesso na aprendizagem no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Santos, Margarida Isabel Pinto dos; Amante, Maria João orient.; Fonseca, Susana orient.O presente Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes, sendo que a primeira se fundamenta numa reflexão crítica sobre as práticas em contexto, tanto na Educação Pré-Escolar como no Primeiro Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte fundamenta-se num estudo que pretende dar resposta à seguinte questão: “Será que existe uma relação entre o bem-estar e o sucesso escolar?”. Para efetuar a análise crítica sobre as práticas em contexto, recorremos a um vasto leque de material, armazenado ao longo de todo o percurso de estágio, bem como, a algumas opiniões de autores da área da Educação. Na segunda parte do trabalho, efetuámos uma investigação de carácter descritivo e correlacional, tendo como instrumento de recolha de dados, o inquérito por questionário, que se enquadra no âmbito do paradigma quantitativo. Aplicámos dois questionários, sendo um direcionado aos alunos e o outro aos Encarregados de Educação. O questionário aplicado aos alunos, intitulado por Kid-KINDL 8-12 anos (crianças), teve como objetivo analisar o bem-estar dos mesmos e o questionário aplicado aos Encarregados de Educação teve como intuito averiguar a forma como estes avaliavam o sucesso escolar dos seus educandos. O estudo teve como amostra um total de 98 alunos do 4º ano, sendo 49 do sexo masculino e 49 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. Os resultados permitiram concluir que existe, de facto, uma relação significativa entre o bem-estar e o sucesso escolar dos alunos constituintes da amostra.
- Religião, heteronomia e ética da intersubjectividadePublication . Barroso, PauloReligious experience is peculiar among all other experiences and it is eminently functional, because it presupposes forms of living and being, which have direct and immediate implications in human relations. Connoted with certain concepts and values (e.g. freedom of choice or goodness) religious experience tries to improve human relations. This is a recognizable role of religion either as a natural or cultural manifestation. Along with Ethics, human being has guidelines to choose forms of life, to think, to say or to do what it is convenient. There is a heteronomy of symbolic representation forms and human relations that are guided through them either by religion or Ethics. Therefore, the accurate use of freedom is always convenient. The purpose of this essay is to trace a path of mutual subjectivity, i.e. a desirable and ideal transition from an “individual I” provided by religious experience to a “social I” of what I call the mutual subjective ethicism. Religion and Ethics are a condition sine qua non to understand the heteronomy of ways through which there is a mutual subjectivity, allowing to operate the production and consumption ofsocial meanings and values.
- Sistema de mobilidade elétrica de duas rodas de elevada eficiência e performancePublication . Silva, José Carlos Marques da; Delgado, Joaquim Duarte BarrocaA bicicleta é hoje reconhecida a nível internacional não apenas como instrumento lúdico, mas também como um meio de transporte urbano promotor de saúde. Pedalar constitui um modo saudável, limpo, económico e divertido de mobilidade que traz muitas outras vantagens e que deve ser cada vez mais adotado pelas pessoas, sobretudo pela população mais jovem e nas deslocações pendulares para a escola ou trabalho. No contexto europeu e apesar de dispormos de ímpares condições de diferenciação positiva, o nosso país apresenta um dos menores índices de utilização dos modos suaves de mobilidade, para o qual tem contribuído um planeamento orientado para o transporte rodoviário. Recentemente o “Projeto Mobilidade Sustentável” deu um passo na promoção da mudança de paradigma no contexto nacional de redes de mobilidade suave, imperativo nos dias de hoje. Para melhorar o desempenho e diminuir o esforço do uso da bicicleta tradicional nas subidas, a opção recai na bicicleta elétrica assistida, pois é um veículo híbrido que permite a realização de percursos de forma mais cómoda e rápida. A presente dissertação teve por objetivo projetar uma bicicleta elétrica de elevada eficiência e performance e em simultâneo disseminar conhecimento rigoroso referente a esta forma de deslocação, ajudando a sensibilizar os intervenientes acerca dos grandes benefícios do uso da bicicleta elétrica, promovendo a mobilidade sustentável. Após um rigoroso e detalhado estudo cinemático do veículo de duas rodas e com base nas performances que se pretendem alcançar, foi elaborado o projeto da bicicleta, selecionados os componentes que o integram e expostos os fundamentos teóricos que justificam a escolha dos mesmos. O desenho do quadro teve por base um convencional, adaptado para integrar as baterias. Foram realizadas diferentes simulações do estudo cinemático e diversos cálculos referentes a consumos, autonomia, custos associados, impacte ambiental, bem como a contabilização de todos os benefícios resultantes da utilização da bicicleta elétrica. Para transmitir de forma eficaz as qualidades da bicicleta projetada, foi criada a marca, o slogan, concebido o logotipo e construído o website onde estão publicados os dados gerais do projeto. O referido website contribui também para a divulgação, sensibilização e promoção do uso da bicicleta elétrica. A opção pela utilização da bicicleta como forma de deslocação alternativa ao automóvel, nomeadamente em meio urbano, apresenta inegáveis vantagens que justificam plenamente a promoção deste modo suave de mobilidade.
