Publication
Competências fonológicas na educação pré-escolar
dc.contributor.author | Ribeiro, Maria José da Encarnação | |
dc.contributor.author | Matos, Isabel Aires de orient. | |
dc.date.accessioned | 2013-10-16T13:39:44Z | |
dc.date.available | 2013-10-16T13:39:44Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como tema “Competências Fonológicas na Educação Pré-escolar”, cuja questão principal é: “será possível desenvolver as competências fonológicas das crianças através de estratégia específicas?” O estudo realizou-se com uma amostra de sete crianças, com cinco anos de idade. Contextualização teórica: foi elaborado o enquadramento teórico sobre o desenvolvimento da linguagem, o desenvolvimento da fonologia na criança e as perspectivas do desenvolvimento da linguagem, nos currículos High/ Scope, Te Whäriki, The Early Years Foundation Stage (EYFS). Método: foi aplicado um questionário sociolinguístico aos encarregados de educação com objectivo de obter informação nomeadamente sobre a escolaridade, a profissão, os hábitos de leitura. No mês de Novembro, foi avaliada a articulação verbal das crianças, através do Teste Fonético Fonológico – ALPE. Posteriormente, foram realizadas actividades específicas, visando o desenvolvimento de competências fonológicas. No mês de Abril, foi efectuada novamente a avaliação da articulação verbal, através do mesmo teste. Resultados: através da análise e da comparação dos resultados da aplicação do Teste Fonético-Fonológico, nos meses de Novembro e Abril, verificou-se uma evolução positiva na articulação verbal de cada criança avaliada. | por |
dc.description.abstract | The subject of this study is “Phonological skills Infant school”, and the main question it poses is: is it possible to develop children phonological skills, through the use of specific strategies? The sample for this study was a group of seven five year old children. Theoretical context: a theoretical background was prepared, concerning the development and evolution of the children’s phonology and the prospects of language development in High/ Scope, Te Whäriki and The Early Years Foundation Stage (EYFS) curricula. Method: a sociolinguistics questionnaire was presented to the parents with the purpose of gathering information about: schooling, occupation and reading habits. In November an assessment of the children’s articulation skills was made, using the Phonological Phonetic Test- ALPE. Following that, some specific activities were executed, regarding the development of phonological skills. In April the verbal articulation assessment was repeated using the same kind of test. Results: after analyzing and comparing the results of the two Phonetic Phonological Tests (November and April), it was concluded that there was a positive evolution of the verbal articulation in every child observed. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/1856 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu | por |
dc.subject | Fonologia | por |
dc.subject | Articulação verbal | por |
dc.subject | Educação Pré-escolar | por |
dc.subject | Desenvolvimento da linguagem | por |
dc.title | Competências fonológicas na educação pré-escolar | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | embargoedAccess | por |
rcaap.type | masterThesis |