Departamento de Comunicação e Arte (DCA)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Comunicação e Arte (DCA) by Title
Now showing 1 - 10 of 650
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação digital das marcas de cosméticos sobre a causa animalPublication . Lopes, Cláudia Isabel Fonseca; Santos, Sara; Ferreira, SóniaOs consumidores têm adotado práticas mais sustentáveis e ecológicas, mpulsionando a conscientização das marcas de cosméticos em relação aos direitos dos animais e ao uso de produtos "cruelty free". Esta pressão social tem levado as marcas a reverem os seus conteúdos promovendo uma evolução no mercado de cosméticos. Este estudo tem como objetivo analisar como é que a comunicação digital das marcas de cosméticos, especificamente, a marca Garnier influencia a perceção de compra dos consumidores em relação a produtos "cruelty free/sem crueldade animal". A crescente conscientização das marcas sobre a causa animal fez com que estas abordassem métodos e estratégias diferentes para destacar valores como, a responsabilidade social e a sustentabilidade. Nesse sentido, a metodologia deste projeto final apresenta um estudo de caso com uma abordagem quantitativa, foi realizado um inquérito por questionário, onde se aplicou a uma amostra de 101 inquiridos. O resultado obtido demostrou o papel positivo da comunicação digital das marcas de cosméticos, nomeadamente, a marca Garnier sobre a causa animal, na perceção e intenção de compra dos consumidores.
- A Comunicação nas Redes Sociais como Ferramenta de Envolvimento: Estudo de Caso "Casa360" da MediaCenterPublication . Silva, Daniela Nogueira da; Rego, Belmiro; Santos, SaraO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Projeto-Estágio do Mestrado em Comunicação Aplicada e descreve a experiência vivida durante o estágio curricular realizado na empresa MediaCenter, entre novembro de 2024 e março de 2025. O estágio teve como principal objetivo a criação da presença online da marca Casa360, considerando como estudo de caso a própria marca. A componente de investigação deste relatório foca-se na análise da interação nas redes sociais da marca Casa360, identificando os fatores que impactam o alcance e as interações nas suas publicações, bem como a sugestão de estratégias que possam aumentar o envolvimento nas redes sociais. A metodologia utilizada para esta investigação foi a abordagem quantitativa, através de um inquérito por questionário online com perguntas abertas e fechadas. Este inquérito permitiu a recolha de dados de 153 inquiridos, com o objetivo de compreender os hábitos, preferências e motivações do potencial público da Casa360, relativamente ao consumo de conteúdos nas redes sociais. Os dados quantitativos foram analisados no Microsoft Excel, por meio de estatística descritiva, enquanto as respostas “abertas” foram organizadas e interpretadas por categorias. Durante o estágio na MediaCenter, participei de forma ativa na criação da presença digital da Casa360, tendo realizado diversas tarefas relacionadas com a definição da identidade da marca nas redes sociais. Estive responsável pelo planeamento de conteúdos, criação de publicações e monitorização do desempenho das mesmas. Esta responsabilidade permitiu-me adquirir novos conhecimentos na área do marketing digital e compreender os desafios que é posicionar uma marca no ambiente online.
