ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE VISEU
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE VISEU by advisor "Alves, Valter"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Perspetivas sobre jogos digitais nas competências de comunicação e interação social de crianças e jovens com Perturbação do Espetro do AutismoPublication . Silva, Carlos Elói Ramos da; Felizardo, Sara; Alves, ValterAs tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na sociedade atual, influenciando os padrões ocupacionais e levando a novas formas de explorar e vivenciar o mundo. Os contextos educativos têm vindo a adaptar-se e a beneficiar desta realidade, utilizando novos modelos de intervenção pedagógica e preparando os alunos para a sociedade digital. As crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) podem beneficiar particularmente das tecnologias digitais, uma vez que permitem maior ênfase na individualização, estrutura e suporte visual e pela qual revelam especial interesse. Além do potencial enquanto recursos educativos, as tecnologias podem ser utilizadas de forma lúdica em atividades de brincar, adaptando-se aos novos padrões ocupacionais das famílias. Neste estudo, pretende-se compreender as perspetivas de profissionais (de educação e desenvolvimento infantil) e familiares sobre as potencialidades das tecnologias e jogos digitais na promoção de competências de crianças/jovens com PEA e verificar, em que medida, a participação no protótipo do jogo “Mushyland Adventures” promove as dimensões de comunicação e interação social. Optou-se por uma metodologia mista, com enfoque quantitativo e qualitativo, tendo-se utilizado como instrumentos de recolha de dados um inquérito por questionário sobre as perspetivas de profissionais e familiares sobre a utilização de jogos digitais por crianças ou jovens com PEA, bem como a análise documental e escalas/grelhas de observação. A amostra, por conveniência, envolveu 323 profissionais e familiares, bem como 2 adolescentes com PEA, 2 familiares e o observador que participaram nas sessões do jogo “Mushyland Adventures”. Os resultados obtidos após a participação de 323 respondentes, mostram perceções próximas entre familiares e profissionais sobre a utilização de jogos digitais na PEA. Os profissionais revelam resultados mais elevados na perceção da influência positiva do jogo digital nas competências de comunicação e interação social de crianças/jovens com PEA, na perceção da necessidade de jogos específicos e maior interesse no desenvolvimento de jogos digitais para a população com PEA. Quanto às questões de literacia digital, os profissionais de desenvolvimento infantil revelam perceções mais elevadas, sendo que os docentes revelam maior frequência e satisfação para utilizar as tecnologias digitais na atividade profissional. Os profissionais com mais experiência na PEA sublinham a necessidade de supervisão nos momentos de jogo e manifestam maior abertura para conhecer jogos específicos para a PEA. Além disso, verificou-se impacto positivo nas competências de interação e no envolvimento de dois casos de jovens com PEA, ao participarem no protótipo do jogo digital “Mushyland Adventures”.