Departamento de Comunicação e Arte (DCA)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Comunicação e Arte (DCA) by Author "Almeida, Helena Isabel Alves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Robótica na Educação Pré-Escolar: contribuição para a aprendizagem da MatemáticaPublication . Almeida, Helena Isabel Alves; Gomes, Helena; Gomes, Cristina AzevedoUm curso é uma jornada de aprendizagem e crescimento que nos leva a adquirir conhecimentos e habilidades numa área específica. É um caminho que escolhemos percorrer para aprimorar as nossas capacidades e alcançar os nossos objetivos profissionais. Muitas vezes temos grandes expectativas e inspirações, acreditamos que ele nos proporcionará as ferramentas necessárias para ter sucesso na nossa carreira e nos ajudará a construir uma base sólida de conhecimento. Durante o curso, enfrentei desafios e obstáculos que me obrigaram a sair da minha zona de conforto. A aprendizagem nem sempre é fácil, mas é nesses momentos de dificuldade que mais crescemos. Através dos projetos, tarefas e interações com colegas e professores, desenvolvemos habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipa. No entanto, é importante lembrar que a aprendizagem não se limita ao período do curso. O conhecimento construído deve ser constantemente atualizado e aprofundado ao longo da vida profissional. O percurso de estudo, incluindo os estágios que foram realizados durante os dois anos de mestrado, nem sempre foi fácil. Perceber qual o melhor método de aprendizagem que é adequado a cada grupo e a cada criança, foi o ponto em que mais senti dificuldade. Conhecer cada interesse que as diferenciadas crianças tinham pelos conteúdos propostos para as implementações, foi desafiante. Considero de extrema importância considerar cada criança e cada grupo como única, já que mesmo tendo alguma experiência, não significa que o trabalho seja mais fácil. Neste relatório é feita uma reflexão dos estágios que foram acontecendo ao longo dos semestres dos dois anos do curso. Tendo em conta os estágios que fui fazendo ao longo do mestrado, foi importante refletir criticamente sobre eles, para além de uma breve abordagem ao local onde aconteceram, a caraterização do grupo de crianças, os professores e orientadores, do ambiente educativo, entre outros. Ainda neste tópico são mencionados aprendizagens e conhecimentos que fui construindo ao longo destes dois anos. Na segunda parte deste relatório, encontra-se o trabalho de investigação cujo tema resultou não só das grandes ideias dos referenciais curriculares como, também, das necessidades que senti na prática desenvolvida. O tema escolhido foi a robótica educativa e o potencial que tem no envolvimento das crianças e no desenvolvimento de aprendizagens significativas, em particular na área da Matemática. Para concluir, é apresentado a análise dos resultados, onde se pode observar e analisar o trabalho desenvolvido durante a investigação e conclusões que foram tiradas no decorrer e depois de terminar a mesma. Relativamente ao trabalho de investigação, embora com algumas limitações abordando o tempo em que decorreu a investigação, penso que podia ter decorrido por mais tempo, ou seja, mais sessões com as crianças, o que não foi possível. Acredito que consegui atingir o objetivo que procurava. Outra limitação que encontrei no decorrer da investigação foi o facto de que nem todas as crianças que selecionei para a investigação puderam estar presentes em alguns dias da prática, assim era importante no início de cada sessão relembrar o que tinha sido feito na sessão anterior para aquelas crianças que não estiveram e para relembrar as outras.