- A comunicação publicitária entre limites e desafios éticos: liberdade ou abuso de expressão?Publication . Santos, Andreia Regina Lopes; Barroso, PauloO conceito de liberdade de expressão e o direito ao seu exercício têm sido amplamente debatidos nas sociedades da informação, especialmente devido aos desafios trazidos pelos novos meios tecnológicos e os seus efeitos sociais, como ocorre no campo da comunicação publicitária. Essas discussões abordam as imposições e limites necessários para garantir que a liberdade individual ou de uma marca num anúncio publicitário não interfira nos direitos alheios, preservando valores éticos e a harmonia social. A publicidade, enquanto forma estratégica de comunicação, promove produtos, serviços ou ideias, persuadindo o público a adotar comportamentos desejados. A sua linguagem persuasiva combina criatividade e inovação para se destacar num mercado competitivo, embora, por vezes, se torne abusiva ou impactante. Atuando em plataformas multicanal, como televisão, rádio, redes sociais e websites, a publicidade deve respeitar códigos éticos e legais, evitando mensagens abusivas, enganosas ou discriminatórias. Apesar de seu papel social e cultural no incentivo e persuasão ao consumo, por vezes excessivo e desnecessário, o seu impacto pode ser controverso, especialmente quando desafia princípios éticos ou abusa da liberdade de expressão. A presente investigação analisa se a publicidade opera em conformidade com os princípios éticos e jurídicos associados à liberdade de expressão. Explora como esses elementos se influenciam mutuamente e avalia até que ponto os limites éticos e legais moldam e condicionam as práticas publicitárias. Para a prossecução dos objetivos desta investigação, optou-se por uma metodologia de carácter misto, contanto com entrevistas a duas agências de publicidade, a yunik e a Desigm. Complementarmente foi realizado um inquérito por questionário, cuja amostra foi de 122 inquiridos para compreender perceções sobre conformidade ética e legal da atividade publicitária. Os resultados indicam que, em geral, a publicidade respeita os princípios éticos e jurídicos, mas reforçam a necessidade de limites para evitar conflitos com valores éticos, morais e legais. Conclui-se que a liberdade de expressão na publicidade exige um equilíbrio entre criatividade e responsabilidade, assegurando eficácia comunicativa sem comprometer direitos e padrões éticos.
- A desinformação nos meios de comunicação social portugueses, o papel do jornalismo e do factchecking: o caso da guerra na UcrâniaPublication . Santos, Tifany Isabel Valente dos; Midões, Miguel; Martins , JoanaA dissertação de mestrado apresentada tem como objetivo analisar, compreender e estudar a desinformação mediática em Portugal, com foco no caso da guerra da Ucrânia, procurando responder à questão: existe desinformação nos media portugueses relativamente ao caso da guerra na Ucrânia? Desta forma, foi realizado um enquadramento teórico de modo a entender melhor esta temática, quais os procedimentos que estão a ser tomados para combater os problemas que surgem através da desinformação e verificar de que forma as informações falsas se tornaram uma propaganda para qualquer tópico apresentado ao público, uma vez que, com o surgimento da internet e das redes sociais, este problema foi amplamente difundido. A dissertação tem como objetivo abordar o conflito bélico entre Ucrânia e Rússia, procurando explorar a relação entre ambos os países ainda antes da guerra, bem como perceber o seu passado e os motivos que possam ter levado ao conflito. Relativamente ao estudo de caso, foi realizada uma análise noticiosa, que envolve o jornal Público e o telejornal do canal de televisão TVI, de modo a perceber se existe desinformação nos media em Portugal. E, ainda por forma a perceber como lidam os jornalistas com esta realidade, também foram realizadas entrevistas a jornalistas de diferentes meios de comunicação social (imprensa, rádio e televisão), de modo a entender o lado dos profissionais nesta temática. Em relação às conclusões retiradas do estudo de caso, tanto a análise noticiosa como as entrevistas revelam que a desinformação nos media portugueses, relativamente à guerra na Ucrânia, é que de facto existe, porém poucas vezes os media portugueses difundem informação falsa sobre o assunto, e quando o fazem, tendem a corrigir essa informação. A análise noticiosa mostrou que, embora existam esforços para combater a desinformação, há certos casos de informação falsa que chega ao público. Já os jornalistas de meios de comunicação portugueses evidenciaram as dificuldades que os profissionais enfrentam em relação ao fact-checking, especialmente devido à velocidade com que a desinformação chega ao público geral.