- Daniel Augusto da Silva e o Cálculo Actuarial em PortugalPublication . martins, ana patrícia; Saraiva, LuísDaniel Augusto da Silva (1814-1878) é reconhecido como um dos mais importantes matemáticos portugueses do século XIX. O foco desta tese incide no seu contributo na área do Cálculo Actuarial, entre 1863 e 1871, especificamente, os seus estudos sobre a viabilidade de planos de pensões de montepios de sobrevivência. Numa época em que, em Portugal, os planos de pensões dessas sociedades, assim como os programas das companhias de seguros Vida, não obedeciam aos princípios da Ciência Actuarial, as iniciativas de Daniel da Silva constituem novidade. Posicionamos esses contributos no panorama do desenvolvimento do Cálculo Actuarial em Portugal, temática que, não estando investigada, justificou investigação nessa área. Recuamos às décadas de 1830 e 1840, quando são criadas as primeiras seguradoras ramo Vida; estudamos a organização científica do plano de pensões do Montepio Geral, sociedade que Daniel da Silva estudou com maior pormenor; focamos o acompanhamento das orientações do Congresso Internacional de Estatística, especialmente no que respeita à organização de montepios de sobrevivência; e referimo-nos ao início do ensino do Actuariado nos institutos industriais e comerciais, no último quartel do século XIX. Estabelecemos um paralelo com o panorama internacional do estado de desenvolvimento da Ciência Actuarial e de sociedades estrangeiras providenciando pensões de sobrevivência, sublinhando o papel do Reino Unido. Complementarmente, evidenciamos nesta tese a formação proporcionada nas Escolas da Marinha - Academia Real de Marinha, Academia Real dos Guardas Marinhas e Escola Naval - de 1779 a 1864, justificada pela ligação de Daniel da Silva a essas instituições. Damos, ainda, notas biográficas e científicas sobre o matemático, desenvolvendo o que se refere à formação académica, actividade profissional e ligação a sociedades científicas e literárias, das quais se destaca a Academia das Ciências de Lisboa.
- Comportamentos de saúde oral em adolescentes portuguesesPublication . Pereira, Carlos; Veiga, Nélio; Amaral, Odete; Pereira, JoanaIntrodução: A frequência da escovagem, a utilização do fio dentário e a consulta regular ao médico dentista são importantes determinantes de saúde oral. O objetivo deste estudo foi caracterizar os comportamentos de saúde oral numa amostra de adolescentes portugueses, mais especificamente a prevalência de escovagem, a utilização de fio dentário e as consultas regulares ao médico dentista, e estabelecer a associação destes comportamentos com aspetos sociodemográficos. Participantes e métodos: Realizámos um estudo transversal onde avaliámos os alunos de 26 escolas públicas do terceiro ciclo e secundário do distrito de Viseu. Em cada escola avaliámos todos os adolescentes do 7.◦ ao 12.◦ ano de escolaridade. A recolha de dados foi efetuada através de um questionário autoaplicado e respondido pelos adolescentes em sala de aula, contendo questões referentes a comportamentos de saúde oral e estatuto socioeconómico. Dos 8768 distribuídos, recolhemos 7644 (87,2%). Foram excluídos da análise os questionários sem informação para o sexo e para a idade, bem como os que correspondiam a idades inferiores a 12 ou superiores a 18 anos. Ficámos com uma amostra final de 7563 adolescentes (4117 do sexo feminino). Resultados: A prevalência de escovagem (2 ou mais vezes por dia) é de 23,5%, mais frequente no sexo feminino (25,5 vs. 21,2%, p < 0,01). A frequência da escovagem (2 vezes ou mais por dia) encontra-se associada às habilitações literárias dos pais (< 4 anos = 18,2%, 4-12 anos = 23,2% e > 12 anos = 44,2%, p < 0,01) e à área de residência (urbano = 36,9%, rural = 16,7%, p<0,01). A utilização diária do fio dentário é referida por 4,4% dos adolescentes, mais frequente no sexo feminino (4,6 vs. 4,1%, p < 0,05). 37,1% dos adolescentes referem nunca terem utilizado o fio dentário, 40,5% referem utilizá-lo às vezes e 18,1% desconhecem o fio dentário. 86,7% dos adolescentes referem ter consultado um médico dentista, uma ou mais vezes durante a vida e 55,0% referem que o fizeram nos últimos 12 meses. As razões mais frequentes para a ida à consulta nos últimos meses foram: consulta de rotina (49,8%), odontalgias (27,8%) e tratamentos dentários (21,6%).
