Departamento de Ciências Exactas e Naturais (DCEN)
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- Actas do XIII Seminário de Investigação em Educação MatemáticaPublication . Menezes, Luís; Cunha, Helena; Tavares, FernandaEste livro contém um conjunto de artigos de investigação resultantes do XIII Seminário de Investigação em Educação Matemática.
- Actas do XXI Seminário de Investigação em Educação MatemáticaPublication . Gomes, H.; Menezes, Luís; Cabrita, IsabelEste livro contém os textos integrais das comunicações apresentadas no XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática.
- Actividades de ciências da natureza e interacções de crianças no Jardim de InfânciaPublication . Marques, Rosa Maria Matos Fernandes; Abrantes, Isabel; Novais, AnabelaRESUMO O presente estudo visa verificar de que modo as ciências experimentais contribuem para a agência da criança e para o tipo de interacções que se desenvolvem entre criança/criança e/ou criança/adulto, em grupos homogéneos e heterogéneos na idade, no contexto educativo, tendo subjacente actividades práticas e experimentais de Ciências da Natureza. Nesse âmbito, foi fundamental fazer uma revisão da literatura sobre a mudança de práticas pedagógicas, fazendo uma breve referência aos modelos curriculares fundamentados em teorias construtivistas e sócio-construtivistas, dando especial ênfase à educação experiencial. Abordar o ensino das ciências e o seu papel na educação pré-escolar foi também crucial para o estudo em causa. O trabalho teve como suporte metodológico uma abordagem qualitativa, que seguiu a investigação-acção como linha orientadora, devido à sua relevância prática na resolução de problemas e na reflexão. A acção e a investigação convergiram para o mesmo fim, dar voz às crianças e iniciar um processo de mudança nas práticas da educadora. Os resultados obtidos, através da observação participante, permitiram extrair algumas conclusões. É possível evidenciar que o processo adoptado, embora ainda numa fase inicial, favoreceu a participação mais activa das crianças e sustentou a reconstrução da praxis numa perspectiva da educação experiencial. É demonstrado que o envolvimento da criança é uma excelente forma de investigar o processo educativo, ajudando a educadora a repensar as suas práticas (empenhamento; é um instrumento valioso para garantir os direitos das crianças a participar no seu próprio processo educativo; e mostra ainda, a importância dos grupos heterogéneos na diversidade das interacções dominantes e a necessidade de promover contextos de liberdade que proporcionem oportunidades de escolha à criança.
- A alimentação como temática integradora de diferentes aprendizagens no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Silva, Emília Maria Correia Rodrigues; Novais, Anabela; Abrantes, IsabelEsta investigação incidiu sobre a importância que o Estudo do Meio poderá ter como área integradora de diferentes aprendizagens e mais especificamente no desenvolvimento de competências da Língua Portuguesa. Ao nível do Ensino Básico, a educação para a saúde e mais particularmente a alimentação surge como tema a trabalhar numa perspetiva interdisciplinar, devido aos problemas identificados nos hábitos alimentares dos alunos (através de questionário) e, reconhecendo a necessidade de desenvolver hábitos saudáveis e de valorizar atitudes corretas relacionadas com a qualidade de vida. O percurso metodológico seguido divide-se em várias etapas, entre as quais se destacam: i) A recolha de informação, por questionário, sobre as experiências e hábitos alimentares dos alunos e as suas conceções prévias sobre alimentação saudável. A recolha de dados realizou-se numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB) constituída por dez alunos (seis do 1.º ano e quatro do 3.º ano) com idades compreendidas entres os 6 e os 10 anos de idade; ii) Planificaram-se/delinearam-se estratégias de exploração e investigação, e analisaram-se textos produzidos pelos alunos sobre a temática alimentação, antes e depois de implementadas as atividades. A análise e a interpretação dos dados recolhidos possibilitaram a verificação das competências desenvolvidas a vários níveis. Há indícios de que, de um modo geral, os alunos desenvolveram conceitos na área de Estudo do Meio, proporcionando mudanças aos seus hábitos alimentares e estilos de vida, mas aumentaram também as suas competências de escrita na Língua Portuguesa. Este estudo permite, desde já, adiantar que será bastante vantajoso/motivador partir de experiências reais, de problemas do quotidiano para adquirir conhecimentos noutras áreas como na Língua Portuguesa. Por isso, será de concluir que quanto maior e melhor for o domínio do Estudo do Meio melhor será o domínio da Língua Portuguesa.
- Alunos sobredotados vistos pelos professoresPublication . Veiga, F.; Moura, H.; Menezes, Luís; Ribeiro, A.; Abreu, R.O objetivo geral do presente estudo foi analisar as percepções dos professores acerca dos alunos sobredotados.
- An overview on the history of actuarial calculus in Portugal until the late 19th centuryPublication . martins, ana patríciaPension funds, namely survivors' pension funds were established in Portugal in the late 18th century, in mutual benefit societies. The first Portuguese life assurance companies were created in the first half of the 19th century but their activity was not very extensive. Only in the 20th century did both institutions become actuarially-based. In this paper, we provide an overview of the development of actuarial calculus in Portugal until the late 19th century, in order to contextualise the scientific progress of those institutions, mainly the former. This paper lays the groundwork for further research on the history of actuarial calculus in Portugal.
