Browsing by Author "Alves, Ana Berta Correia dos Santos"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A perceção de stresse, o Burnout e o autocuidade dos técnicos dos núcleos de infância e juventude, do Instituto da segurança Social, IPPublication . Alves, Ana Berta Correia dos Santos; Araújo, Lia; Fonseca, Susanasaúde dos profissionais e daqueles que constituem o seu ambiente pessoal e profissional, especialmente na área dos serviços humanos (Vicente et al., 2013). O autocuidado pode constituir-se como uma proteção, pois está associado ao aumento do bem-estar geral e à menor perceção de stresse (Pender et al., 2010). O objetivo principal deste projeto é analisar a perceção de stresse, o burnout e o autocuidado dos técnicos dos NIJ, do ISS, IP. Num primeiro momento, este projeto exigiu um estudo preliminar, que consistiu na adaptação e validação da Escala para Avaliar as Capacidades de Autocuidado (EACAC) (Silva & Kimura, 2002) para profissionais do contexto social, dada a inexistência de um instrumento validado para a população portuguesa, capaz de mensurar esta variável em estudo. Os resultados permitem considerar a EACAC válida para esta amostra (n=200). O instrumento revelou propriedades psicométricas adequadas, no que concerne à sua consistência interna (α= 0,879). A análise fatorial exploratória realizada permitiu constatar que os fatores extraídos explicam uma percentagem considerável da variância (58,3%) e que a estrutura da escala deve apresentar quatro subescalas: comportamentos de autocuidado individual; autoconsciência/ autorregulação; recursos/ estratégias de autocuidado e comportamentos de autocuidado coletivo. Num segundo momento, apresenta-se uma proposta de um projeto que permitirá explorar as relações entre a perceção de stresse, o burnout e o autocuidado. Espera-se encontrar uma relação positiva entre as duas primeiras variáveis e negativa entre estas e o autocuidado e que, em última instância, permita acrescentar contributos na promoção e educação para a saúde destes profissionais.
- Resilience, perception of parental support and socio-educational intervention strategiesPublication . Cantarinha, Diana; Felizardo, Sara; Alves, Ana Berta Correia dos Santos; Jales Ribeiro, Esperança; Amante, Maria JoãoIntroduction: Resilience is a core variable in the context of studies on the psychosocial adjustment and school children and teenagers, and should be considered in the context of strategies to promote their well- being and quality of life. Objectives: To know the relationship between resilience, parental support and some sociodemographic variables; outline socio-educational intervention strategies in contexts of children’s lives. Methods: This is a non-experimental, correlational and cross-sectional study, having used a non- probabilistic convenience sample consisting of 150 children, aged between 10 and 16 years old, attending the 2nd and 3rd cycles of Basic Education. The gathering instruments were the Sociodemographic Questionnaire, Inventory Measuring State and Child Resilience (Martins, 2005) and Perception Parental Support Scale (Veiga, 2011). Results: Results show that there are signiicant differences in the values of the current, past and overall resilience, between the age groups children, revealing that children aged between 10 and 11 years have higher results in resilience than young people aged between 14 and 16 years. We also observed signiicant differences in the current resilience, depending on the parents’ marital status (higher when parents are married). We also observed positive and signiicant correlations between resilience and perception of parental support. Conclusions: Results are in line with the scientiic literature in the ield that highlights the key role of resilience in school and psychosocial adjustment of children, and should be considered within the design of socio-educational intervention strategies. Keywords: Resilience. Parental support. Attachment