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- A presença das energias alternativas nos manuais de educação tecnológica do 3º ciclo do ensino básico : relevância da abordagemPublication . Rebelo, Miguel Alexandre de Oliveira Ramos; Gomes, António Ferreira, orient.; Calheiros, Luis, co-orient.Resumo A resolução dos problemas ambientais causados por acção humana não se afigura de fácil materialização. A exploração e degradação dos recursos do planeta por parte da humanidade suscitam preocupações com a sustentabilidade das actuais e futuras populações. Considerando que ao sector energético se atribuem das maiores responsabilidades deste desgaste ambiental, deveremos todos nós revelar a nossa apreensão quanto ao futuro e desenvolver esforços individuais e globais no sentido de gerar e adoptar soluções. São inúmeras as entidades de âmbito geográfico mais alargado ou restrito a lançar alarmes e propostas de análise e intervenção neste sector, sempre com o intuito de realçar a possível cessação dos recursos que vimos utilizando e de suscitar o desenvolvimento de propostas alternativas. Nomeadamente, a UNESCO e a Comissão Europeia têm procurado incentivar os seus membros a estimularem o debate, a sensibilização e a formação das populações. Com maior ou menor empenho, todos os estados membros têm desenvolvido estratégias próprias. Portugal por seu lado, intensificou sobretudo o discurso político na vigência dos XVII e XVIII governos objectivando o recurso às energias alternativas como meio de preservar o ambiente e consequentemente promover a menor dependência energética/económica. Consciente de que a (re)educação dos consumidores pode e deve passar pela escola, é expectável que a procura de inclusão deste assunto no quotidiano escolar deva acontecer de forma séria, consistente e persistente. Sendo o manual escolar um extraordinário guia/ponto de partida para docentes e alunos, deverá privilegiar-se este recurso como base da discussão. Assim, a divulgação do estudo e dos resultados da inerente investigação pretende ser um contributo para o conhecimento científico e simultaneamente promover a melhoria da adequação do conteúdo “Acumulação e transformação de energia” à forma como o mesmo é abordado pelos manuais escolares de Educação Tecnológica do 3.º ciclo. Procurando desta forma incentivar para o recurso ao manual escolar como ponto de partida para a abordagem de conteúdos programáticos, sobretudo aqueles que por alguma razão passaram para a ordem do dia.