Departamento de Comunicação e Arte (DCA)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Comunicação e Arte (DCA) by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 639
Results Per Page
Sort Options
- O triunfo do despotismo soft como maleita da modernidade ou o fracasso do jornalismo regional no desenvolvimento do AlgarvePublication . Barroso, PauloConsiderações sobre a forma como a produção jornalística reflecte ou não as mudanças estruturais na empresa jornalística e no espaço público regional em que se insere. A importância da constituição de um espaço de participação pública e a emergência de uma opinião pública regional crítica e de intervenção na res ("coisa pública").
- "Electricidade no Ensino Secundário" - MonografiaPublication . Tavares, FredericoO presente trabalho insere-se na prova de dissertação da cadeira “Monografia” e tem como tema a “Electricidade no Ensino Secundário”, inserindo-se assim no campo da ciência exacta que é a Física, na sua vertente educacional. Na primeira fase, o trabalho tem como objectivos: - Análise e discussão dos planos curriculares e conteúdos programáticos apresentados pelo Ministério da Educação para o 8º e 10º ano de escolaridade para o tema em questão, quer sob o ponto de vista científico, quer sob o ponto de vista pedagógico; - Análise e discussão de um livro de texto do ensino secundário que aborde o tema “Electricidade” e sua relação com o programa curricular atrás referido sob o ponto de vista científico, pedagógico e didáctico. Na segunda parte, o trabalho tem objectivos tais como: - Análise e discussão dos artigos “Research as a guide for curriculum development: An example form introdutory electricity: Part I - Investigation of Student Understanding” e “Part II - Design of Instructional Strategies”, de McDermott, Lillian e Shaffer, Peter S., Nov. 1992, American Journal of Physics, Nº60, págs. 994-1013; - Contextualizar os artigos analisados no panorama do ensino português, em concordância com os factos analisados e os resultados obtidos nestes artigos e na primeira parte do trabalho de monografia, .fazendo a ligação entre o que foi retirado dos artigos e o panorama do ensino das Ciências Físico-Químicas em Portugal Com este trabalho espera-se obter uma melhor noção do que é o ensino das ciências fisico-químicas, os seus conteúdos e objectivos, o que é ser professor e também as dificuldades que se nos podem deparar. Além disto, espera-se obter um maior esclarecimento sobre o que é um livro de texto dirigido para o ensino da Física, quais os conteúdos a abordar, em que contexto é que os mesmos se inserem na sociedade actual, quais os recursos disponíveis para os alunos e como é abordado o tema “Electricidade” no ensino actual. Pretende-se ainda que este trabalho possa dar um contributo esclarecedor sobre o que são os programas curriculares apresentados pelo Ministério da Educação e de que modo esses mesmos programas se relacionam com as preferências dos alunos e de que modo o aluno encara a ciência, perspectivando assim o que é ser professor, o que é o ensino, como abordar um dado tema, quais as noções a transmitir aos alunos e fazer a respectiva interligação entre programa curricular/livro de texto/aluno. Além disso, com a análise dos artigos atrás referidos e na posse de um certo conhecimento sobre os programas e livros de texto para o ensino, pretende-se identificar quais as dificuldades mais veementes dos alunos e como as esclarecer.
- A Linguagem entre a Experiência da Comunicação e a Comunicação da ExperiênciaPublication . Barroso, PauloExperiência e Comunicação. Como pensar nestes dois termos sem os remeter para uma irresistível e conflituosa relação de correspondência unilateral e, de certo modo, de oposição? De correspondência unilateral, porque ambos não se implicam mutuamente: não existe comunicação sem (bases na) experiência (do mundo); mas existem experiências que não são partilháveis através da linguagem que serve de capacidade comunicativa.
- Comunicação e Intencionalidade: Possibilidades da Comunicação Intencional como Experiência da ExterioridadePublication . Barroso, PauloHow can we communicate intentions? What one means when one uses a certain expression about his inner states, like “I have a pain”? What “understand someone” means? These are some of many others questions that we have to underline when we pretend analyse the importance of normal and ordinary linguistic productions. Questions that help us to understand the use, production and functionalism of ordinary language. However, there are others communication manners, like intra-personal communication processes? The main focus of this paper is about the proficiency and use of ordinary language. Thus, this paper intends to present a theoretical analysis between language, inner states (thought, sensation, perception, feeling, etc.) and reality. Trilogy as a complex system organizing experiences into meaningful structures, considering some issues: i) language of thought (or intra-communication); ii) semantic inter-subjectivity; iii) inter-translated languages to explore the interactive conception; iv) mental and linguistic construction of reality; v) conceptual pathologies of language; and vi) expressive act of meaning. In this paper, the basic approach embraces the analysis of a simple semiotic concept, is that of meaning, considering the language’s difficulties and proficiencies to represent (describe or express) the world (as individual mental construction). It seems to me obvious that a great many of the things that we say (and understand from what is said) we say (and understand) because we learn them in conversation with others, in which it is the intention of the interlocutors to inform of something. Based on Grice’s work, i shall argue that it is also important what isn’t said when it is said, beyond what is said when it is not said.
