Browsing by Author "Lima, Sara Raquel Carvalho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- "Potencial pedagógico de livros de literatura para a infância: práticas e investigação"Publication . Lima, Sara Raquel Carvalho; Figueiredo, Maria Pacheco; Ferreira, SóniaO presente Relatório Final de Estágio é o culminar de todo o processo de formação no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar. Desta forma, num primeiro momento pretende-se relatar o percurso nos dois contextos onde decorreram os estágios respetivamente no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar. Assim, o relatório apresenta primeiramente uma reflexão crítica sobre as práticas em contexto, nomeadamente sobre alguns aspetos que os diferenciam e as práticas aí desenvolvidas, com um pequeno destaque para as práticas relacionadas com os livros de literatura infantil, na educação pré-escolar. Num segundo momento, é apresentado um trabalho de investigação que tem como objetivo a identificação e análise do potencial pedagógico e das caraterísticas dos livros de literatura infantil para crianças entre os 12 e os 36 meses. A investigação iniciou-se com uma revisão da literatura que permitiu perceber qual o potencial pedagógico e as caraterísticas adequadas aos livros de literatura infantil para estas idades. Essa revisão da literatura permitiu identificar critérios para a análise dos livros relacionados com: competências possíveis de desenvolver na criança; formato/material; ilustração; conteúdo/tema; linguagem; grafismo e; composição geral da história. Procedeu-se a uma seleção de 8 livros, a partir da base de dados de duas bibliotecas municipais da Região Norte de Portugal. Os livros foram minuciosamente analisados tendo em conta os diferentes critérios/caraterísticas identificados. Concluiu-se que na generalidade os 8 livros analisados apresentam a maioria dos critérios identificados. Este trabalho pode tornar-se um contributo para melhorar o conhecimento, principalmente dos educadores, mas também de pais e outros profissionais, em relação à seleção de livros de literatura infantil, levando-os a selecionar livros com mais potencial pedagógico e mais adequados às suas crianças.