- Compra de livros no comércio eletrónico. Preferência do consumidorPublication . Gomes, Rogério Manuel Sousa; Seabra, Cláudia; Bastos, José Augusto RosaO comércio é um dos principais motores da economia mundial. Estimulado pelas novas tecnologias de informação, divulgação e forte expansão da internet, projetou a economia para uma escala global. Com o aparecimento deste novo fenómeno, surge um novo modelo de comércio, o comércio eletrónico . Este novo modelo de comércio tem e continuará a ter um crescimento exponencial, pois todas, grandes e pequenas empresas, comerciais e de serviços estão a aderir a este tipo de negócio. Com esta rápida adesão e aumento de sites de compras na internet, as empresas procuram cada vez mais conhecer e estudar os perfis, o envolvimento e a decisão na compra electrónica dos internautas. Tendo um melhor e mais aprofundado conhecimento poderão aplicar e promover novas estratégias neste ramo de comércio. Neste estudo optou-se pela compra de livros electrónica por ser a atividade que nos rankings das associações de empresas de venda online de diversos países ocupa os lugares cimeiros. Através deste trabalho, procura-se dar uma melhor informação às empresas de modo a que estas corrijam e modifiquem os seus sites para melhorar a satisfação dos compradores em futuras aquisições. As principais conclusões do estudo são: os compradores de livros online têm em consideração a fiabilidade, confiança, organização, usabilidade, interatividade e personalização do site; a maioria dos compradores recomenda e aconselha a compra de livros através do comércio eletrónico. Concluindo, a compra de livros comércio eletrónico é um negócio com futuro.
- Análise de custos associados à sinistralidade e segurança rodoviáriaPublication . Santos, Clara Lúcia Jorge dos; Berardinelli, António Ugo SilvestreEste estágio, num protocolo realizado com a ASCENDI, aborda o tema de Análise de custos associados à sinistralidade e segurança rodoviária. É também descrita a elaboração de uma base de dados destinada à análise de sinistralidades, de custos de falhas de disponibilidade e de custos dos danos na infraestrutura. São expostas algumas definições importantes de sinistralidade, incluindo as suas principais causas. Relata-se a história, teorias e modelos da segurança rodoviária, bem como as entidades responsáveis e políticas associadas. São descritas as propriedades mais importantes numa análise de Sinistralidade. Dada a vastidão de custos associados à sinistralidade e segurança rodoviária, este estágio apenas se concentra nos custos de falhas de disponibilidade e nos custos dos danos na infraestrutura. É explicado o funcionamento da base de dados desenvolvida para o registo/arquivo e cálculo dos custos associados a acidentes rodoviários. Por fim, são apresentadas algumas formas e estratégias de melhorar a segurança rodoviária, bem como medidas de controlo de sinistralidade, de modo a prevenir/reduzir a ocorrência de acidentes rodoviários.
- Indoor Location Using UltrasoundsPublication . Albuquerque, Daniel; Vieira, José; Bastos, Carlos; Ferreira, PauloThis thesis presents a location system based exclusively on ultrasonic signals, without using any other technology. This location system was designed to operate in environments where the use of other technologies is not possible or the use of them is limited, such as underwater applications or hospital environments. The proposed location system uses a network of fixed beacons allowing the mobile stations to locate. Due to the necessity of data transmission and distance measurement an ultrasonic pulse robust to echoes was developed that allows to perform both tasks with success. The location system allows that mobiles locate themselves only listening to the information in the ultrasonic pulse sent by the beacons, for that an algorithm based on time difference of arrival is used. Therefore, the user privacy is guaranteed as well as the complete independence of the system number of users. To simplify the network implementation it is only necessary to manually define the position of some of the beacons, called anchor beacons. These will allow the remaining autonomous beacons to locate themselves by an iterative location algorithm based on a local cost function minimization. For this system to work properly the beacons must synchronize their clocks and measure the distance between them. Therefore, this thesis proposes a clock synchronization protocol which also allows to measure the distance between the beacons by exchanging only three ultrasonic messages. Additionally, the location system permits that damaged beacons may be replaced without compromising the network operability reducing the maintenance complexity. Additionally, a simplified ultrasonic simulator for indoor environments was developed, which has proved to be very accurate and a valuable tool to simulate the location system behavior under controlled conditions.