- A capa congénita da subjectividade: o jornalista entre o interlocutor do acontecimento e o construtor socialPublication . Barroso, PauloIn journalism studies, we learn that the objectivity is always analyzed as compass to the suitable exercise of the informative activity. The objectivity myth works to hide the storyteller’s natural ethos and pathos. If who tells a story adds the story, the objectivity’s lie, that recommends the journalist to look for exactness, serves to demonstrate, at least, the inalienable true of the journalistic subjectivity. Which verbal exteriority to what happens, deserve to be told and to be socially constructed? Which point of view? Who decide what can be known? What’s the reality that isn’t communicated by the journalists?
- Desafios e constrangimentos do jornalismo local no desenvolvimento das dinâmicas sociaisPublication . Barroso, PauloA produção noticiosa de âmbito local apresenta determinadas particularidades que não configuram-na necessariamente como o parente pobre e amador do jornalismo, conforme é considerado frequentemente. Norteadas pela especificidade do meio envolvente onde se insere, a actividade jornalística de âmbito local pode retirar vantagens da proximidade com os actores sociais locais e com os cidadãos.
- Romarias como ideologia e representação da identidade local: crenças e formação do património simbólico e popularPublication . Barroso, PauloNo concelho de Guimarães, milhares de pessoas “alimentam”, durante todo o ano e desde tempos ancestrais, a chama de uma tradição que é, também, a de uma identidade, mediante a realização de manifestações religiosas colectivas que evidenciam a peculiaridade histórica, social e cultural quer da região do Minho quer das suas gentes. Como acontecimentos de envolvente simbolismo e de multifacetada expressividade de uma identidade local e colectiva, apesar de apresentarem denominadores comuns, as romarias são fenómenos que caracterizam e determinam, principalmente, o património histórico-cultural de Guimarães. Património também religioso e popular, que se traduz em festas (não necessariamente patronais, de freguesia ou de paróquia), capazes de aglutinar indivíduos provenientes de diferentes locais, alguns distantes (como os emigrantes), em idênticos rituais de culto num espaço sagrado comum e mediante a partilha e compreensão acordada de símbolos. Como enquadrar e compreender este património ideológico e, acima de tudo, intangível?
- Comunicação do culto e culto da comunicaçãoPublication . Barroso, PauloProcesso transmissor de mensagens entre agentes, a comunicação não se resume às formas verbais (orais ou escritas), mas alarga-se às formas não verbais (gestos, actos, comportamentos, atitudes, padrões culturais, interacções quotidianas, etc.). Eventos de expressivo significado, as romarias constituem palcos privilegiados para o estabelecimento de canais comunicativos entre os crentes e as entidades sagradas. Se, além das interacções quotidianas que preenchem o tempo profano, os crentes têm a oportunidade periódica de estabelecer interlocuções com as entidades sobrenaturais no tempo sagrado, mediante uma experiência religiosa resultante da participação na romaria, com este artigo pretendemos sublinhar o papel imperativo que, segundo uma abordagem antropológica da comunicação, os ritos comunicativos assumem para o culto quer da entidade quer da identidade da festa religiosa.
- O comércio electrónicoPublication . Rito, P. N.A área do comércio electrónico é um tema deveras interessante para ser estudado, não só por ser actual e recente, mas também pelo seu crescimento exponencial. A rede mundial (world wide web – www) surgiu há menos de uma década e está longe de alcançar o seu máximo potencial a nível comercial. À medida que a Internet e a www evoluem, também o meio envolvente e as suas aplicações o fazem. O comércio electrónico é uma área que incorpora profundamente várias disciplinas, como a Contabilidade, o Direito Comercial, Sistemas de Informação, Marketing e Gestão. O comércio electrónico é utilizado nas transacções comerciais entre empresas (B2B) e entre empresas e consumidores (B2C). Portanto, não é apenas uma tecnologia, constitui uma forma de conduzir um negócio e tem a capacidade de ter impacto em todos os aspectos da cadeia de valor da empresa. As aplicações do comércio electrónico devem ser feitas no contexto adequado e com uma estratégia ligada à estratégia global da empresa, para que a aplicação do comércio electrónico tenha sucesso.