- A Importância do Património Local no Processo de Ensino-Aprendizagem da História no 2.° Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Beatriz Batista; Marques, Jorge AfolfoO presente trabalho inserido no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, visa explorar em profundidade a importância do património local no ensino da História no 2.º ciclo do Ensino Básico, concluindo que este elemento curricular não só enriquece significativamente o conhecimento histórico dos alunos, como também fortalece de forma considerável a identidade cultural e social. O estudo teve como principal objetivo compreender quais as conceções e práticas quer dos alunos quer dos professores acerca da importância do património local no processo de ensino-aprendizagem da História no 2.º CEB. A metodologia da investigação realizada teve por base a análise de material bibliográfico sobre a problemática em estudo, mas também, de modo a ir ao encontro dos objetivos gerais recorreu-se a inquéritos por questionário, os quais foram posteriormente analisados. Este estudo propõe, portanto, uma reflexão crítica e abrangente sobre as práticas pedagógicas atuais no ensino da História, destacando a necessidade premente de incorporar de forma mais efetiva e sistemática o património local como um recurso didático fundamental. Deste modo, ao relacionar os conteúdos programáticos com os recursos patrimoniais da região, os professores podem promover um processo de ensino-aprendizagem mais estimulantes, enriquecedor e relevante para o quotidiano dos alunos.
- A mescla paradoxal da Sociedade da Comunicação: um esboço descritivo da ação do capitalismo da vigilãncia, do dataísmo e da infocracia. O caso da Cambridge Analytica e a reação da União Europeia.Publication . Santos, Kevin da Costa; Simões, Pedro CoutinhoO desenvolvimento tecnológico avança a um ritmo avassalador e cria novos fenómenos, como o dataísmo, a infocracia e o capitalismo da vigilância. Com o presente estudo, pretendemos fornecer o nosso contributo para a compreensão destes fenómenos e analisar o seu impacto na criação de uma nova sociedade assente numa mescla paradoxal resultante do choque entre uma visão dataista emergente e os pressupostos humanistas que servem de base às democracias liberais. Para tal, realizou--se uma viagem pela história, procurando perceber o papel da comunicação no desenvolvimento das sociedades humanas e na relação entre os individuos e as estruturas sociais; analisaram-se os paradoxos que caraterizam uma sociedade marcada pela velocidade e pelo poder crescente da informação; e, através de uma análise de caráter exploratório que consiste no estudo dos escândalos associados à Cambridge Analytica, atendendo igualmente à reação das autoridades da União Europeia, conseguiu-se perceber que é efetiva a ameaça produzida por uma visão dataista totalizadora e é, realmente, urgente e necessário estabelecer limites legais e morais para a exploração dos dados pessoais dos cidadãos.
- A perceção da realidade e o sentido criativo numa experiência de daltonismoPublication . Pimentel, Joana Isabel Ribeiro; Melo, Ana Luísa Souto eO presente Relatório Final de Estágio, investiga a influência do daltonismo na perceção visual e no desenvolvimento criativo de crianças em ambiente escolar. Este trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica, é estruturado em duas partes: a primeira parte reflete sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas durante as Práticas de Ensino Supervisionadas (PES), enquanto a segunda parte apresenta uma investigação focada na experiência de um aluno daltónico. Através de metodologias qualitativas, como entrevistas semiestruturadas e grupo focal, o estudo procura compreender como as crianças daltónicas percecionam o espaço visual e como isso pode impactar a sua expressão artística. Os resultados evidenciam a necessidade de um ambiente educativo inclusivo que valorize a diversidade visual, permitindo que alunos com daltonismo explorem a sua criatividade sem limitações. O relatório destaca a importância de sensibilizar os docentes para as especificidades do daltonismo e de implementar práticas pedagógicas adaptadas que promovam a autoexpressão e a autonomia dos alunos. Este trabalho sublinha, ainda, que a promoção de um ambiente inclusivo e a valorização das capacidades únicas de cada aluno são fundamentais para o seu sucesso académico e emocional, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação equitativa e de qualidade.