- Anãs Castanhas: Entre Estrelas e PlanetasPublication . Carvalheiro, Luis Carlos de OliveiraAs Anãs Castanhas são, actualmente, um dos campos de maior investigação em Astronomia e Astrofísica. Até há bem pouco tempo atrás, as Anãs Castanhas eram tidas como objectos míticos, vagabundos num terreno desconhecido algures entre Estrelas e Planetas. A sua massa era demasiado pequena para que pudessem ser estrelas, mas por outro lado, demasiado grande para que pudessem ser planetas. Assim, esperava-se que fossem ténues, na ordem de um milhar de vezes menos luminosas que o Sol, e relativamente frias, com temperaturas menores que 2500 graus Celsius. Devido à intrínseca fraca luminosidade e baixa temperatura, as Anãs Castanhas não foram descobertas até 1995. Contudo, e actualmente, o número está a crescer rapidamente, graças a pesquisas com telescópios equipados com detectores de infra-vermelhos bastante sensíveis. Estima-se, nos dias de hoje, que as Anãs Castanhas sejam aproximadamente tão numerosas como as estrelas "normais" nas galáxias. Este trabalho pretende ser uma investigação completa e detalhada sobre este tema fascinante.
- Apontamentos sobre a profissão de actuário em Portugal até meados do século XXPublication . martins, ana patríciaEm finais do século XIX, Albert Quiquet, reconhecido actuário francês, descreve um actuário como um especialista multifacetado – um estatístico, um financeiro e um matemático. A importância desses profissionais para a longevidade de instituições que lidassem com contingências da vida é já inquestionável. Em Portugal, desde o primeiro quartel do século XIX se reconhece que a fundamentação de seguradoras ramo Vida e de montepios de sobrevivência deveria ser entregue “a pessoa que tenha a profissão das mathematicas” (Companhia de Seguros Fidelidade, 1836, p. 41). As funções de um actuário foram sendo desempenhadas por indivíduos com formações distintas, destacando-se os comercialistas e os matemáticos. Assuntos de actuariado começam a ser ensinados em Portugal na década de 1880, nos Institutos Industriais e Comerciais. E quanto a associações profissionais, é de assinalar uma primeira tentativa, fracassada, na década de 1920 – a Associação dos Actuários Portugueses –, sendo somente em 1945 criado o actual Instituto dos Actuários Portugueses. Nesta comunicação daremos apontamentos sobre o desenvolvimento da profissão de actuário em Portugal até meados do século XX. Tendo em conta o progresso da Ciência Actuarial em Portugal e no estrangeiro, procuraremos responder a questões diversas. Quem foi exercendo as funções de actuário e qual a sua formação? Como evoluiu o ensino de Actuariado em Portugal? Quando ocorreu a profissionalização da profissão de actuário? Que desafios foram surgindo no exercício dessa profissão? E, como foi acompanhado pelos profissionais portugueses o desenvolvimento da profissão no estrangeiro?
- Apontamentos sobre o ensino de Astronomia na Academia Real da Marinha (1779 1837) e Academia Real dos Guardas-Marinhas (1782 1845)Publication . martins, ana patríciaNos finais do século XVIII, sob o reinado de D. Maria I, são fundadas em Lisboa duas academias que habilitavam indivíduos que pretendessem seguir carreira na Marinha de Guerra ou na Marinha Mercante — a Academia Real da Marinha (ARM) e a Academia Real dos Guardas-Marinhas (ARGGMM), criadas em 1779 e 1782. A formação científica que deveriam obter incluía ensinamentos em Astronomia. A parte teórica obtinha-se, nessas escolas, nos últimos anos dos Cursos Mathematicos, sendo complementada com o Curso de lições práticas do Observatório Real de Marinha, a partir de 1799. Nesta comunicação reunimos elementos que permitem traçar um panorama do ensino em Astronomia ministrado na ARM e na ARGGMM até 1837 e 1845, quando são sucedidas pela Escola Politécnica e pela Escola Naval, respectivamente. Teremos em linha de conta planos de estudos, legislação em vigor, compêndios em uso nessas academias, bem como documentação de arquivos.
- Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissionalPublication . Pinto, Ana; Pacheco Figueiredo, Maria; Menezes, Luís“Aprender a ser professora: três reflexões sobre a Iniciação à Prática Profissional” foi o Relatório Final de Estágio (RFE) desenvolvido para a conclusão da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). Este relatório aborda três dimensões educativas, o contexto/ambiente, a relação e a ação/intervenção. O texto toma como base o relatório elaborado pela primeira autora, com a orientação dos outros dois autores, para refletir sobre aquilo que é o Relatório Final de Estágio deste curso, como é vivido por uma aluna e que impacto tem na aprendizagem de futuros professores e educadores. A reflexão produzida em torno das três dimensões propostas, cruzando experiências formativas e leituras sobre as temáticas abordadas, deixa transparecer as suas potencialidades para o vir a ser professor.