Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Ensinar e aprender com a robótica em contexto pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
256-Relatório final-2575-1-4-20230911.pdf2.88 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente documento, Relatório Final de Estágio, subordinado ao tema “Ensinar e aprender com a robótica em contexto Pré-escolar”, surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, cujos objetivos refletem todo o percurso de todo o desempenho e trabalho desenvolvido durante as Práticas de Ensino Supervisionadas, tendo como ponto de partida as orientações exigíveis para a presente formação especializada. Neste sentido, pretende-se que este relatório seja uma expressão clara e reflexiva de um percurso de prática profissional, onde a teoria e a prática se conjugam, bem como reflita a forma como se alcançaram competências exigíveis a uma professora/educadora. A primeira parte diz respeito às práticas realizadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas e compreende a contextualização dos estágios realizados e uma apreciação crítica das competências desenvolvidas. Na segunda parte tem lugar um estudo de investigação, que teve como objetivo verificar a eficácia da robótica educativa no processo de ensinar e aprender em contexto pré-escolar. Trata-se de uma investigação qualitativa, um estudo de caso múltiplo com cinco crianças com idades entre os 4 e os 5 anos num jardim de infância da região de Viseu. Recorreu-se à observação participante com registo em grelhas de observação individual. Foram desenvolvidas duas atividades “O robô vai ao supermercado” e “O robô matemático”, através das quais se pode observar que as crianças aprenderam brincando, ajudandoas de forma lúdica a desenvolverem a Área de Expressão e Comunicação - Domínio da Educação Física, Domínio da Educação Artística - Subdomínio das Artes Visuais e Domínio da Matemática, bem como a Área de Formação Pessoal e a Área do Conhecimento do Mundo.
This document, Final Internship Report, on the theme "Teaching and learning with technologies in preschool context", is part of the Master's Degree in Preschool Education and Teaching in the 1st cycle of basic education, whose objectives reflect the entire course of all the performance and work developed during the Supervised Teaching Practice, taking as a starting point the guidelines required for this specialized training. In this sense, it is intended that this report is a clear and reflective expression of a journey of professional practice, where theory and practice come together, as well as reflect how the competencies required of a teacher / educator were achieved. The first part concerns the practices carried out during the Supervised Teaching Practice and includes the contextualization of the internships and a critical appreciation of the skills developed. The second part is a research study, which aimed to verify the effectiveness of educational robotics in the teaching and learning process in a preschool context. This is a qualitative research, a multiple case study with five children aged between 4 and 5 years old in a kindergarten in the Viseu region. We used participant observation recorded in individual observation grids. Two activities were developed "The robot goes to the supermarket" and "The mathematical robot", through which it can be observed that children learned by playing, helping them in a playful way to develop the Expression and Communication Area - Physical Education Domain, Art Education Domain - Sub-domain of Visual Arts and Mathematics Domain, as well as the Personal Development Area and the World Knowledge Area.

Description

Keywords

Educação Pré-Escolar Robótica educativa 1.º Ciclo do Ensino Básico Preschool Education Educational Robotics 1st Cycle of Basic Education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue