Browsing by Issue Date, starting with "2022-03-17"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Simulação tridimensional do desempenho térmico de sistemas de pavimento radiantePublication . Reis, Waleska Moraes; Almeida, Ricardo Manuel dos Santos Ferreira de; Gouveia, António Ventura; Pereira Filho, José LloTendo em vista a constante busca dos indivíduos por espaços que ofereçam conforto termicamente, diversos tipos de climatização artificial foram criados. Contudo, atrelado a estes métodos se faz necessário um elevado gasto energético para sua utilização, gasto este que além de interferir no sistema económico, também impacta diretamente o meio ambiente. Desta forma, o sistema de pavimento radiante hidráulico vem sendo utilizado como opção que possibilita oferecer uma elevada eficiência energética. O presente trabalho tem como objetivo a melhoria do desempenho térmico destes sistemas a partir do estudo de alguns parâmetros que tem influência direta em seu funcionamento, sendo eles a condutibilidade térmica da betonilha e a temperatura do ar exterior. Para isto, inicialmente foi criado um modelo numérico tridimensional que fosse o mais próximo possível da realidade e então, a partir de dados experimentais de um estudo anterior, este modelo foi calibrado. Posteriormente, se deu início a análise de sensibilidade dos parâmetros anteriormente citados. A condutibilidade térmica foi avaliada para que fosse possível observar qual o impacto que o aumento desta propriedade proporciona ao sistema. Já a temperatura do ar exterior possibilitou entender como este influencia a temperatura superficial do pavimento e se este método de climatização é indicado para as temperaturas avaliadas nesta pesquisa. A betonilha otimizada com elevada condutibilidade térmica apresentou melhor comportamento, uma vez que esta propriedade reflete diretamente na rapidez com que a transferência de calor ocorrerá, contudo, a betonilha autonivelante, mesmo que apresentando um perfil de temperatura mais baixo que a anterior, ainda mostrou excelentes resultados, permitindo então sua utilização neste tipo de sistema, já que possui um custo de mercado menor que uma betonilha otimizada. Já na avaliação do segundo parâmetro, foi possível concluir que para temperaturas do ar entre 5⁰C e 20⁰C a utilização deste modelo é indicado e, para as temperaturas superiores a 15⁰C o sistema não necessita ficar ligado por intervalos de tempo muito longo, o que interfere diretamente na eficiência energética do sistema. Além disso, o modelo numérico criado se mostra eficaz para futuras avaliações de outros parâmetros que influencia o funcionamento de um sistema de pavimento radiante hidráulico.
- O Scratch para o ensino de programação com crianças do 2º CEBPublication . Pereira, Ana Paula do Amaral; Sá, Filipe Alexandre Almeida Ningre de; Pinto, Maribel Santos MirandaAtualmente as tecnologias são ferramentas que estão presentes no quotidiano dos alunos. Elas desempenham um papel de suma importância na sua formação, proporcionando-lhes a obtenção de conhecimentos e o desenvolvimento de novas competências. Perante os outros e a diversidade do mundo, a mudança e a incerteza, importa criar condições de equilíbrio entre o conhecimento, a compreensão, a criatividade e o sentido crítico. Neste sentido, a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é uma ferramenta essencial no processo de ensino aprendizagem, pois vem dotar os alunos de competências digitais. Nesta disciplina, no domínio Criar e Inovar, emerge o pensamento computacional e o início à programação por blocos. Este estudo mostrar mostrar a importância do pensamento computacional, critico e criativo através da linguagem Scratch. Neste sentido, realizaram-se atividades práticas, em contexto de sala de aula, que consistiram na resolução de tarefas de programação, para compreender se o Scratch é uma ferramenta adequada para o desenvolvimento do pensamento computacional e criativo em crianças. Com a finalidade de concretizar este estudo foi envolvida uma turma de vinte e um alunos, de uma escola pública localizada no concelho de Tondela. Foram lecionadas cinco aulas de TIC, com conteúdos de programação. Para compreender se o Scratch é uma ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem, do pensamento computacional, utilizou-se o método quantitativo na realização desta investigação-ação. Tendo por base os resultados obtidos, procedeu-se à sua apresentação, análise e posterior discussão, que conduziu à respetiva conclusão. A análise dos resultados obtidos através das atividades de programação realizadas no Scratch, proporcionaram evidências de que esta ferramenta é profícua no desenvolvimento do pensamento computacional e criativo, assim como no interesse pela programação.
