ESEV - DCL - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESEV - DCL - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by Author "Pereira, Sabrina Raquel Alves"
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- As repercussões da utilização da LGP em contexto de Educação Pré-Escolar com crianças ouvintesPublication . Pereira, Sabrina Raquel Alves; Silva, Ana IsabelO presente Relatório Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes fundamen-tais. Na primeira parte, realiza-se uma análise reflexiva sobre o percurso na Prática de Ensino Supervisionada I e II, evidenciado as aprendizagens e os progressos. Neste dos dois contextos – 1.º CEB e EPE – analisam-se as experiências, tendo em conta os as-petos comuns e divergentes entre ambos, levando à construção de conhecimento. A segunda parte diz respeito ao estudo realizado em contexto de Educação Pré-Escolar, com dois grupos de crianças a frequentar diferentes estabelecimentos educativos, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Através deste estudo, pretendeu-se compreender se a utilização da LGP em contexto de EPE com crianças ouvintes tem repercussões no seu envolvimento e na compreensão global de histórias. Este estudo é de natureza qualitativa tendo como referencial metodológico o estudo descritivo, agre-gando várias etapas. Na primeira descreve-se o envolvimento das crianças no momento do conto da história em LGP e com suporte visual, utilizando uma escala de observação do Manual de Desenvolvendo a qualidade em parcerias (2009). Durante estes momen-tos, observaram-se três crianças em cada grupo, de diferentes níveis etários, analisando os seus comportamentos, tendo em consideração os indicadores essenciais para a com-preensão dos resultados. Para além do envolvimento, pretendeu-se analisar a presença de marcadores de interferência da LGP na compreensão global da história. Para tal, propôs-se a todas as crianças a realização de um desenho sobre a história e a algumas o reconto da mesma. Através dos registos no diário de bordo, percecionámos os conhe-cimentos das crianças sobre a LGP numa fase inicial. Mais tarde, registámos as impli-cações que o conto da história em LGP teve nas crianças. Por fim, a entrevista realizada à educadora de infância permitiu compreender a importância que ela concede à litera-tura para a infância e a sua perspetiva em relação à utilização da LGP na EPE.