ESEV - DCL - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESEV - DCL - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by advisor "Lopes, Fernando Alexandre"
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- A importância do espaço, como categoria narrativa, no desenvolvimento das competências interpretativas de alunos do 6º ano de escolaridadePublication . Almeida, Ema Flora Miguel de; Lopes, Fernando Alexandre; Castilho, LilianaO presente Relatório Final de Estágio − desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Práticas do Ensino Supervisionada que incorpora em si o Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico − integra duas vertentes. Assim, abarca os estágios realizados nos primeiros dois semestres do mestrado, atinentes à Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB); e os últimos dois semestres relativos à Prática Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.º CEB) em Português e História e Geografia de Portugal, nomeadamente no 6.º ano de escolaridade. Na primeira parte do relatório, priorizam-se a abordagem e a contextualização dos estágios desenvolvidos, efetuando uma breve caracterização das turmas e das instituições, bem como uma apreciação crítica sobre as competências adquiridas em cada uma delas, a fim de desenvolver um ensino de qualidade, devidamente fundamentada nos documentos oficiais, atualmente em vigor. Por seu turno, a segunda parte do relatório centra-se no processo investigativo a partir da seguinte questão: De que forma o estudo dos espaços representados na obra ficcional Rosa, minha irmã Rosa (1979), de Alice Vieira, pode contribuir para o desenvolvimento de competências interpretativas em alunos do 2.º Ciclo? Neste sentido, a presente investigação procura estabelecer um percurso analítico de leitura da referida obra com o intuito de, através de diretrizes críticas espaciais – com privilégio para a Topoanálise −, em conjunto com as propostas de atividades lúdico-educacionais, praticadas em sala de aula, desenvolver, no referido corpo discente, competências multímodas de leitura. Desta forma, no decorrer do trabalho, optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, através de observações participantes, confeção de fichas de trabalho, construção de atividades pedagógicas, orientadas a partir da constatação de dificuldades apresentadas pelos alunos do 6.º G ao longo do estudo. Pelos resultados obtidos, verifica-se que a posse do material específico e o apoio direcionado à necessária prática, paulatinamente, foi proporcionando, aos alunos uma, desenvoltura compreensiva e o aprimoramento da consciência crítica em relação aos textos abordados, tornando-os, assim, indivíduos mais íntegros e preparados para o exercício de uma cidadania ativa.
- Práticas de escrita criativa no 1.º CEB: um estudo de casoPublication . Cardoso, Rita Oliveira; Lopes, Fernando Alexandre; Melão, DulceO presente Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes: a primeira parte diz respeito a uma reflexão crítica sobre as práticas em contexto de 1.º CEB e de 2.º CEB e a segunda parte apresenta o trabalho de investigação que intitula o vigente RFE: “As práticas de escrita criativa no 1.º CEB – um estudo de caso”. Este estudo procura compreender de que modo o desenvolvimento do processo de escrita no 1.º CEB pode fomentar a criatividade e como é que a implementação de atividades que promovem a escrita criativa pode incrementar o gosto pela mesma. Assim sendo, no estudo desenvolvido, optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Este estudo tevecomo participantes alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º CEB de uma escola situada na cidade de Viseu. Os dados foram recolhidos através de dois inquéritos por questionário, compreendidos como convites à reflexão sobre a escrita, de observações participantes e de notas de campo. Relativamente aos dados obtidos, foi possível aferirmos que a implementação de atividades que promovem a escrita criativa pode incrementar o gosto pela mesma, bem como fomentar a criatividade através do processo de escrita, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, se os alunos se sentirem desafiados e motivados para escrever.