ESSV - UEMOG - Resumos de eventos científicos não indexados à WoS/Scopus
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Recent Submissions
- Investigação e formação em questões de género com criançasPublication . Pereira A; Paula Pereira de Oliveira Cardoso, Ana; Almeida M; Lacerda José, Carla Sofia Pereira; Ferreira, Manuela; Margarida Campos, Sofia; Pereira, Antonino; Guiné, RaquelIntrodução: As questões de género são um tema fundamental nas sociedades atuais, que importa debater desde cedo, a fim de contribuir para o desenvolvimento de uma cidadania plena (Alvarez & Vieira, 2014). Por isso, quisemos perceber em que medida as crianças já têm interiorizados alguns conceitos em relação às diferenças de géneros e a importância de uma intervenção educativa ao nível do 1.P Ciclo do Ensino Básico (CEB). Método: O estudo consistiu numa investigação sobre as práticas (Ponte, 2002; Cardoso, 2014), utilizando diferentes técnicas de recolha de dados (pesquisa documental, observação participante, questionário e uma entrevista focus group). Participaram 24 crianças, 8 meninos e 16 meninas do 4.2 ano, com idades compreendidas entre os 9 e 11 anos, de uma escola pública de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu. Resultados: Os dados obtidos revelaram que as crianças tinham já conhecimentos prévios sobre o assunto na linha do que a sociedade veicula. Todavia, a intervenção realizada levou a que muitos dos alunos(as) modificassem as suas perspetivas e se tornassem mais conscientes da influência de alguns estereótipos de género. As crianças manifestaram espanto por algumas situações abordadas, nomeadamente relativas às profissões, sobre as quais não tinham ainda refletido e, em geral, demonstraram concordância em haver direitos iguais tanto para homens como para mulheres no meio social e profissional. Conclusão: A educação para a igualdade de género é essencial em todo o percurso educativo. Com ela, as crianças têm a possibilidade de desconstruir preconceitos enraizados na sociedade, de desenvolver a sua personalidade de forma integral e de vir a exercer os seus direitos cívicos com assertividade no futuro.
- Os insetos comestíveis como nova tendência de consumo alimentar: desafios ligados à nutrição e saúdePublication . de Pinho Ferreira Guiné, Raquel; Florença, Sofia de Guiné e; Ferreira, Manuela; Margarida Campos, Sofia; Cardoso, Ana PaulaIntrodução: As alterações climáticas são um dos impulsionador. da mudança em relação aos sistemas alimentares. Os insetos comestíveis são recomendados como uma fonte sustentável de alimentos de origem animal, mas a sua aceitação é muito diversificada entre culturas e países (Florença, et al . 2022). Além disso, embora sejam reconhecidos como possuindo elevado valor nutricional (Sánchez-Estrada et al 2024), algumas questões relacionadas com a segurança alimentar também podem estar associados ao seu consumo, corno sejam alergias (Baiano et al. 2020). Assim, este trabalho investigou as perceções dos consumidores sobre os insetos comestivels em 14 paises Métodos: Os dados foram recolhidos em 14 parses através de um questionário online. Os participantes derem o seu consentimento informado antes de aceder às questões para resposta, e tinham a possibilidade de parar o preenchimento a qualquer momento. O questionário foi traduzido nas línguas maternas em cada um dos países participantes (Guiné et a., 2024). Resultados: Os participantes mostraram dificuldade em manifestar uma opinião em relação a muitas das questões colocadas sobre os aspetos nutriclonais dos Insetos comestíveis e seus efeitos na saúde, benefícios ou riscos. Aspetos nutricionais que são mais do conhecimento dos participantes Incluem o seu conteúdo proteico, e que são fonte de energia. No que respeita à saúde, bastantes pessoas concordam que são utilizados na medicina tradicional, mas são menos os que sabem que os insetos podem conter alergénios ou aflatoxinas. Conclusões: Verificou-se, que embora haja algumas tendências comuns aos participantes, também há diferenças entre os conhecimentos de acordo com o pais de origem. Assim, o ambiente social, político e até económico pode Influenciar os conhecimentos dos participantes.
