Browsing by Author "Gala, Clifton Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Competência dos alunos em SBV : Estudo comparativo entre o 9º ano e o 12º ano de escolaridadePublication . Gala, Clifton Rodrigues; Ribeiro, Olivério de PaivaEnquadramento: O SBV tem por objetivo reconhecer as situações de perigo de vida iminente, saber pedir ajuda e saber iniciar, de imediato, manobras que contribuam para a preservação da ventilação e da circulação, de modo a manter a vítima viável até que possa ser instituído o tratamento médico adequado e, eventualmente, se restabeleça a ventilação e circulação. Objetivos: Avaliar o nível de conhecimentos em SBV dos alunos; ministrar o conteúdo teórico-prático para a competência em SBV; determinar a relação de um programa de formação acreditado pelo INEM e a aquisição da competência para realizar o algoritmo SBV; identificar os fatores que influenciam a aquisição da competência: idade, escolaridade, sexo, área de estudos e contexto social. Métodos: Estudo analítico, descritivo-correlacional, transversal, utilizando metodologia quantitativa para testar as questões de investigação, propondo-se a avaliar o nível de conhecimentos dos alunos do 9º e do 12º ano e a aquisição de competências para realizar manobras de SBV. Inclui um questionário com questões gerais a visar a caracterização sociodemográfica dos alunos; do agregado familiar; para avaliar a formação e os conhecimentos, em SBV, dos alunos. Para avaliar as competências dos alunos, uma grelha de avaliação (instrumento INEM). Resultados: O ano de escolaridade (U=5588,5; p=0,026) e o fato de os alunos terem formação prévia em SBV (U=409,5; p=0,009) mostram relação significativa com a aquisição de competências em SBV. Todas as outras variáveis em estudo não influenciam nos conhecimentos ou aquisição de competências. Conclusão: Deve ser implementada a formação em SBV aos alunos do 12º ano. A média final de classificações foi 17,49 (Dp=1,278). Para além de serem idades significativas no desenvolvimento cognitivo, 94,4% expressaram a necessidade de formação em SBV. PALAVRAS CHAVE: Suporte Básico de Vida, Conhecimentos, Competências.