ESSV - UEMOG - Resumos de eventos científicos não indexados à WoS/Scopus
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Browsing ESSV - UEMOG - Resumos de eventos científicos não indexados à WoS/Scopus by Author "Campos, Sofia"
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- Comportamentos de internalização e externalização dos alunos do 3º ciclo: Perspetiva de professoresPublication . Lopes, Filipa; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia; Duarte, João; Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Cardoso, Ana PaulaIntrodução: A adolescência é um período marcado por dificuldades relatadas por pais e professores na educação dos adolescentes e no modo como se comportam individual e na relação com os outros. A escola representa um espaço onde os adolescentes experienciam e manifestam vários comportamentos, seja na relação com os pares ou na relação com os professores. Objetivo: Analisar a perspetiva dos professores acerca dos comportamentos de internalização e externalização dos alunos do terceiro ciclo. Métodos: Foi realizado um estudo quantitativo, transversal, descritivo e analítico com uma amostra de 178 professores que avaliaram o comportamento de 178 crianças (89 rapazes vs. 89 raparigas avaliados), com uma idade média 13.74 anos (±0.864), frequentadoras do 8ºano (53.4%). A recolha de dados inclui o Questionário de Comportamentos da Criança para Professores (Teacher´s Report Form - TRF). Resultados: Os professores percecionam mais problemas de atenção (M=6.44; ±8.87) e comportamentos de internalização (M=3.98; ±4.64), em raparigas (OM=99.71; p=0.008), com 15 ou mais anos (OM=115.15; p=0.006), no 7ºano (OM=101.55). Conclusões: Os resultados salientam que a perspetiva dos professores é fundamental para uma visão integrativa dos adolescentes.
- Emotional skills and school success: An exploratory study of a programme of systemic interventionPublication . Cardoso, Ana Paula; Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Felizardo, Sara; Duarte, JoãoThis paper presents a research aimed at understanding the contribution of an integrated and systemic intervention programme called Develop+ targeted at the development of appropriate social and emotional skills in students with disruptive behaviours, as well as their parents and teachers. The exploratory study was developed using an action-research methodology. The intervention was conducted over six months and included a baseline pre-test with a set of instruments and a post-test. The convenience sample involved six students from two 7th year classes of a school in the central region of Portugal, five parents and ten teachers. After the intervention, five students perceived very significant changes in their behaviours and only one didn’t feel any change in the way she has been behaving. Parents and teachers revealed a rather favourable perception regarding their participation in the programme, considering that it helped them to perceive some behaviours and practices less adjusted to their educational action. The results highlight the importance of a systemic intervention programme applied to students who display disruptive behaviours. The programme revealed an improvement of personal and social skills associated with a higher academic achievement. Also, the results demonstrated that parents and teachers’ emotional competences and well-being are quite important in developing and maintaining positive relationships with students required for their adaptation to school.