Browsing by Author "Faneca, Andreia Miranda"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O desenvolvimento do oral das crianças em idade pré-escolar : um estudo em contexto de prática de ensino supervisionadaPublication . Faneca, Andreia Miranda; Balula, João Paulo Rodrigues; Silva, Ana IsabelEste relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O presente relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, apresentamos uma reflexão sobre as práticas vividas no âmbito do estágio, que teve lugar em dois contextos distintos: na PES II e na PES III. Na segunda parte, e esta destinada ao trabalho de investigação desenvolvido ao longo de dois semestres, apresentamos um estudo intitulado “O desenvolvimento do oral das crianças em idade pré-escolar: um estudo em contexto de prática de ensino supervisionada”. O qual teve como objetivo descrever como é operacionalizado e caraterizado o desenvolvimento do oral em crianças com diferentes idades, num mesmo meio, sabendo a grande importância que tem neste ciclo de ensino. Neste sentido, começámos por constituir o enquadramento teórico e, de seguida, procedemos à recolha de informação para poder expandir a problemática do desenvolvimento do oral em crianças de idade pré-escolar. Relativamente às conclusões do estudo, destacamos a importância de desenvolver o oral em crianças desde tenra idade, incentivando-as a querer conhecer cada vez mais o código linguístico e expondo-as a contextos linguísticos diversificados. A prática de momentos que permitam desenvolver o oral torna-se indispensável, pois a criança aprende a comunicar de forma mais fluente e natural.