- A relevância da Educação Artística na Educação Pré-EscolarPublication . Almeida, Marta Lúcia Coutinho; Cavadas, RicardoO presente projeto de investigação desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, e na unidade curricular de Seminário da Investigação sobre as Práticas. Tem como título de “A relevância da Educação Artística na Educação Pré-Escolar”, a partir do qual se estabeleceu, como questão-problema: Qual o contributo da Educação Artística no desenvolvimento da criatividade das crianças? Este estudo foi realizado no ano letivo de 2021/2022 em um jardim de infância do Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Escola Básica Aquilino Ribeiro, localizada em Viseu. Para dar resposta à questão foram delineados os seguintes objetivos: i) Observar o impacto da Educação Artística no quotidiano das crianças no Jardim de Infância, individualmente ou em grupo; ii) Compreender de que forma as expressões artísticas contribuem para o desenvolvimento da criatividade das crianças e iii) Refletir sobre qual o papel das artes para o desenvolvimento da criatividade da criança. A metodologia utilizada assentou no paradigma qualitativo de caráter exploratório, onde se recolheu dados através dos registos escritos e fotográficos, mais concretamente através da observação participante onde foi possível observar os comportamentos, conversas e ações das crianças, durante a realização das atividades, bem como nos momentos de brincadeira. Concluiu-se que, através de uma análise cuidada dos comportamentos, conversas, registos escritos e fotográficos ao longo das semanas iniciais, foi percetível o grande interesse que as crianças demonstravam em relação às artes. Este envolvimento espontâneo com os materiais, que muitas vezes tinham de pedir a um adulto, levou à criação de um novo espaço na sala: o cantinho das artes. Este cantinho foi uma forma de oferecer às crianças um ambiente ainda mais motivador e estimulante, especialmente no âmbito da Educação Artística. Desta forma, com os materiais ao seu dispor, as crianças passaram a utilizar em diversos momentos para explorar a sua criatividade.
- Abriendo las puertas de las instituciones de educación superior: aprendizaje experiencial en el curso de Educación SocialPublication . Araújo, Lia; Fonseca, Susana; Amante, Maria JoãoIn an increasingly aging world, the effort to prepare future professionals for work with older persons starts to be a concern of higher education institutions. This article comments on the importance of experiential learning for preparing Social Education students to intervene with older people and presents an activity piloted at a Polytechnic University of Portugal. About 40 older persons from nursing homes came to a class in order to experiment the games developed during previous classes by the students. In order to understand the benefits of experimenting the games with older persons for the students, 37 students have answered a questionnaire about the importance of this learning activity. Findings on their assessment showed that the experience was generally positive, with all students rating as very important/important for their learning. Through open-ended questions the most mentioned benefits of the activity were the opportunity to social interact, to have contact with older persons, to develop in practice something theoretically conceived in the classroom, and to stimulate older persons. Through closed-ended questions the level of accordance with the pedagogical aims of the activity were very high, with 32 (86.5%) totally agreeing that it served to interact with older persons and 24 (64.9%) agreeing that the activity made them to realize if they like this area of intervention. The authors describe the impact this kind of activity may have on the knowledge about older persons, skills for motivating a group activity and also students’ beliefs, attitudes, and values related to working with older adults.
- Abrir as portas da sala de aula: Serious games (APSASeG) O impacto da gamificação no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior (PROJ/I&DI/CI&DEI/009)Publication . Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Martins, Joana; Pereira, José; Martin, Justine; Casañ Pitarch, Ricardo; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, SusanaExperiência de gamificação do ensino/aprendizagem do francês e do inglês para fins específicos; Experiência com 25 estudantes do 1.º ciclo de estudos em Comunicação Social da ESEV; Objetivos principais: Melhorar a performance dos estudantes com a integração de atividades digitais gamificadas na aprendizagem de LE no ES num curso não especificamente de línguas Avaliar os efeitos da gamificação em termos de competências adquiridas pelos estudantes (em LE e transversais), numa perspetiva de promoção da empregabilidade Observar a evolução das relações entre os atores do processo de ensino/aprendizagem (docentes e discentes) e dos papeis de cada um Conceber e implementar um serious game Avaliar a ferramenta e o processo de ensino/aprendizagem Melhorar o serious game com base nas observações dos utilizadores e dos dinamizadores
