Browsing by Author "Antunes, Beatriz Ferreira"
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- Regulação emocional e satisfação com a vida : estudo comparativo entre jovens institucionalizados e não institucionalizadosPublication . Antunes, Beatriz Ferreira; Amante, Maria João; Fonseca, SusanaA revisão da literatura aponta para a regulação emocional como um mecanismo do quotidiano, intimamente ligado ao acesso e controlo das emoções. Porém, existe ainda um longo caminho a percorrer no que toca à relação estabelecida entre este e a satisfação com a vida. O estudo apresentado é de carácter quantitativo e assume como variáveis dependentes a regulação emocional e a satisfação com a vida e como variáveis independentes a idade, o género e a institucionalização. A amostra selecionada através de uma metodologia não probabilística de conveniência. Conta com um total de 79 crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos (M=13.09, D.P=2.26) onde 61% é do género feminino e 39% do género masculino. Contam-se 39 sujeitos institucionalizados (26 rapazes (67%) e 13 raparigas (33%))e 40 sujeitos não institucionalizados(22 rapazes (55%) e 18 raparigas (45%)). Aos participantes foram administrados dois instrumentos: a Emotion Regulation Index for Children and Adolescents (ERICA) traduzida e aferida para a população portuguesa por Reverendo e Machado (2011) e a escala Satisfaction With Life Scale (SWLS) traduzida e aferida para a população portuguesa por Simões (1992). No âmbito da satisfação com a vida não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas face ao género e à idade. Já no campo da institucionalização foram registadas diferenças estatisticamente significativas. A regulação com a vida regista diferenças estatisticamente significativas no âmbito de institucionalização e assume valores não significativos para o género e para a idade. Através de testes correlacionais, apuraram-se correlações médias positivas significativas entre a regulação emocional e a satisfação com a vida. Apesar de os resultados nem sempre serem compatíveis com a literatura e pondo de lado as limitações da amostra, pretendeu-se com o estudo realizado dar um pequeno contributo numa perspectiva de continuidade. A adolescência, a regulação emocional e satisfação com a vida são fenómenos muitos complexos que envolvem diversas dimensões e como tal o seu estudo terá lugar constante numa sociedade contemporânea em constante evolução.