- The impact of food choices on human and animal rights protection and environmental sustainabilityPublication . Guiné, Raquel; Correia, P; Ferreira, M; Tarcea, M; bartkiene, E; Vittadini, EIntroduction: People’s food choices are of the utmost importance to regulate markets and the food chain towards the global goal of sustainability. Objectives: The objective of this work was to evaluate to what extent some aspects linked to sustainability in the food chain influence people’s food choices, specifically in the domains of packaging, food surplus, transportation and human or animal welfare. Methods: This is a cross-sectional study involving 3183 people from Portugal, Italy, Lithuania and Romania, who participated in this questionnaire survey between January and June 2018. Results: People tend to condition their food choices in view of contributing for a more sustainable food chain with respect for environment, humans and animals. The areas in which this behaviour is stronger include avoiding food waste at home (80% of participants), preference for local foods (60%), sustainable food growing, preparation or packaging (66%). The respect for animal rights is very important for 62% of the participants, but the respect for Human rights is a concern for just 32%. The results of statistical tests indicated that age, education, country, professional area and type of diet all significantly influenced people’s choices regarding the sustainability of the food chain. Conclusions: Although the results are indicative that people start to condition their eating behaviours also according to sustainability issues, it is a fact that there is still work to be done, since the adoption of these sustainable choices is still in a limited extent.
- Comportamentos de internalização e externalização dos alunos do 3º ciclo: Perspetiva de professoresPublication . Lopes, Filipa; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia; Duarte, João; Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Cardoso, Ana PaulaIntrodução: A adolescência é um período marcado por dificuldades relatadas por pais e professores na educação dos adolescentes e no modo como se comportam individual e na relação com os outros. A escola representa um espaço onde os adolescentes experienciam e manifestam vários comportamentos, seja na relação com os pares ou na relação com os professores. Objetivo: Analisar a perspetiva dos professores acerca dos comportamentos de internalização e externalização dos alunos do terceiro ciclo. Métodos: Foi realizado um estudo quantitativo, transversal, descritivo e analítico com uma amostra de 178 professores que avaliaram o comportamento de 178 crianças (89 rapazes vs. 89 raparigas avaliados), com uma idade média 13.74 anos (±0.864), frequentadoras do 8ºano (53.4%). A recolha de dados inclui o Questionário de Comportamentos da Criança para Professores (Teacher´s Report Form - TRF). Resultados: Os professores percecionam mais problemas de atenção (M=6.44; ±8.87) e comportamentos de internalização (M=3.98; ±4.64), em raparigas (OM=99.71; p=0.008), com 15 ou mais anos (OM=115.15; p=0.006), no 7ºano (OM=101.55). Conclusões: Os resultados salientam que a perspetiva dos professores é fundamental para uma visão integrativa dos adolescentes.
- Emotional skills and school success: An exploratory study of a programme of systemic interventionPublication . Cardoso, Ana Paula; Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Felizardo, Sara; Duarte, JoãoThis paper presents a research aimed at understanding the contribution of an integrated and systemic intervention programme called Develop+ targeted at the development of appropriate social and emotional skills in students with disruptive behaviours, as well as their parents and teachers. The exploratory study was developed using an action-research methodology. The intervention was conducted over six months and included a baseline pre-test with a set of instruments and a post-test. The convenience sample involved six students from two 7th year classes of a school in the central region of Portugal, five parents and ten teachers. After the intervention, five students perceived very significant changes in their behaviours and only one didn’t feel any change in the way she has been behaving. Parents and teachers revealed a rather favourable perception regarding their participation in the programme, considering that it helped them to perceive some behaviours and practices less adjusted to their educational action. The results highlight the importance of a systemic intervention programme applied to students who display disruptive behaviours. The programme revealed an improvement of personal and social skills associated with a higher academic achievement. Also, the results demonstrated that parents and teachers’ emotional competences and well-being are quite important in developing and maintaining positive relationships with students required for their adaptation to school.