RE - Número 43 - Junho de 2012
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Browsing RE - Número 43 - Junho de 2012 by Author "Chaves, Cláudia"
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- Satisfação dos Utentes da Unidade de Saúde de TondelaPublication . Chaves, Cláudia; Duarte, João; Mateus, Tânia; Castro, Carolina; Marques, Catarina; Costa, Clara; Moreira, Cristiana; Coelho, Karine; Silva, Raquel; Santos, VeraA qualidade dos serviços de saúde prestados tem uma importância fulcral na satisfação dos utentes em geral, uma vez que as suas opiniões são baseadas nas experiências. Com este estudo pretendemos identificar o grau de satisfação dos utentes, utilizando os indicadores EUROPEP e os das áreas específicas; determinar em que medida as variáveis do estado de saúde influenciam a satisfação dos utentes; descrever o nível de satisfação dos utentes em relação às dimensões de enfermagem, médicas, administrativas e funcionamento geral da Unidade de Saúde; determinar em que medida as variáveis sociodemográficas influenciam a satisfação; compreender de que modo os fatores sociodemográficos interferem na satisfação dos utentes face aos cuidados de saúde; compreender a influência das variáveis do estado de saúde sobre a satisfação e promover a melhoria dos cuidados de saúde aos utentes da Unidade de Saúde de Tondela. Este é um estudo quantitativo, descritivo-correlacional e transversal, envolvendo uma amostra de 1343 utentes (idade média=53,32 anos; desvio padrão=19,498 anos). Fez-se a colheita de dados com base no EUROPEP. Concluiu-se que não existem diferenças significativas entre o sexo e a satisfação dos utentes. Relativamente à idade e à satisfação, verificou-se que existem diferenças significativas entre os indicadores, Continuidade e Cooperação, Atitudes após Experiência e Dimensão Interpessoal e Instrumental; a Pertinência revela diferenças altamente significativas. Quanto ao nível de literacia, existem diferenças bastante significativas no indicador Relação de Ajuda e diferenças altamente significativas nos indicadores Profissionais e Pertinência. Em relação ao estado geral de saúde e satisfação, constatou-se que não existem diferenças significativas.
- Satisfação dos Utentes na Consulta de Enfermagem da DiabetesPublication . Chaves, Cláudia; Duarte, João; Almeida, Diana; Vidal, Mónica; Correia, Sandra; Mateus, TâniaA Diabetes é uma doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de glucose no sangue, apresentando grande incidência na população portuguesa. Este estudo visa determinar de que forma as variáveis sociodemográficas (sexo, idade, local de residência) e a variável clínica (tempo de diagnóstico da doença) influenciam o grau de satisfação dos utentes na consulta de enfermagem da diabetes. Realizou-se um estudo quantitativo não experimental, descritivo-correlacional, de corte transversal, com uma amostra de 195 utentes, de idades compreendidas entre os 38 e 91 anos, maioritariamente do sexo feminino (53,3%). Para a colheita de dados foi utilizado um questionário de caracterização sociodemográfica e clínica e uma escala de avaliação de satisfação do utente. No que se refere ao grau de satisfação dos utentes, verificámos que 43,6% estão “muito satisfeito”, 16,9% “satisfeito” e 39,5% “pouco satisfeito”. Sendo que 46,2% dos indivíduos do sexo feminino estão “pouco satisfeito” e 49,5% dos indivíduos do sexo masculinos diz-se “satisfeito”. Não existem diferenças significativas entre o sexo, local de residência, tempo de diagnóstico da doença e a satisfação dos utentes. Relativamente à idade e à satisfação, verificámos que existem diferenças bastante significativas.