- Avaliação de estratégias de semaforização de travessias pedonais em meio de quadraPublication . Lazzaretti, Igor; Vasconcelos, António Luís Pimentel; Bisconsini, Danilo RinaldiA malha viária das cidades portuguesas era tradicionalmente projetada de modo a priorizar o escoamento dos veículos motorizados. Atualmente, cresce a preocupação com o conforto, segurança e eficiência dos modais de transporte suaves, em especial o pedestre, sendo fundamental a convivência saudável entre os diferentes utilizadores. Como cada classe tem sua via de circulação definida (ruas e calçadas), o ponto de interação crítico em termos de demoras e segurança é a interseção entre estes elementos, ou seja, a travessia pedonal. A presente dissertação tem como objetivo comparar a eficiência de estratégias de regulação para uma travessia de nível em meio de quadra (midblock crossing) com separador central com duas vias de circulação em cada sentido em Portugal. Para tal, na primeira parte do trabalho é feita a caracterização dos pedestres, das diferentes tipologias de travessias pedonais e das estratégias de regulação semafórica, algumas fornecidas por manuais e outras adaptadas. Para testar e comparar as diferentes estratégias, foi desenvolvido um cenário virtual dentro do software de microssimulação Aimsun. Esse cenário foi calibrado para as condições portuguesas com base em observações em travessias reais. O tempo de atraso é utilizado como principal dado de saída a respeito da eficiência da estratégia. Ao final do processo são comparadas as demoras para cada classe de usuário e para todo o conjunto. Após a simulação de diferentes combinações de demandas de tráfego, concluiu-se que a faixa de pedestres zebrada tem melhor eficácia para demandas pedonais e/ou veiculares reduzidas, enquanto, a travessia semaforizada com duas classes de botoeiras torna-se a estratégia mais eficiente para fluxos mais elevados. Ao fim da pesquisa é fornecida uma matriz gráfica que auxilia o projetista na seleção da estratégia de regulação para a travessia.
- Comunicação digital em tempos de pandemia – Estudo de caso da autarquia de ViseuPublication . Ribeirinho, André Filipe Pereira; Gomes, Cristina; Midões, MiguelEm tempos de pandemia, devido à COVID-19, a comunicação digital foi o principal meio de comunicação das instituições. Se é verdade que existem instituições que já faziam do digital um importante meio de comunicação, também é verdade que muitas foram as que se viram obrigadas a voltar-se rapidamente para este meio de comunicação. É neste contexto de crise que se desenvolve esta investigação, que pretende observar a comunicação efetuada pela Câmara Municipal de Viseu (CMV), através dos seus meios digitais, num momento em que “os fenómenos de crise parecem acelerar e amplificar-se. Quer sejam industriais, financeiras, institucionais ou políticas, as organizações vivenciam uma constante aceleração dos fenómenos de crise1 ” (Libaert, 2015). Este estudo realiza uma análise à comunicação efetuada pela autarquia de Viseu em plataformas digitais, mais especificamente no Facebook (rede social mais utilizada pela autarquia), durante os períodos de confinamento que se verificaram em Portugal entre 18 de março a 3 de maio de 2020 e 15 de janeiro a 14 de março de 2021, com a finalidade de obter respostas sobre a forma como a autarquia estabeleceu a sua comunicação digital na rede social Facebook e como se adaptou ao longo da pandemia. Através dos dados obtidos ao longo da investigação verificámos que os mesmos indicam que a comunicação efetuada pela CMV no Facebook mais que se alterar, se adaptou às circunstâncias que a então situação que o país atravessava exigia, permitindo assim uma comunicação mais atual.