Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-26"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- "Potencial pedagógico de livros de literatura para a infância: práticas e investigação"Publication . Lima, Sara Raquel Carvalho; Figueiredo, Maria Pacheco; Ferreira, SóniaO presente Relatório Final de Estágio é o culminar de todo o processo de formação no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar. Desta forma, num primeiro momento pretende-se relatar o percurso nos dois contextos onde decorreram os estágios respetivamente no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar. Assim, o relatório apresenta primeiramente uma reflexão crítica sobre as práticas em contexto, nomeadamente sobre alguns aspetos que os diferenciam e as práticas aí desenvolvidas, com um pequeno destaque para as práticas relacionadas com os livros de literatura infantil, na educação pré-escolar. Num segundo momento, é apresentado um trabalho de investigação que tem como objetivo a identificação e análise do potencial pedagógico e das caraterísticas dos livros de literatura infantil para crianças entre os 12 e os 36 meses. A investigação iniciou-se com uma revisão da literatura que permitiu perceber qual o potencial pedagógico e as caraterísticas adequadas aos livros de literatura infantil para estas idades. Essa revisão da literatura permitiu identificar critérios para a análise dos livros relacionados com: competências possíveis de desenvolver na criança; formato/material; ilustração; conteúdo/tema; linguagem; grafismo e; composição geral da história. Procedeu-se a uma seleção de 8 livros, a partir da base de dados de duas bibliotecas municipais da Região Norte de Portugal. Os livros foram minuciosamente analisados tendo em conta os diferentes critérios/caraterísticas identificados. Concluiu-se que na generalidade os 8 livros analisados apresentam a maioria dos critérios identificados. Este trabalho pode tornar-se um contributo para melhorar o conhecimento, principalmente dos educadores, mas também de pais e outros profissionais, em relação à seleção de livros de literatura infantil, levando-os a selecionar livros com mais potencial pedagógico e mais adequados às suas crianças.
- Data Privacy and Ethical Considerations in Database ManagementPublication . Pina, Eduardo; Ramos, José; Jorge, Henrique; ANTUNES VAZ, PAULO JOAQUIM; Vaz, Paulo; Silva, José; Wanzeller, Cristina; Abbasi, Maryam; Martins, Pedro; Silva, José; Wanzeller Guedes de Lacerda, Ana CristinaData privacy and ethical considerations ensure the security of databases by respecting individual rights while upholding ethical considerations when collecting, managing, and using information. Nowadays, despite having regulations that help to protect citizens and organizations, we have been presented with thousands of instances of data breaches, unauthorized access, and misuse of data related to such individuals and organizations. In this paper, we propose ethical considerations and best practices associated with critical data and the role of the database administrator who helps protect data. First, we suggest best practices for database administrators regarding data minimization, anonymization, pseudonymization and encryption, access controls, data retention guidelines, and stakeholder communication. Then, we present a case study that illustrates the application of these ethical implementations and best practices in a real-world scenario, showing the approach in action and the benefits of privacy. Finally, the study highlights the importance of a comprehensive approach to deal with data protection challenges and provides valuable insights for future research and developments in this field