RE - Número 09 - Janeiro de 1998
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Browsing RE - Número 09 - Janeiro de 1998 by Author "Mouraz, Ana Maria"
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- Caracterização da população discente da ESEV: quem são e que pretendemPublication . Gonçalves, Maria Fernanda; Fonseca, Maria de Jesus; Bonito, Álvaro; Mouraz, Ana MariaEsta secção deste número da Millenium pertencia, conforme tinha sido planeado e acordado, à Área Científica de Educação Física da Escola Superior de Educação. Por razões que não conhecemos, foi impossível a essa Área Científica cumprir tal tarefa. Fomos, por isso, solicitados para nos incumbirmos desta secção, o que aceitámos. Eis porque a responsabilidade da Educação, Ciência e Tecnologia, desta vez, é da Área Científica de Ciências da Educação. Apresentamos dois trabalhos. O primeiro resulta de um projecto de investigação em que estamos envolvidos. Pretendemos caracterizar a Escola Superior de Educação e saber "Quem somos?", a partir de dois vectores principais: o primeiro respondendo à questão "Quem são os nossos alunos?", caracterizando, deste modo, a população discente da ESEV, querendo saber quem a procura, de onde vem, e porque a procura. O segundo vector de caracterização, visa, fundamentalmente, responder às questões: "Que formação proporciona a Escola Superior de Educação e como a proporciona?" Já demos conta deste estudo e das suas intenções na Millenium (cf. Millenium nº 6, 1997, p. 130).
- Currículos Flexíveis, Diferenciados, Articulados Horizontal e VerticalmentePublication . Mouraz, Ana MariaLer respostas abertas a questionários e pretender tirar dessas respostas outras informações, que estão para lá das directrizes das perguntas é, simultaneamente, um risco e um desafio. Um risco porque se pode estar a ler coisas que não estavam na intenção de quem escreveu; um desafio , porque a escrita sempre foi um modo de expressão mais rico que o simples acto de colocar uma cruz no quadradinho das opções, que outros pensaram. Ler as reflexões que as Escolas fizeram a propósito da análise do Projecto Reflexão Participada sobre os Currículos do Ensino Básico, foi uma oportunidade única (pelo volume de Escolas e professores envolvidos) para saber o que pensam os professores acerca do currículo, e dos modos da sua implementação. Permitiu-nos ainda saber como se organizaram as pessoas para reflectir, e até dar conta de algumas leituras que fizeram, para dar consistência às reflexões. O que, só por si, é sinónimo que a tarefa foi levada a sério.