ESTGV - DEMGI - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTGV - DEMGI - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by advisor "Carreto, Rui Filipe Cardoso"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A circularidade e a indústria automóvelPublication . Teixo, Fábio Rodrigues; Carreto, Rui Filipe Cardoso; Vaz, Paulo Joaquim AntunesEsta dissertação, intitulada "A Circularidade e a Indústria Automóvel", baseia-se na análise de como é que a evolução da economia e design circular estão a influenciar a indústria automóvel. A necessidade de evolução no campo da sustentabilidade faz com que sejam adotadas novas estratégias que são abordadas nesta dissertação. A crescente preocupação com a sustentabilidade ambiental e as obrigatoriedades cada vez mais rigorosas, têm impulsionado a necessidade de repensar os processos produtivos da indústria, fazendo com que haja redução do desperdício, reciclagem de materiais e reutilização de componentes. Durante a dissertação serão abordados temas como design sustentável, design circular, economia circular, evolução do mundo automóvel no mundo, Europa e Portugal, a influência da legislação na evolução sustentável e, por fim, um estudo de caso com foco nas marcas BMW e Tesla. O estudo de caso procura fazer uma comparação entre duas empresas com abordagens distintas à sustentabilidade. A BMW segue o conceito "Secondary First", que ressalva o uso de materiais reciclados, fábricas inteligentes e parcerias estratégicas para a reciclagem de baterias. Já a Tesla adota uma estratégia verticalizada, incorporando a produção, reciclagem e reutilização de baterias nas suas Gigafactories, promovendo uma maior eficiência produtiva e energética. A análise comparativa revela que, enquanto a BMW aposta na economia circular através da inovação nos materiais e na digitalização da produção, a Tesla diferencia-se pelo controlo total da cadeia de valor e pela integração de processos sustentáveis no fabrico dos seus veículos elétricos. Apesar das discrepâncias nas estratégias, ambas as marcas demonstram que a sustentabilidade e a regularidade são elementos cruciais para o futuro da indústria automóvel. A dissertação analisa os principais desafios e oportunidades de implementação da economia circular no setor, destacando as limitações tecnológicas, os custos elevados e a necessidade de infraestruturas adequadas para a reciclagem de baterias. A economia circular não é somente uma necessidade ambiental, mas também uma estratégia competitiva indispensável para o crescimento sustentável da indústria automóvel.