Browsing by Author "Barros, Alzira da Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A representação social do consumo de álcool nos jovensPublication . Barros, Alzira da Costa; Amante, Maria João, orient.RESUMO Actualmente, tanto nos países desenvolvidos, como nos países em desenvolvimento, o uso de bebidas alcoólicas tende a ser um problema social e, por alguns, já considerado endémico. Associado ao consumo, estão uma série de consequências adversas e transversais à sociedade, das quais, o alcoolismo é apenas uma das vertentes com maior relevo e visibilidade, social, económica, para a saúde e para a educação. Se, por vezes as circunstâncias sociais e culturais fomentam o consumo, por outro, desenvolvem atitudes estigmatizantes. Desde muito cedo que beber uma cerveja com os amigos é encarado como um acto social válido e já faz parte das rotinas dos jovens adolescentes e dos rituais na sua entrada para a vida adulta. Com a realização do presente projecto de investigação, cujo tema é “A representação social do consumo de álcool nos jovens”, pretende-se estudar as representações sociais face ao consumo de álcool nos jovens (falsos conceitos, nível de conhecimentos quanto aos factores promotores, crenças, fiscalização, formas de prevenção, idades e influências do consumo e género de consumidores), da população em geral. Tendo em conta o objectivo principal do projecto, em primeiro lugar procedeu-se à construção de um instrumento de recolha de dados que designámos de Questionário (Escala de Representações do Consumo de Álcool nos Jovens), tendo para isso efectuado algumas entrevistas (n=6), à população do Distrito de Viseu, de forma a perceber as suas representações e opiniões acerca do consumo de álcool nos jovens. Da análise de conteúdo das entrevistas resultaram 11 categorias. Os indicadores, para a concretização de cada categoria do questionário, foram construídos tendo por base, a análise de conteúdo das entrevistas e numa vasta revisão da literatura, perfazendo um total de 20 indicadores que constituíram o nosso questionário. A selecção dos elementos da amostra do nosso estudo, será feita na população que acede à internet, num total não inferior a 200 sujeitos. Serão consideradas as variáveis demográficas e a variável representação social do consumo de álcool nos jovens.