Browsing by Author "Lazzaretti, Igor"
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- Avaliação de estratégias de semaforização de travessias pedonais em meio de quadraPublication . Lazzaretti, Igor; Vasconcelos, António Luís Pimentel; Bisconsini, Danilo RinaldiA malha viária das cidades portuguesas era tradicionalmente projetada de modo a priorizar o escoamento dos veículos motorizados. Atualmente, cresce a preocupação com o conforto, segurança e eficiência dos modais de transporte suaves, em especial o pedestre, sendo fundamental a convivência saudável entre os diferentes utilizadores. Como cada classe tem sua via de circulação definida (ruas e calçadas), o ponto de interação crítico em termos de demoras e segurança é a interseção entre estes elementos, ou seja, a travessia pedonal. A presente dissertação tem como objetivo comparar a eficiência de estratégias de regulação para uma travessia de nível em meio de quadra (midblock crossing) com separador central com duas vias de circulação em cada sentido em Portugal. Para tal, na primeira parte do trabalho é feita a caracterização dos pedestres, das diferentes tipologias de travessias pedonais e das estratégias de regulação semafórica, algumas fornecidas por manuais e outras adaptadas. Para testar e comparar as diferentes estratégias, foi desenvolvido um cenário virtual dentro do software de microssimulação Aimsun. Esse cenário foi calibrado para as condições portuguesas com base em observações em travessias reais. O tempo de atraso é utilizado como principal dado de saída a respeito da eficiência da estratégia. Ao final do processo são comparadas as demoras para cada classe de usuário e para todo o conjunto. Após a simulação de diferentes combinações de demandas de tráfego, concluiu-se que a faixa de pedestres zebrada tem melhor eficácia para demandas pedonais e/ou veiculares reduzidas, enquanto, a travessia semaforizada com duas classes de botoeiras torna-se a estratégia mais eficiente para fluxos mais elevados. Ao fim da pesquisa é fornecida uma matriz gráfica que auxilia o projetista na seleção da estratégia de regulação para a travessia.