Departamento de Ciências Exactas e Naturais (DCEN)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Ciências Exactas e Naturais (DCEN) by advisor "Cardoso, Ana Paula"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O estatuto da disciplina de EVT no contexto educativo : cultura e ensino artísticosPublication . Ferreira, Patrícia Filomena Geraldes da Silva Meneses; Cardoso, Ana Paula; Pereira, JoséA presente investigação debruça-se sobre o Ensino Artístico, mais especificamente sobre a disciplina de Educação Visual e Tecnológica no 2ºCEB e pretende perceber qual é a percepção que os diversos actores educativos têm sobre esta disciplina. Assim, o estudo abrange Professores do 2ºCEB que leccionam actualmente no Concelho de Viseu e Pais/Encarregados de Educação cujos filhos/educandos estudam no referido concelho. No quadro teórico tentámos aprofundar algumas questões relacionadas como o ensino artístico em Portugal, procurando perceber como está estruturado, actualmente,o ensino artístico, onde se insere a disciplina em estudo. No que diz respeito à metodologia, o paradigma dominante foi o quantitativo, tendo-se utilizado na recolha dos dados, o inquérito por questionário e as técnicas de análise a ele associadas. Através dos resultados obtidos verificámos que a disciplina é respeitada por todos os docentes que leccionam no 2ºCEB, tendo-a colocado em paridade face às restantes disciplinas. No entanto, observámos que a disciplina é vista pelos Pais/EE como sendo uma das menos importantes que os seus educandos frequentam. Conluímos, ainda, que os Professores de EVT, na sua maioria, consideram que a percepção que a comunidade educativa tem face à disciplina de EVT, embora não influencie o processo de ensino/aprendizagem, está longe de ser a ideal, facto que reflecte uma desvalorização da disciplina de EVT.
- Trabalhos para casa no 1.º ciclo do ensino básico: perceção de professores, alunos e pais/encarregados de educação de um Agrupamento de EscolaPublication . Lopes, Mónica Dulce da Costa; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, CarlaO presente Relatório Final de Estágio enquadra-se no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se subdividido em duas partes. Na primeira, são apresentados os contextos onde decorreram as Práticas de Ensino Supervisionadas ao longo de quatro semestres, bem como a apreciação crítica das mesmas. Na segunda parte, é apresentado um estudo empírico que visa analisar a perceção de professores, alunos e pais/encarregados de educação relativamente aos Trabalhos Para Casa no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para a elaboração da apreciação crítica sobre as práticas recorremos a documentos orientadores e autores que nos fizeram refletir sobre o trabalho desenvolvido, bem como materiais elaborados ao longo do processo da prática. No estudo empírico, foi realizada uma investigação de carácter descritivo, que teve como técnica privilegiada de recolha de dados o questionário, aplicado a professores e respetivos alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade de um Agrupamento de Escolas do concelho de Viseu (Portugal), bem como aos pais/encarregados de educação dos mesmos alunos. Através da análise dos dados, pudemos constatar, entre outros resultados, que todos os professores solicitam trabalhos para casa aos alunos e que os consideram importantes para a aprendizagem. As áreas em que mais vezes os solicitam são as áreas de Matemática e Português. No que concerne aos alunos, a grande maioria gosta muito de realizar os trabalhos e afirma que a área onde sentem mais dificuldades é a da Matemática. Quanto aos pais/encarregados de educação, estes consideram importantes os trabalhos para casa, sendo que grande parte apresenta dificuldades no apoio ao seu educando, nomeadamente, em perceber a forma de resolução dos exercícios, ou explicar ao educando o que se pretende num determinado exercício.
- Trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básico no âmbito da matemáticaPublication . Lopes, Fabiana Cristina de Sousa; Menezes, Luís; Cardoso, Ana PaulaO presente relatório de estágio tem como objetivo dar a conhecer o percurso desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) focando, em especial, os processos de formação desenvolvidos em contexto do 1.º ciclo do ensino básico (PES II) e da educação pré-escolar (PES III). A questão de investigação abordada na segunda parte do relatório foca a problemática dos Trabalhos Para Casa (TPC) no 1.º Ciclo do Ensino Básico no âmbito da Matemática. O estudo estabelece como objetivo saber quais são as perspetivas dos alunos e dos pais/encarregados de educação (EE) acerca dos trabalhos para casa na área curricular de Matemática e como as põem em prática. O trabalho de campo decorreu numa escola do 1.º CEB da cidade de Viseu, tendo os dados sido recolhidos através da aplicação de questionários aos alunos de duas turmas do 4º ano de escolaridade, da realização de entrevistas a quatro pais/EE das respetivas turmas e de registos, por parte das duas professoras das turmas referidas, de TPC realizados durante um mês. Este relatório de estágio mostra que os TPC são uma estratégia de ensino com larga presença nas duas turmas estudadas, fazendo parte do quotidiano dos alunos e das suas famílias. O tipo de TPC mais solicitado aos alunos na área curricular de Matemática passa por aplicação de fichas de trabalho envolvendo cálculo algorítmico e também resolução de problemas. O Português e a Matemática são as áreas curriculares em que os professores solicitam mais vezes trabalhos para casa. Em geral, os alunos gostam de realizar os trabalhos para casa e consideram-nos importantes para a sua aprendizagem. O estudo também mostra que os pais/EE se envolvem ativamente no apoio ao trabalho dos alunos em casa, apesar das dificuldades que experimentam nesse apoio.